Tanto a sociedade quanto a vida moderna nos impõem muitas obrigações e responsabilidades. A tecnologia, o mundo digital e os vários meios de comunicação produzem uma avalanche de informações num ritmo tão acelerado que acaba gerando um sentimento de tamanha urgência que, frequentemente, não nos damos conta do quanto ficamos focados nas nossas obrigações e esquecemos do mais importante: nosso corpo e nossas emoções.

Nosso corpo é a nossa morada, é no corpo que tudo acontece. É o que possibilita a interação com a realidade, com a vida e pessoas, e a própria consciência da nossa existência. Esse corpo nos sinaliza que algo não está bem, que está cansado, quando não funciona mais plenamente. É quando surgem as doenças psicossomáticas, as crises de ansiedades, depressões, as tensões musculares ou dores.

Somos um sistema – corpo, mente e emoções. Quando um desses elementos se desorganiza, o outro fica descompensado. Neste momento é necessário cuidar do corpo, pois ele está exaurido de tantas exigências e começa a comprometer não apenas a saúde física mas, também, a saúde mental.

Os sintomas que as desordens emocionais trazem ao corpo

As emoções também se manifestam no corpo em forma de angústia, dores, tensões, exaustão, fadiga, falta de ar, insônia, fome excessiva ou inapetência, entre outras. É preciso estarmos atentos às nossas emoções, que precisam ser digeridas, elaboradas ou ressignificadas.

Não somos uma máquina pronta para atender as cobranças sociais. Somos humanos e precisamos fazer uma pausa dentro desta “loucura” da vida moderna, para poder restabelecer o nosso bem-estar físico, mental e emocional.

Não podemos nos abandonar! É preciso ficar atentos aos sinais do corpo e da mente. Eles aparecem para nos alertar de que precisamos olhar para nós, de que precisamos de cuidados.

É possível fazer várias atividades bacanas para nos reconectar com nosso corpo e mente: praticar atividade física, estar com amigos, viajar, dançar, nadar, tocar um instrumento musical, aprender uma nova língua, desenvolver habilidades manuais ou artísticas

Dicas para se conectar melhor com seu corpo e sua mente

Que tal fazer um exercício de experiência corporal para se conectar com o que passa com seu corpo e mente?

  • Deite-se em um local confortável, silencioso, com temperatura agradável e os olhos fechados.
  • Observe sua respiração, o ar entrando e saído naturalmente.
  • Simultaneamente ao exercício de experiência corporal, vamos para área da cabeça.
  • Observe quais pensamentos insistem em invadir sua mente enquanto você tenta relaxar, e quais emoções eles despertam.
  • Somente observe, sinta e perceba o que se passa com seu corpo agora.
  • Se dê conta de cada parte do seu corpo, de possíveis áreas de tensão, passando pelo corpo, soltando e relaxando.
  • Faça isso bem devagar, sem pressa, calmamente, indo dos pés, passando para pernas, quadril, costas, ombros, braços, mãos, pescoço, nuca, cabeça, face, tórax e por fim, região abdominal.
  • Chegando aqui, somente sinta, observe e perceba como está o seu corpo. Agora, foque na sua respiração.
  • Fique por mais alguns minutos com você. É muito importante ter esta conexão com seu corpo, sua mente e suas emoções.

Esta prática diária resgata o estado de saúde. Poucos minutos por dia é o suficiente para manter o nosso estado de equilíbrio. Cada um dentro de suas preferências, pode procurar algo que seja prazeroso.

Cuide-se! E viva uma vida mais saudável!

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *