O espírito natalino ‘invadiu’ unidades públicas de saúde do Estado do Rio de Janeiro. Desde o início da semana, Papai Noel está distribuindo mais de 1.500 presentes aos pequenos pacientes internados e em tratamento ambulatorial em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
As visitas do Papai Noel começaram na segunda-feira (20), no Hemorio, no Hospital Regional Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (em Volta Redonda) e no Hospital Estadual da Criança (HEC). Na terça-feira (21), a ação ocorreu no Hospital Estadual Getúlio Vargas. O objetivo é aliviar o estresse e o sofrimento de famílias e pacientes que passarão o Natal internados.
Acompanhado de personagens infantis, o Bom Velhinho visitou na quarta (22) o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, que foi decorado com bolas, luzes, árvore de Natal, e devolveu o sorriso às crianças em tratamento. Nesta quinta-feira (23), foi a vez do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias; do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro e do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói.
Clássicos emocionam em hospital de Caxias
Ao som de clássicos como “Aleluia” e “Always on my mind”, acompanhantes e pacientes da pediatria do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias, receberam presentes de Natal entregues por personagens infantis.
A ação contou também com apoio de voluntários, como o saxofonista e militar da reserva Rogério Silva, de 58 anos, que começou a tocar nos hospitais há um ano e meio, durante a pandemia. “Foi a forma que encontrei de ajudar o próximo no momento em que passei a ter mais tempo livre”, conta o músico.
Geisiane de Souza, de 31 anos, mãe de Benjamim, de 8 meses, não conteve a emoção ao ouvir “Entra na minha Casa” na emergência pediátrica. “Precisei vir na emergência porque meu bebê teve uma queda. Foi um susto, mas está tudo bem. Fiquei muito feliz em chegar aqui e ver essa ação. Isso nos conforta e tira um pouco do convívio hospitalar, da tensão”, disse ela.
Ubiraci Gomes, de 46 anos, e Dilma Maria, de 45, pais do jovem Kaique, também se emocionaram com o clima natalino no Hospital Adão Pereira Nunes. “É muito legal ver essas crianças internadas podendo dar um sorriso, ganhando uma lembrança. Foi muito gratificante”, disse a mãe.
Além dos presentes distribuídos para as crianças, os funcionários do hospital foram homenageados com sorteio de brindes. A enfermeira Cláudia Miranda, que atua há dois meses na unidade, comemorou a transformação do clima no hospital. “Num momento como esse, de dificuldade, é importante ganhar expectativa de recuperação, de alegria. Isso muda a energia”.
Árvore de Natal com mensagens de apoio de pacientes
A gratidão também está marcando o espírito natalino nas unidades de saúde. Funcionários do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, construíram uma árvore de natal com mensagens de agradecimento dos pacientes do hospital. Entre eles, a Tatiana Cardinot, que ficou duas semanas na maternidade.
“As enfermeiras me acalmaram com palavras de apoio, conforto e força, pois o importante era a minha filha sair dali bem e tratada. Não sei o que seria de mim sem o apoio delas e de todos os profissionais dessa unidade nesses 14 dias que eu e minha filha ficamos no hospital”, relata Tatiana.
Pacientes montam árvore de Natal em homenagem a profissionais
Já no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, foram os pacientes que prepararam uma surpresa para os funcionários. A enfermaria 23 da clínica médica amanheceu com um brilho especial. É que os pacientes Ezaquiel Silva Lemos, de 43 anos, e Wagner da Conceição Caldeira, de 38, montaram uma árvore de Natal em homenagem aos profissionais.
Vítimas de acidentes de trânsito, eles juntaram os copinhos de água que receberam durante as duas últimas semanas para montar a estrutura da árvore. Aos parentes, pediram algodão, durex e um pisca-pisca, que garantiu um efeito super especial à árvore de Natal, que está instalada no centro da enfermaria.
