Com o recrudescimento da pandemia do novo coronavírus, vem crescendo novamente o movimento de solidariedade reunindo sociedade civil organizada, empresas e instituições. Confira uma série de iniciativas que selecionamos para este roteiro de Boas Ações, com destaque para a força-tarefa para aumentar a vacinação contra a Covid-19. Engaje-se em alguma iniciativa que possa ajudar populações em situação de vulnerabilidade social ou mesmo profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19.
Indústria de cosméticos ‘adota’ posto drive-thru no Rio
A L’Oréal Brasil anunciou apoio a um dos dez postos drive-thru de vacinação contra a Covid-19 instalado na Cidade Universitária pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A indústria de cosméticos também vai doar 65 mil unidades de álcool gel para os postos de vacinação e para a Secretaria Estadual de Saúde, que vai beneficiar 29 hospitais estaduais, federais e institutos de saúde, 29 UPAs e outras 92 secretarias municipais de Saúde.
A cidade foi escolhida como piloto para esse projeto do Movimento Unidos Pela Vacina, idealizado pela empresária Luiza Trajano e que conta com mais de 400 pessoas, entre empresários, artistas, atletas e representantes de instituições, entidades setoriais e comunidades, com o objetivo de tornar viável a imunização de todos os brasileiros até setembro deste ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 1.300 pessoas já foram vacinadas na ação da Cidade Universitária e a estimativa é vacinar, a cada sábado, entre 400 e 500 pessoas. O posto funciona aos sábados, das 8h às 12h, na Av. Carlos Chagas Filho 791, próximo ao Polo de Biotecnologia, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
Outros projetos na Maré – A escolha de adotar o posto de vacinação da Cidade Universitária, localizado na Ilha do Fundão, não foi por acaso: a localização próxima ao Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal, e da Maré, onde a L’Oréal concentra a maior parte de seus projetos sociais. A forte ligação da L’Oréal com o complexo da Maré teve início em 2018, com o projeto Maré de Belezas, realizado em parceria com a ONG Redes da Maré, tendo como objetivo a capacitação de auxiliares de cabeleireiro no Complexo da Maré.
Outro projeto realizado em parceria com a ONG e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro foi o Escreva seu Futuro, de Lancôme, para alfabetizar mulheres de 18 a 45 anos moradoras do Complexo da Maré. No período da pandemia, a L’Oréal atuou com doações de 95 mil unidades de álcool gel e 50 mil produtos de higiene para distribuição aos moradores da comunidade através da ONG Redes da Maré.
Este ano, os projetos dentro do L’Oréal Para o Futuro serão retomados também com novos programas de empoderamento e capacitação de mulheres, no Complexo da Maré. Novas doações de 20 mil unidades de álcool gel da L’Oréal serão entregues nesta semana à Redes da Maré.
Em abril de 2020, a empresa anunciou seu plano de ação solidária no combate à disseminação do Coronavírus, criando um time multidisciplinar que trabalhou em tempo recorde para colocar à disposição da sociedade doações de mais de 800 mil unidades de álcool gel e produtos de higiene e cuidados pessoais.
As doações beneficiaram 240 mil famílias em mais de 270 comunidades no Brasil, incluindo populações quilombolas e 143 mil indígenas de mais de 58 tribos e 245 vilarejos do país. Além disso, profissionais de saúde em mais de 220 hospitais públicos e UPAs de diferentes estados brasileiros receberam nossas doações.
Vacinação em rede de farmácias de São Paulo
A Pague Menos, rede de farmácias presente nos 26 estados e no Distrito Federal, fechou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para iniciar nessa sexta-feira (26/3), a vacinação gratuita contra a Covid-19 em sua unidade no bairro do Ipiranga, na Av. Doutor Gentil de Moura, 45. A partir de segunda-feira (29/3), a farmácia da Rua Alexandre Dumas, 1447, na Chácara Santo Antônio, também passa a realizar a vacinação.
