A sede da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, recebeu esta semana a visita do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, restaurante de comida sertaneja super badalado em São Paulo. Rodrigo montou o cardápio de hoje da Cozinha Solidária, que diariamente prepara e distribui 1000 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação faz parte do projeto ‘Rodada de Chefs”.
A cada dois meses, a OnG recebe a presença de chefs renomados para o menu e preparo de refeições semelhantes às oferecidas em seus restaurantes. É uma oportunidade de levar para essas pessoas experiências únicas, com o melhor da culinária dos grandes cozinheiros e restaurantes do país, com pratos que – hoje – dificilmente elas teriam a chance de saborear.
Rodrigo escolheu baião de dois com carne de panela e farofa de cuscuz, alguns dos pratos mais pedidos na casa paulistana, e que na quarta-feira (30/11) foi o almoço e jantar de quem vive nas ruas e ocupações da capital e Região Metropolitana do Rio.
Cozinha Solidária
Com pouco mais de um ano em funcionamento, a Cozinha Solidária da Ação da Cidadania já produziu 284.000 refeições prontas para consumo, somando 156 toneladas de alimentos, entre proteínas, grãos, legumes, verduras e frutas, preparados por 20 profissionais capacitados pela entidade. A distribuição de água mineral chegou a 120 mil litros.
Ao todo, 50 comitês cadastrados pela ONG são responsáveis pela entrega das refeições. A maior cozinha da sociedade civil no estado fluminense é mantida com a parceria de pequenos agricultores, voluntários e empresas. Os alimentos são integralmente aproveitados, reduzindo assim a produção de lixo e resíduos.
Rodrigo Oliveira é filho de pernambucanos e desde 2001 está à frente do Mocotó, restaurante que conta a história da sua família. Já foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes, chef e personalidade gastronômica do ano. Hoje, comanda mais cinco casas além do Mocotó, sendo quatro em São Paulo, e o Caboco, restaurante de cozinha brasileira em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Leia mais
Com 15% sem ter o que comer, Rio dá a largada no ‘Natal Sem Fome’
Natal Solidário: shoppings de várias partes do país arrecadam doações
Fome no Rio aumentou em quase 400% nos últimos 4 anos