Neste mês de novembro, a importância da doação de sangue ganha ainda mais destaque, especialmente com a comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Em um momento em que a solidariedade se faz mais necessária do que nunca, o GSH Banco de Sangue Serum convida a população a se engajar nesta causa.
Com vários feriados – Dia de Finados (2), Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20) –, além do recesso no Rio de Janeiro durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20 (18 e 19), muitos podem planejar viagens e, consequentemente, adiar a doação de sangue.
Essa prática preocupa, pois, historicamente, os bancos de sangue enfrentam uma queda nas doações durante os feriados, impactando diretamente na disponibilidade de sangue para os pacientes que necessitam de transfusões.
É fundamental que a população entenda que a doação de sangue não deve ser deixada para depois. O ideal é que as pessoas doem antes de viajar, garantindo que os estoques dos bancos de sangue permaneçam abastecidos e prontos para atender às demandas dos hospitais. Um a cada 10 pacientes internados necessitam de transfusões de sangue para se restabelecerem”, ressalta Mário Sampaio, profissional de captação do GSH Banco de Sangue.
A instituição estará aberta em todos os feriados de novembro, oferecendo a oportunidade para que todos colaborem com esse gesto que salva vidas. “Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Ao se programar para doar, você se torna parte da solução e ajuda a garantir que todos tenham acesso ao tratamento adequado”, complementa Mário.
Por isso, a instituição convida a comunidade a doar sangue, inclusive nos feriados. As unidades Centro e Barra abrem diariamente e também aos finais de semana, das 7h às 18h, nos endereços: Centro – na Av. Marechal Floriano, 99, e no Casa Shopping – Barra. Já em Nova Iguaçu, o funcionamento é de segunda a sábado (exceto no feriado de 2/11), das 7h30 às 18h, na Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu).
Hemocentro São Lucas lança campanha para o Dia Nacional de Doação de Sangue
Presente em São Paulo e Rio de Janeiro, o centro possui mais de 4500 doadores mensais e destaca a importância dessa ação
O Dia Nacional de Doação de Sangue (25 de novembro) é uma data crucial para reforçar a importância desse ato de solidariedade que salva vidas. O Hemocentro São Lucas, fundado em 1972 e um dos maiores centros privados de medicina transfusional do país, se une a essa mobilização nacional com o objetivo de engajar a população e multiplicar a solidariedade em torno da doação de sangue.
O sangue é um recurso insubstituível que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. A doação de sangue tem impacto direto na vida de pacientes em situações críticas, desde cirurgias de emergência até tratamentos oncológicos e transplantes. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, e é essa força coletiva que nos move a fortalecer nossa campanha de conscientização”, destaca o médico Ricardo Pereira, diretor executivo do Hemocentro São Lucas.
Com mais de 4.500 doadores por mês, o Hemocentro atende hospitais e centros de saúde na capital e Grande São Paulo, além de regiões como Guarulhos, Osasco, ABC e Santos. Também está presente no estado do Rio de Janeiro, oferecendo um atendimento completo em medicina transfusional e avançando na área de Terapia Celular, com estrutura laboratorial dedicada ao processamento e cultivo de células com fins terapêuticos.
A campanha busca não apenas aumentar o número de doadores, mas também educar a população sobre a importância de manter o fluxo constante de doações. Segundo Pereira, é necessário criar uma cultura permanente de doação, pois hospitais e centros de saúde dependem desse recurso para garantir o tratamento adequado de pacientes diariamente.
Datas como o Dia Nacional de Doação de Sangue são fundamentais para lembrar que todos podemos ajudar. Mas nossa necessidade de suprimento é contínua. Queremos aproveitar essa data para engajar mais pessoas, mostrando que a doação é um ato simples, seguro e de grande impacto social. convida toda a comunidade a se unir a essa causa vital e transformar o ato de doar em um compromisso contínuo com a vida”, destaca o médico.
Engajamento e solidariedade: um compromisso de todos
Além de sua função vital para salvar vidas, a doação de sangue é uma demonstração de responsabilidade social corporativa e preocupação com o bem-estar da comunidade. Empresas e organizações que incentivam a doação entre seus colaboradores reforçam valores de solidariedade e responsabilidade social, além de contribuírem ativamente para a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros.
Nesse esforço, o Hemocentro também busca fortalecer parcerias com empresas que desejam se unir à causa. Ações como a produção de camisetas personalizadas, vinculadas à doação de sangue, têm se mostrado eficientes para estimular a participação dos doadores. Ao apoiar a campanha, as empresas não apenas aliam suas marcas a uma causa social de grande relevância, mas também ajudam a promover o engajamento coletivo em torno da doação.
O apoio dessas empresas, especialmente com iniciativas como a confecção de camisetas para os doadores, incentiva ainda mais a participação, assim se tornando um símbolo do comprometimento com a causa, agregando valor à experiência de doar”, destaca Dr. Ricardo.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Com Assessorias