Artistas e influencers entram na ‘guerra’ contra o mosquito

Ludmilla é contratada por marca de repelente e inseticida para falar de prevenção à dengue. Produtores de conteúdo divulgam vídeos curtos

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (2), em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue. Denominada Brasil unido contra a dengue, a ação integrada acontece em todas os estados, convocando a sociedade civil, influenciadores digitais, mídia e atores locais para conscientizar a população sobre características da dengue e procedimentos de prevenção.

Com o tema Dez minutos contra a dengue, a mobilização nacional também reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Segundo o Ministério, a ação tem a participação maciça de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes do combate ao mosquito.

governo federal também lançou recentemente a campanha Dez minutos contra a dengue. O conteúdo sugere ao cidadão que separe dez minutos por semana para o combate à dengue, já que cerca de 75% dos criadouros estão nos domicílios.

Ludmilla dá dicas de combate ao mosquito em vídeo

Enquanto as autoridades se mobilizam, artistas, influenciadores e produtores de conteúdo digital entram na ‘guerra’ contra o mosquito. A cantora Ludmilla foi contratada por uma marca de repelentes e inseticidas para divulgar um vídeo com “cinco medidas básicas de prevenção que vão fazer a diferença para garantir proteção completa dentro e fora de casa”. Confira no fim do texto.

Já no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, diversos perfis de criadores de conteúdo conscientizam seus usuários. O perfil Almanaque SOS, por exemplo, que possui mais de 11,4 milhões de curtidas no app, ensina como cuidar dos recipientes que acumulam água na sua casa e podem ser centros de procriação dos mosquitos da dengue. O vídeo relata sete erros comuns que as pessoas podem cometer no dia a dia e que ajudam na proliferação do mesmo. (Leia mais abaixo).

Combate à dengue é responsabilidade de todos

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.038.475 casos prováveis de dengue e 258 mortes confirmadas pela doença. Outros 651 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país neste momento é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Durante a temporada de calor e chuvas, é imperativo que a população esteja atenta ao ressurgimento alarmante da dengue. A incidência crescente de casos, atribuída à proliferação do Aedes aegypti, destaca a urgência de medidas preventivas e conscientização.  A retomada do combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada de toda a sociedade.

A ideia é que esse tempo é suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.

Vídeos curtos alertam sobre medidas contra o mosquito e cuidados com a doença

Produtores de vídeos curtos no Kwai ensinam que é nas ações cotidianas que encontramos o poder de proteger não apenas a nós mesmos, mas toda a comunidade. Cada cuidado na eliminação de criadouros e a atenção aos medicamentos prescritos são passos significativos no combate à proliferação do Aedes aegypti.

O perfil do Estudante Sapiens já conta com cerca de 10,4 milhões de curtidas e mostra como reconhecer as larvas do Aedes aegypti em seus vasos. O criador de conteúdo explica que a grande incidência de chuva em todo país gera um acúmulo de água que faz com que a proliferação se intensifique.

E você também está atento aos remédios que não podem ser consumidos caso esteja infectado? O Dr. Paulo Tramontin, médico clínico que reúne cerca de 2,4 milhões de curtidas em seu perfil, reforça os cuidados extras no que se refere aos medicamentos que podem vir a agravar os sintomas e piorar o quadro clínico no início do tratamento.

Diante do desafio representado pelo aumento dos casos de dengue, é crucial reconhecer que pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença. O perfil oficial do Ministério da Saúde, que possui mais de 1,2 milhão de curtidas no Kwai, reitera que todos devem agir juntos no combate ao mosquito diariamente e reforça o papel do agente de endemias para a segurança de sua vizinhança.

Dicas da Ludmilla para afastar o mosquito da sua casa

Ludmilla se tornou mbaixadora do “Juntos Contra o Mosquito”, projeto de impacto social criado pela marca SBP para ajudar os brasileiros a se protegerem contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além de doenças como Zika e Chikungunya. Confira as dicas:

Coloque areia nos pratinhos das plantas: para quem gosta de manter plantas em casa, a preocupação com os mosquitos é uma constante. Preencher os pratinhos com areia é uma forma de evitar que eles acumulem água parada e fazer com que não seja um local de reprodução para os mosquitos.

Acabe com focos de água parada: evite deixar potes, latas, pneus ou qualquer recipiente exposto, como em um jardim aberto ou quintal, por exemplo. Retire sempre a água parada e considere descartar ou mover os itens que podem se tornar focos de reprodução do mosquito.

Use inseticida aerossol: tenha à mão um inseticida aerossol para eliminar os mosquitos de casa. Lembre-se de conferir as instruções de uso da embalagem e proteja a casa contra os mosquitos.

Use repelente líquido elétrico: para ter noites de sono mais tranquilas e evitar os zumbidos incômodos que vem com os mosquitos, um repelente líquido elétrico é a melhor pedida. Ele expulsa os mosquitos do cômodo – por isso, não esqueça de deixar uma fresta entreaberta para que eles possam ir embora – garantindo mais conforto ao dormir no verão, além de proteger contra mosquitos transmissores de doenças.

Use repelentes corporais: para atividades ao ar livre no dia a dia ou para reforçar a proteção dentro de casa, os repelentes corporais são aliados contra o mosquito. O produto está disponível em diversos formatos e texturas para atender atividades variadas.

Caso apresente sintomas, busque um médico para informações sobre exames e tratamentos.

Dia D: veja algumas ações nos estados

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, está no município de Serra (ES), neste sábado (2), para o Dia D de Mobilização Contra a Dengue. A visita da ministra à Unidade Regional de Feu Rosa, no município capixaba, será transmitida no Youtube do Ministério da Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, as ações do Dia D, em alguns estados, podem ser conferidas abaixo:

Alagoas: atividades para orientação da população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros do mosquito.

Bahia: visita aos imóveis nas comunidades com maior incidência de dengue para vistoriar e promover a limpeza e orientar a população.

Ceará: blitz educativa com panfletagem, visita a residências, identificação de criadouros.

Distrito Federal: mobilização no bairro Sol Nascente, na Ceilândia, com vistorias domiciliares, entre outras ações.

Espírito Santo: ação de limpeza e recolhimento de entulhos, visita às residências e estabelecimentos comerciais para identificação de criadouros.

Goiás: visitas domiciliares e manejo ambiental, atendimento médico, orientações à população.

Maranhão: atividades de educação e conscientização para o combate ao mosquito, blitz educativa.

Paraíbapit stop de conscientização e orientação, ação educativa nas escolas.

Piauí: mutirão de limpeza nas ruas, com orientações para prevenção ao mosquito aos profissionais de saúde e população.

Rio de Janeiro: atendimentos e orientações de prevenção contra o mosquito, visita aos bairros verificando focos do mosquito e limpeza.

Rio Grande do Norte: ações de treinamento da população epara vistoria e identificação de focos do mosquito e prevenção dos criadouros.

Rio Grande do Sul: ação de reforço nos bairros para vistoria dos agentes e prevenção.

Sergipe: atividades na unidade de saúde.

Tocantins: mutirão de visitas domiciliares.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!