Essa iniciativa reafirma que pessoas em sofrimento psíquico têm direito à cidade, à cultura e à alegria. Os blocos de saúde mental são espaços de expressão, pertencimento e cidadania, fundamentais para uma política de cuidado em liberdade”, explica Hugo Fagundes, superintendente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.
Enredos
O bloco Zona Mental abre o calendário dos desfiles no dia 6 de fevereiro. A concentração está marcada para as 17h, na Praça Guilherme da Silveira, em Bangu. Neste ano, o tema “Meu nordeste, meu sertão: Do agreste à Zona Oeste, o batuque da emoção” propõe um diálogo entre as origens culturais nordestinas, especialmente o sertão e o agreste, e a Zona Oeste do Rio de Janeiro, território marcado pela presença de famílias migrantes e por fortes tradições populares.
No dia 8 de fevereiro, é a vez do Tá Pirando, Pirado, Pirou!, com concentração às 15h, na Avenida Pasteur, na Urca, na altura da Unirio. Com o enredo “O cavalo azul do cuidado em liberdade e a chama acesa de Franco Basaglia”, o bloco une arte, memória, história e carnaval, levando às ruas mensagens de liberdade, combate ao estigma e valorização da vida, reafirmando o direito à diversidade de existências.
O Império Colonial desfila no dia 10 de fevereiro pelas ruas do entorno da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. Neste ano, o bloco apresenta o enredo “Pelos 7 ares da imaginação”, em homenagem a Arthur Bispo do Rosário, destacando a trajetória do artista, que também foi marinheiro e boxeador.
Encerrando a agenda, o Loucura Suburbana desfila no dia 12 de fevereiro, às 16h, com concentração no Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro. Para 2026, o bloco que tem 26 anos de tradição desenvolve um enredo estruturado em três eixos, Baluartes, Território e Loucura, que dialogam com a ancestralidade, a identidade do bloco e a ocupação simbólica do espaço urbano.
AGENDA DOS BLOCOS – CARNAVAL 2026
Zona Mental — 06/02, 17h
Praça Guilherme da Silveira, Bangu
Tá Pirando, Pirado, Pirou! — 08/02, 15h
Avenida Pasteur, Urca (altura da Unirio)
Império Colonial — 10/02, 14h30
Praça Nossa Senhora de Fátima, Jacarepaguá
Loucura Suburbana — 12/02, 16h
Instituto Municipal Nise da Silveira, Engenho de Dentro