As duas lojas funcionarão como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região, com as doses disponibilizadas pelo município sendo aplicadas pelos agentes das próprias UBSs, entre 8h e 17h, de segunda à sexta. A vacinação seguirá o calendário da prefeitura da capital paulista, que passa a imunizar idosos com 69 anos ou mais a partir de hoje (26/3), e outros grupos prioritários, como profissionais de saúde acima de 53 anos, a partir de segunda-feira (29/3).
A Pague Menos, por meio do Clinic Farma, informa que já conta com uma forte estrutura para oferecer esse suporte, participando há anos de campanhas de vacinação contra gripe, por exemplo, e tendo sido pioneira na realização dos testes rápidos de Covid-19. Além disso, os colaboradores da rede auxiliarão os agentes de saúde por meio de cadastros das pessoas que serão vacinadas e organização das filas.
Professores e alunos de Enfermagem se voluntariam
Diante do cenário de agravamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país e a urgência e os desafios para alcançar o máximo de eficiência na vacinação, docentes e alunos do curso Técnico em Enfermagem de 38 unidades do Senac são Paulo tornaram-se voluntários nas ações de imunização.
A campanha teve início em 26 de janeiro com a imunização dos profissionais de saúde. Todos os grupos passaram por capacitação virtual sobre as medidas de biossegurança, higienização das mãos, andamento e dinâmica do plano de imunização municipal e estadual. Estudantes e docentes da instituição de ensino foram vacinados no primeiro dia de campanha e a carga horária da campanha de vacinação poderá ser atribuída à carga horária de estágio supervisionado.
Engajamento social por conta da pandemia – Na pandemia do novo coronavírus, a instituição teve iniciativas variadas. Uma delas foi o projeto Senac Aventais do Bem, no qual funcionários, docentes, alunos e o público em geral, de forma voluntária, produziram mais de 11.000 aventais e mais de mil máscaras de proteção que foram doados a estabelecimentos e profissionais de saúde.
Houve também, no início da pandemia, a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de produtos de higiene pessoal e limpeza a instituições necessitadas. Foram doados mais de 630 mil itens (370 mil EPIs e 260 mil materiais de limpeza hospitalar, descartáveis e de higiene pessoal) para cerca de 60 hospitais e instituições na capital e no interior de São Paulo.
Também foi criada a plataforma digital É hora de aprender em casa que disponibilizou mais de 72 mil vagas gratuitas para 76 cursos e dezenas de trilhas de conhecimento, através de canal no YouTube do Senac São Paulo. Houve acesso gratuito à Biblioteca Virtual do Senac São Paulo, um acervo digital com aproximadamente mil conteúdos, entre e-books, revistas, jornais, entre outros.
Avião solidário transporta mais 1,9 milhão de doses
Nesta quinta (25), o programa Avião Solidário da LATAM decolou novamente para levar esperança à população brasileira. Estão programados 19 voos, a partir de São Paulo/Guarulhos, até sábado (27), para movimentar 1,9 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para 18 estados.
Considerando esses novos embarques, a companhia já movimentou gratuitamente para os 27 estados brasileiros 16,5 milhões de doses a bordo de 174 voos desde 18 de janeiro. O volume corresponde a 53% de todas as vacinas movimentadas pelo setor aéreo dentro do País até agora.
O programa Avião Solidário beneficia há 9 anos a América Latina. Por meio da Latam Cargo, o programa transportou nesta pandemia testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.
Também já transportou de forma gratuita mais de 1 mil profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.
Desde agosto, uma equipe tem planejado e adiantado os cenários para o transporte – doméstico e internacional -, levando em consideração o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária para o transporte das vacinas. Confira aqui a programação dos novos embarques gratuitos realizados pela companhia.
Campanha arrecada alimentos para comunidades terapêuticas
A pandemia tem mostrado ser ainda mais importante a renovação de sentimentos que representam a Páscoa, como união e esperança. Por isso e para atender quem tanto precisa, a Marcha pela Cidadania e Ordem, programa da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, lança campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para destinar o auxílio da população fluminense a comunidades terapêuticas, rede de apoio que assiste dependentes químicos após eles escolherem uma nova vida.
A doação de macarrão, leite em pó, feijão, arroz, dentre outros alimentos não perecíveis, pode ser feita em cinco bases do Segurança Presente, parceiro nesta corrente solidária: Lagoa, Aterro do Flamengo, Ipanema, Copacabana e Botafogo. O horário para entrega é das 8h às 20h, inicialmente até o dia 2 de abril.
A melhor forma de reverter a situação de vulnerabilidade nas ruas é apoiando o trabalho social especializado, que atua pelo bem comum: mais dignidade e cidadania para todos. O Instituto Social Marca de Cristo, localizado em Brás de Pina, na Penha, tem sido um aliado da sociedade no cuidado de dependentes químicos, abrigando pessoas em situação de rua e/ou com transtornos decorrentes do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas Será um dos beneficiados com a campanha.
A Marcha pela Cidadania e Ordem atua de forma permanente nas ruas com uma equipe técnica de abordagem que busca identificar as demandas de forma individual e humanizada, encaminhando, intervindo e promovendo melhorias nas condições de vida. Tem como missão estabelecer vínculo de confiança, orientar e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade para os serviços da rede de apoio e para órgãos de defesa de direitos.
Tampinhas e lacres de latinhas se revertem em doações
A administradora de shoppings Aliansce Sonae promove uma campanha para arrecadação de tampinhas de garrafas Pet e lacres de latas de bebidas que serão revertidos em doações. A ação acontece em 12 shoppings do Rio de Janeiro, com pontos de coleta nos corredores e praça de alimentação onde o público pode depositar as tampinhas plásticas. Periodicamente os shoppings vão entregar as tampinhas arrecadadas direto aos projetos sociais apoiados.
As instituições atendidas pela campanha serão Matriz Santa Rosa de Lima e Ação Social Recreio, onde as tampinhas e lacres de latinhas são revertidas em cadeiras de rodas para pessoas em situação vulnerável. As duas instituições apoiam tratamentos de pessoas portadoras de necessidades especiais.
As doações direcionadas à Matriz Santa Rosa de Lima podem ser feitas no Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Carioca Shopping (Vila da Penha), São Gonçalo Shopping (São Gonçalo) e Caxias Shopping (Duque de Caxias). Já as doações para a Ação Social Recreio devem ser entregues no Recreio Shopping (Recreio dos Bandeirantes).
A outra instituição contemplada pela campanha é a Rio Eco Pets, onde as tampinhas são revertidas em tratamento e rações para animais abandonados. Apoiam a instituição Passeio Shopping (Campo Grande), Bangu Shopping (Bangu), Pátio Alcântara (São Gonçalo), Shopping Leblon (Leblon), Caxias Shopping (Duque de Caxias), Via Parque Shopping (Barra da Tijuca) e Santa Cruz Shopping (Santa Cruz). Para ajudar animais em situação de rua, é só levar as tampinhas até um dos empreendimentos.
Doação de R$ 1 milhão em EPIs para hospitais filantrópicos
A RD – RaiaDrogasil S.A. realizou, nesta sexta-feira (26), por intermédio da Sitawi Finanças do Bem, a doação de R$ 1 milhão ao projeto Salvando Vidas, criado pelo BNDES em parceria com Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), para combate à pandemia. O valor será direcionado à compra de EPIs para Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de todo País.
O apoio ao projeto Salvando Vidas integra uma série de iniciativas realizadas pela RaiaDrogasil desde o começo da pandemia, que já totalizam doações de mais de R$ 26 milhões. Somente em 2021, a empresa doou R$ 2 milhões à nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan, em São Paulo; R$100 mil para apoio no combate à uma nova onda da pandemia provocada pela Covid-19, em Araraquara; e R$100 mil para apoio na compra de cilindros de oxigênio e à implantação de mini-usinas para a produção de oxigênio em Manaus.
Já em 2020, como parte das ações do Fundo Todo Cuidado Conta, criado pela RaiaDrogasil para o combate à covid-19 no interior do País, foram destinados mais de R$ 25 milhões para 51 hospitais de todo o Brasil. Os detalhes das ações podem ser conferidos no site www.todocuidadoconta.com.br.
Com Assessorias