“Ao hospital HEAT; à equipe médica; à equipe de enfermagem e aos técnicos; à equipe da cozinha; à equipe de limpeza; à equipe de segurança e a todos os funcionários de modo geral, Deus abençoe a todos! Feliz Natal. Feliz 2022!!”, diz o cartão anexado à árvore de Natal.
Dentista troca jaleco por roupa vermelha
Acostumado a socorrer crianças vítimas de acidentes, o cirurgião-dentista Willian Chaia, chefe do serviço de odontologia do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, trocou o jaleco branco por uma roupa vermelha, com direito a gorro, barba branca e um saco cheio de presentes.
O profissional, que desde o início da pandemia de Covid visitava diariamente pacientes entubados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para cuidar da saúde bucal dos doentes, andou ontem pela unidade distribuindo presentes, despertando emoções e devolvendo sorrisos aos pequenos e também aos adultos internados na unidade de saúde.
“O que me deixa mais feliz e tocado são as reações das crianças, que são pegas de surpresa ao ver o Papai Noel no hospital: a expressão, o sorriso, a admiração, a felicidade delas por estarem vendo personagens natalinos e também pelo presente de Natal. Acho que não existe maior recompensa para nós, profissionais de saúde, do que esse retorno por parte das crianças”, disse o cirurgião-dentista.
“Elas são os pacientes que nos deixam mais sensibilizados pela fragilidade e esse retorno que recebi não tem preço. Isso é gratificante e nos faz lembrar o verdadeiro sentido do Natal, que é essa fraternidade, a compaixão, empatia e principalmente o amor ao próximo”, completa.
A comemoração no Hospital Estadual Alberto Torres começou com a apresentação do Coro Laboratório Juvenil Carioca e do cantor Luiz Ferrar, que é psicólogo da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da unidade.
Há 13 Natais é assim…
O projeto existe há 13 anos. “O objetivo é levar para a criança o máximo do convívio e da realidade social dela em meio ao período de internação hospitalar, especialmente nesta data importantíssima”, diz o assessor técnico de Humanização da Secretaria, Rafael Fornerolli.
O subsecretário de Gestão Estratégica, Anderson Mattos, que coordenou a campanha de doação de brinquedos, falou da importância da ação em um momento de tanta dificuldade. “Trazer sorriso e a magia do Natal para dentro de um hospital é humanizar as ações de saúde”, disse.
Este ano, mais de 1.500 brinquedos foram arrecadados graças à solidariedade de funcionários da SES e dos parceiros – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Lojas Americanas, Tribunal de Justiça, Cedae e Atlética Medicina Unig Nova Iguaçu.
Panetone para quem doar sangue no Hemorio
As comemorações natalinas continuam nesta sexta-feira (24), quando o Hemorio vai lançar a ação “Noite Feliz”, que entregará 200 cestas natalinas de alimentos, doadas pelo supermercado SuperPrix, para as famílias dos pacientes.
Também serão oferecidos panetones artesanais para as primeiras 200 pessoas que doarem sangue na sede do Hemorio, no Centro da capital. A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado do Rio.
IncaVoluntário recebe doações para kits de brinquedos
Até o fim de dezembro, todos os pacientes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) receberão presentes de Natal, entregues pelo programa INCAvoluntário. Neste ano, serão distribuídos mais de 1.500 kits, com objetivo de contribuir para a melhoria da autoestima e qualidade de vida dos pacientes oncológicos.
“Muitas vezes, eles se encontram em situação de vulnerabilidade social e precisam desse apoio voluntário, não só material como também afetivo. O Natal nos permite proporcionar um ambiente mais alegre e acolhedor”, explica Angélica Nasser, supervisora geral do INCAvoluntário.
Os voluntários prepararam kits com brinquedos, separados por faixa etária e sexo, para os pacientes da Pediatria. Os pacientes maiores de 18 anos receberão kits compostos por hidratante corporal, álcool em gel, protetor solar e esmalte.
Como doar:
Site: https://incavoluntario.org.br/
E-mail: contato@incavoluntario.org.br
Telefone: (21) 3207-4617
Da SES-RJ e Inca, com Redação