Em tempos de Cop27, a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, encerrada dia 18 de novembro no Egito, a preocupação com as mudanças climáticas nunca esteve tão em alta. E chega à escolas, ajudando a comunidade estudantil e também professores, funcionários e familiares dos alunos a se conscientizarem sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Uma dessas iniciativas é o Movimento Escolas pelo Clima, a maior comunidade do país com instituições de ensino comprometidas com a agenda climática, com mais de 540 escolas signatárias, entre públicas e privadas, de todo o país e de Portugal, representando mais de 325 mil estudantes e 33 mil educadores.

O movimento oferece todo apoio para que as escolas ativem suas iniciativas, dentre elas, eventos exclusivos e curadoria em Educação Climática, como o Congresso EpC, que reúne educadores e pesquisadores que trabalham para que a educação climática esteja cada vez mais presente no cotidiano das salas de aula ao longo do ano letivo.

Ao todo, 35 iniciativas das escolas signatárias do Movimento foram selecionadas para participar da segunda edição do Congresso EpC, que acontece nesta quarta-feira, dia 23, das 19 às 21 horas, em formato virtual, gratuito e aberto ao público

Comunidade trabalha pela educação climática nas escolas

O público poderá conhecer, por exemplo, como a rede municipal de educação de Maringá/PR conseguiu envolver todas as suas escolas para o desenvolvimento de ações climáticas, como a Escola Projeto de Porto Alegre/RS desenvolveu um grêmio estudantil com foco em ações climáticas ou como a Escola Técnica Central de Barreiros/PE criou um projeto de conservação dos manguezais de sua comunidade.

Este ano o congresso traz uma novidade. Além da apresentação dos projetos das escolas, haverá uma premiação especial para reconhecer as melhores ações climáticas desenvolvidas. Os projetos selecionados para essa edição  do Congresso envolveram abordagens variadas e diferentes níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A iniciativa é gerida pela Reconectta, negócio de impacto social certificado pelo sistema B que atua com educação climática nas escolas. Para fazer parte da rede, escolas signatárias precisam ao longo do ano letivo de 2022 terem incluído a temática das Mudanças Climáticas em pelo menos uma atividade pedagógica com os estudantes e promovido uma formação no tema com professores.

“O nosso objetivo é unir, reconhecer e inspirar por meio do compartilhamento de diferentes ações climáticas realizadas ao longo de 2022 e valorizar todo o empenho por uma formação humana mais sustentável. Nossa proposta é incentivar as escolas, educadores a criarem projetos significativos de um ponto de vista climático e pedagógico, mas simples de serem implementados”, destaca Lívia Ribeiro, idealizadora e diretora da Reconectta e do Movimento Escolas Pelo Clima.

Como participar

O Congresso EpC é virtual com participação gratuita. Para participar é preciso inscrever-se neste link.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *