Os estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e o Distrito Federal ampliaram a faixa etária de imunização contra a dengue para 14 anos. Inicialmente, os estados haviam chamado apenas crianças de 10 e 11 anos, já que o número de doses é limitado.Diante da baixa procura pelas doses nos postos de saúde, governadores optaram por chamar também adolescentes de 12 a 14 anos, conforme público-alvo.

A decisão segue instrução da nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, publicada nesta quarta-feira (6), orientando que os estados e municípios ampliem a faixa etária para vacinação contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos.

“Antes, diante do quantitativo de doses, que é restrito, baseado na capacidade de produção e entrega do laboratório produtor, a pasta distribuiu as duas primeiras remessas aos 521 municípios inicialmente elencados para receber a vacina, e havia recomendado que a estratégia fosse iniciada em pessoas de 10 a 11 anos de idade. A ampliação, portanto, busca alavancar a proteção entre o público-alvo”, afirma a pasta.

Os municípios contemplados continuam sendo aqueles previamente definidos antes da recomendação de ampliação da faixa etária. As vacinas são destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

Ainda segundo o MS, a decisão de expandir a idade do público contemplado foi tomada em conjunto com a representação dos conselhos municipais e estaduais de saúde, respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Comitê Técnico Assessor em Imunização.

Cidade do Rio também antecipa vacinação

Na cidade do Rio de Janeiro, a vacina para o público de 12 anos foi antecipada desde segunda-feira (4). Nesta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou que inicia a vacinação contra a dengue também para ​adolescentes de 13 e 14 anos. O imunizante já estava disponível para crianças de 10, 11 e 12 anos e continua​rá sendo ofertado para todas as faixas etárias já divulgadas.

Desde o início da ​vacinação, em 23 de fevereiro, já foram aplicadas 48 mil doses da vacina. Na cidade do Rio, a expectativa é vacinar todas as 354 mil crianças e adolescentes dessa faixa etária residentes, inclusive aquelas que já tiveram dengue. A vacinação para o público de 10 e 11 anos prossegue em todas as regiões contempladas pelas doses da vacina.

Estados e municípios pedem que pais ou responsáveis compareçam a um dos pontos de vacinação com um documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação. Caso a pessoa tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Três meses após a primeira dose, é preciso retornar a um local de vacinação para receber a segunda dose. Se houver contaminação por dengue após a primeira dose, a orientação é manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

No DF, doses vencem no dia 30 de abril

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o governo faz monitoramento diário do número de crianças atendidas nos postos de saúde e optou pela ampliação da faixa etária no intuito de atingir mais rapidamente a cobertura prevista. A data de validade do imunizante é 30 de abril. Até o último sábado (2), apenas 25.310 haviam sido aplicadas.

No Distrito Federal, a vacinação de 12 a 14 anos começou nesta terça-feira (5). De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, 81 salas de vacinação foram preparadas para atender o grupo. A imunização prossegue para crianças de 10 e 11 anos. A pasta recebeu 71.702 doses no dia 8 de fevereiro, e a vacinação de crianças de 10 e 11 anos começou no dia seguinte.

“Por enquanto, não há previsão para envio de novas doses de vacinas contra a dengue e, por esse motivo, o público-alvo da campanha ficará restrito no momento às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos”, destacou o comunicado da Secretaria de Saúde do DF

Veja como fica a vacinação nos outros estados

O Acre ampliou a vacinação em razão do baixo número de doses aplicadas e, consequentemente, do grande estoque nos municípios selecionados. A vacina segue sendo distribuída para crianças de 10 e 11 anos. Caso a procura continue baixa, a Secretaria de Saúde informou que vai enviar ao governo federal uma solicitação de extensão da vacinação para as outras regionais de saúde do estado.

Em Goiás, a ampliação da faixa etária foi feita na semana passada. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a decisão foi tomada em razão da “preocupante baixa na procura pelo imunizante”. A pasta distribuiu 158.505 doses para 134 municípios selecionados pelo governo federal e, até o último dia 29, apenas 20.753 crianças haviam sido imunizadas, o equivalente a 13% da população-alvo.

O Mato Grosso do Sul ampliou a faixa etária após reunião com representantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com a Secretaria de Saúde, estados que se sentirem confortáveis para fazer a ampliação receberam autorização do governo federal para fazê-lo. A imunização contra a dengue no estado segue aberta para crianças de 10 e 11 anos.

O Paraná recomendou, nesta quinta-feira (7), que todos os 30 municípios selecionados para ofertar a vacina contra a dengue ampliem o público-alvo para 12 a 14 anos de idade. A medida também leva em conta a baixa procura pela vacina nos municípios para crianças de 10 e 11 anos. Levantamento preliminar da Secretaria de Saúde indica que apenas 23,5% das doses recebidas do governo federal foram aplicadas. Foram 8.252 doses aplicadas de um total de 35.025 distribuídas no último dia 22. Em nota, a pasta destacou que as vacinas têm validade até 30 de junho, o que faz com que os municípios tenham pouco mais de três meses para utilizar o imunizante.CTAI).

Da Agência Brasil e SMS-Rio, com Redação (atualizado em 7/2/24)

 

Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *