Corte gratuito de cabelo e doação de perucas a pacientes com câncer

Em março, ações da Cabelegria vão a diversos pontos de São Paulo. Veja ainda oficinas de automaquiagem gratuitas para pacientes oncológicas

A Cabelegria há 9 anos confecciona e distribui gratuitamente perucas para crianças e mulheres com câncer em todo o Brasil (Foto: Vitória Mantovani)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Cabelegria, organização que há 9 anos confecciona e distribui gratuitamente perucas para crianças e mulheres com câncer em todo o Brasil, realizará um cronograma de ações solidárias em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Banco de Perucas Móvel, um caminhão customizado com prateleiras de perucas, espelho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, vai circular pela cidade de São Paulo, seguindo um cronograma de datas e locais durante o mês de março.

No Banco de Perucas Móvel, serão oferecidos cortes de cabelos gratuitamente para quem doar os cabelos, além de doação de perucas e kits para crianças e mulheres com câncer, que encontrarão ali um ambiente acolhedor e alegre, onde poderão experimentar as perucas à vontade até encontrarem a que melhor se adequar a seus gostos.

Segundo Mariana Robrahn, fundadora da Cabelegria, a organização confecciona 50 perucas por mês e não possui fila de espera para as entregas solicitadas pelo site (www.cabelegria.org) e enviadas por SEDEX sem custo. “São necessários cerca de 300 gramas de cabelo (aproximadamente 5 mechas de pessoas diferentes) para confeccionar uma única peruca”, explica Mariana.

Desde sua criação, a Cabelegria já arrecadou milhares de doações de fios, transformando o projeto em uma corrente mundial do bem, que já realizou mais de 12 mil entregas gratuitas para crianças e mulheres.

Informações sobre doações de cabelos

• O cabelo para doação tem que ter no mínimo 20cm de comprimento

• O cabelo precisa estar limpo

• O corte é gratuito

• Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.

• Os doadores de cabelo devem se programar para chegar cedo pois as senhas poderão ser suspensas antes do horário previsto para encerramento.

Informações sobre entregas de perucas

• Pacientes que queiram retirar peruca de doação, podem comparecer em qualquer ação do banco de perucas móvel e apresentar os seguintes documentos: Laudo médico, RG e CPF, para pacientes oncológicos também apresentar o comprovante de quimioterapia. Será realizado um cadastro para liberação da doação.

É importante lembrar que o atendimento será realizado por ordem de chegada.

CRONOGRAMA DE AÇÕES

Corte de cabelo solidário com o Banco de Perucas móvel – Subprefeitura M-Boi Mirim

Dia: 06/03/2023

Horário: 09h às 17h

Endereço: Av. Guarapiranga, 1695 – Parque Guarapiranga, São Paulo – SP, 04902-015

Corte de cabelo solidário c Banco de Perucas Móvel – Porto Seguro

Dias: 07/03/2023

Horário: 08h às 16h

Endereço: R. Fuad Naufel, 209 – Barra Funda- São Paulo – SP, 01156-100

Entrega de peruca para pacientes e corte de cabelo solidário com o Banco de Perucas Móvel – Hospital Santa Marcelina

Dia: 08/03/2023

Horário: 08h às 15h

Endereço: R. Santa Marcelina, 177 – Vila Carmosina, São Paulo – SP, 08270-070

Corte de cabelo solidário com o Banco de Perucas Móvel – Porto Seguro

Dias: 09/03/2023

Horário: 08h às 16h

Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 618 – Campos Elíseos- São Paulo – SP, 01216-012

Corte solidário com o Banco de Perucas Móvel – Shopping Campo Limpo

Dia: 11/03/2023

Horário: 12h às 20h

Endereço: Estr. do Campo Limpo, 459 – Vila Prel, São Paulo – SP, 05777-001

Trote Solidário com o Banco de Perucas Móvel – Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo

Dia: 14/03/2023

Horário: 08h às 12h

Endereço: R. do Matão, 1010 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-090

Corte solidário com o Banco de Perucas Móvel – Santana Parque Shopping

Dia: 18/03/2023

Horário: 11h às 19h

Endereço: R. Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana, São Paulo – SP, 02430-001

Entrega de peruca para pacientes e corte de cabelo solidário com o Banco de Perucas Móvel – ICAVC – Instituto de câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho

Dia: 21/03/2023

Horário: 08h às 15h

Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 112 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01221-010

Dia da Beleza com o Banco de Perucas Móvel – Favela dos Sonhos – Gernado Falcões

Dia: 25/03/2023

Horário: 09h às 14h

Endereço: R. São Lucas 5B – Jd São Lázaro – Ferraz de Vasconcelos/SP – CEP. 08541-110

Saiba mais sobre a Cabelegria: www.cabelegria.org

Oficinas de automaquiagem elevam autoestima de pacientes oncológicas

Mulheres se maquiam em oficina presencial de automaquiagem (Foto: Divulgação)

De Bem com Você – A Beleza Contra o câncer, programa coordenado pelo Instituto ABIHPEC, que oferece gratuitamente oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico, anunciou o calendário completo das atividades de março. As ações ganham, neste mês, uma dimensão especial, pois o período celebra o Dia Internacional da Mulher (8), data conhecida por ressaltar o empoderamento e o autocuidado feminino. Com inscrições gratuitas no site oficial do instituto, os workshops ocorrerão entre 7 e 31 de março.
Realizadas no formato virtual e presencial, as oficinas do DBCV ensinam o passo a passo da maquiagem, com dicas de higienização, preparação da pele e finalização de olhos e boca. Em março, os maquiadores voluntários vão ensinar automaquiagem com temas exclusivos: olho preto esfumado, sobrancelha perfeita, delineado prático, maquiagem colorida, entre outros. No canal oficial do programa no YouTube ainda serão transmitidas lives com relatos de superação e resgate da autoestima de pacientes em tratamento oncológico e os benefícios do chá na rotina de autocuidado e bem-estar.

Em 2022, o DBCV atendeu mais de 7 mil mulheres em tratamento oncológico e 42 mil pacientes, desde 2012. Atualmente, o programa está presente em dez estados brasileiros, em 50 hospitais, ONGs e casas de apoio, além de contar com uma rede de 125 voluntários. Levantamento realizado pelo De Bem com Você mostrou que 92% das mulheres participantes passaram a se maquiar após participar da programação e 63% disseram se sentir mais confiantes com auxílio da maquiagem

“São diversas as bandeiras femininas a serem levantadas neste mês, dentre elas está a importância de falar sobre a saúde da mulher, ressaltando a importância de exames periódicos, prevenção do câncer e com certeza, a autoestima, ferramenta valiosa no enfrentamento de doenças”, comenta Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, coordenador do De Bem Com Você.

Luciana Nunes, advogada e professora de dança, descobriu um câncer de mama em exames de rotina em maio de 2021. Durante o tratamento, ela conta que a maquiagem foi fundamental para o enfrentamento da doença. “Conheci o programa De Bem Com Você através de uma amiga, e na época, as dicas que recebi me ajudaram muito com minha rotina de autocuidado. A maquiagem me ajudou a não perder a minha identidade”, comenta Luciana, participante das oficinas.

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

Agenda:

Oficinas de automaquiagem

Data: 07/03 a 31/03

Inscrição gratuita: Link

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!