Nunca a necessidade de um nutricionista foi tão sentida por tantas pessoas. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, quatro em cada dez brasileiros alteraram os hábitos alimentares durante o isolamento social e em torno de 20% ganharam peso durante o confinamento. A pandemia agrava um quadro que já era crítico no Brasil: dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que quase 60% da população brasileira está acima do peso ideal.

Celebrado nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o Dia do Nutricionista reforça a importância da conscientização alimentar e a busca por uma vida mais equilibrada do ponto de vista da saúde e do bem estar, além, é claro, da importância deste profissional de saúde. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a alimentação diária foi impactada e sofreu alterações profundas, com aumento do consumo de alimentos mais calóricos e pouco nutritivos.

Desde 1949, no dia 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Criada pela Associação Brasileira do Nutricionistas, a data é uma homenagem a esses profissionais tão importantes para a qualidade de vida e saúde dos seres humanos. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), existem no Brasil cerca de 132 mil profissionais, que podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde hospitais e escolas a clínicas particulares e ginásios esportivos.

“Dentre as nossas diversas funções, somos responsáveis por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas visando auxiliar no bom funcionamento do corpo, junto ao bem-estar”, comenta Jessica Santos, nutricionista da Superbom.

Cabe a um nutricionista avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas diárias e, a partir disso, definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas nutricionais de cada um. Indicamos formas mais adequadas de se consumir alimentos saudáveis, avaliando os hábitos alimentares e identificando certos alimentos que precisam ser eliminados da dieta, os substituindo por alternativas mais saudáveis.

Apoio também à indústria e comércio de alimentos

No entanto, a profissão não se restringe apenas à reeducação alimentar, sendo fundamental nas atividades do âmbito da indústria alimentícia. “O nutricionista garante que o melhor produto chegue até o consumidor, realizando projetos de desenvolvimento e assegurando sua melhor qualidade. O profissional é responsável também pelo processamento de produtos industrializados e pode, até mesmo, auxiliar na área do marketing”, acrescenta David Oliveira, diretor da empresa.

Em tempos em que a preocupação com a saúde e bem-estar é uma pauta em alta, é crescente o número de opções disponíveis no mercado que atendam à essa demanda. O setor de produtos orgânicos ampliou as vendas em mais de 50% no primeiro semestre de 2020, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis).

 “Por trás de todos os produtos diet, light, sem glúten, sem lactose, zero açúcar, com baixo colesterol ou gordura, existe um nutricionista. Somos os responsáveis pelo estudo destes produtos, visando sempre proporcionar aos consumidores alimentos de qualidade e nutricionalmente benéficos ao corpo humano”, finaliza Jessica.

Homenagem a profissionais em forma de desafio

Uma rotina alimentar balanceada e rica em nutrientes impacta positivamente na qualidade de vida das pessoas. Para enaltecer o grande número de nutricionistas que fazem parte de seu quadro de funcionários, a Danone Nutricia preparou uma homenagem em forma de vídeo. A narrativa representa a rotina intensa dos nutricionistas, que envolve horas de trabalho, estudo e muita dedicação, uma vez que cada paciente necessita de uma recomendação única. Criado pela agência Fresh PR com produção da Phono 21, o vídeo pode ser assistido no canal do YouTube. 

“A nutrição é peça fundamental para se ter uma vida longa e saudável. Em alguns momentos, torna-se ainda mais importante. No caso de pacientes oncológicos, por exemplo, ela pode contribuir na redução de complicações advindas do tratamento. Sem falar nas situações de necessidades específicas, como a APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), que devido às restrições alimentares, demanda um acompanhamento rigoroso da nutrição da criança”, comenta Fernando Lopes, da Danone Nutricia.

A marca também lançou o “Eu & Danone Nutricia – Nutrição Transforma Vidas”, concurso interno que desafiou os profissionais a criarem iniciativas transformadoras. As propostas vencedoras, escolhidas por um comitê formado por membros da companhia, serão integralmente financiadas. São elas a “Cuidador em Ação”, que visa contribuir com as rotinas básicas de cuidados nutricionais de um instituto de Juiz de Fora (Minas Gerais) cuja missão é melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos, e um projeto focado na educação alimentar de crianças assistidas por uma ONG em São Luís (Maranhão) que abriga, atualmente, 50 crianças retiradas das ruas em situação de vulnerabilidade social. Para saber mais acesse aqui.

Live sobre novos hábitos dos brasileiros

Para debater os novos hábitos dos brasileiros e reforçar a necessidade de uma alimentação saudável, a Jasmine Alimentos (@jasmine_alimentos) vai realizar neste dia 31, às 19 horas, a live “A importância do nutricionista no acompanhamento familiar”, com a participação da nutricionista Joyce Ribeiro e da digital influencer de vida saudável Vanessa Wagner.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *