A Agenda Positiva do ViDA & Ação desta semana selecionou algumas boas opções para a família inteira aproveitar as férias de verão de graça no Rio de Janeiro e São Paulo, de forma divertida, criativa e saudável. Confira:

Ipanema promove festival de atividades culturais

Uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro volta a receber um evento para toda a família neste verão. De 19 a 29 de janeiro, a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, vai oferecer atividades para crianças, games, realidade virtual, espaço para saúde e bem-estar, além de 11 pocket shows de artistas consagrados. A programação é gratuita.

Com realização da Peck Produções, o Claro Verão Rio terá ativações nos três andares da Casa de Cultura Laura Alvim. No térreo, as crianças vão poder curtir a Área Kids, com jogos educativos, brincadeiras de roda, contação de histórias, jogos de tabuleiro, intervenções eletrônicas com mini games retrô, atividades recreativas, além de um Xbox com “Just Dance”, uma das séries de jogos de dança mais popular do mundo.

No segundo andar, o público vai encontrar uma enorme área dedicada aos games e à realidade virtual, além de um espaço para cuidar da saúde e do bem-estar. O local vai contar com simuladores de carro de corrida e de vôos de asa delta na cidade, ambos com óculos de realidade virtual. O público também poderá aproveitar para fazer barba, cabelo e maquiagem, além de contar com sessões de massagem.

Os pocket shows com artistas consagrados acontecem no terceiro andar da casa, que será transformado em uma exclusiva casa de espetáculos com um bar. Delacruz, Diogo Nogueira, Maria Gadú, Lenine, Bala Desejo, Os Britos, Amanda Coronha, Gabriel, o Pensador, Onze20, Cynthia Luz e Toni Garrido sobem ao palco da casa. Antes e depois das apresentações, DJs animam a festa.

Para o evento, a Casa de Cultura Laura Alvim também vai ganhar um moderno espaço instagramável com um grande cubo de led.  No dia 28 de janeiro, o Claro Verão Rio vai atravessar a ponte e presentear o público com um show de Claudio Zoli, às 20h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.

Os ingressos serão gratuitos e a retirada será feita pelo site da Sympla. Clientes Claro clube ganharão brindes e descontos exclusivos, além de contarem com o empréstimo de barracas e cadeiras de praia.

Evento passa por Búzios e Niterói

Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o evento passará por Búzios. O balneário carioca vai sediar o Claro Verão Búzios, que acontece de quinta a domingo, entre os dias 5 e 15 de janeiro.

No Clube Aretê Búzios, na região Ybirá, o público poderá conferir oito dias de programação gratuita ao ar livre com clínicas esportivas de beach tênis, tênis, vôlei de praia e futevôlei, recreação infantil, massagem com fisioterapeutas, torneio com atletas amadores e profissionais, além de simulador de surf e óculos de realidade virtual para uma experiência imersiva no esporte.

O evento contará com pocket shows de bandas e artistas como Gilsons, Maneva, Marcelo Falcão, Cynthia Luz, Raimundos, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Pitty. A DJ Nicole Nandes também promete agitar a festa.

As inscrições para as clínicas e os pocket shows devem ser feitas no site do Claro Verão Búzios. Os shows são sujeitos a lotação e a entrada será por ordem de chegada. Clientes Claro clube ganharão brindes e descontos exclusivos no bar. E o público poderá concorrer a promoções e meet&greet com os artistas do projeto.

Claro Verão Rio é patrocinado pela Claro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa via lei de incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Verão com shows, teatro, contação de histórias e gastronomia

O Verão na Casa Firjan, no bairro de Botafogo, também na zona sul carioca, está de volta. O evento marca o retorno das atividades ao ar livre nos jardins do espaço, com shows musicais, oficinas, contação de histórias e várias comidinhas oferecidas pela Junta Local. A programação é de graça, começou no últmo sábado (14/1) e vai até fevereiro (5/2). Tem sempre uma boa pedida todo fim de semana e também no feriado municipal do dia 20, sexta-feira, Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio.

No dia 20, por exemplo, a programação contará com show do sambista Moyseis Marques, a partir das 16h30. As atividades começam ao meio dia, 12h. Às 12h30 tem ‘Experiência Imersiva | Linhas de Imaginação’ para crianças a partir de 10 anos; às 14h é a vez da ‘Contação de Histórias | Tapetes Contadores de Histórias’ e às 15h30, ‘Oficina Infantil | Imaginando Futuros’ para crianças a partir de 4 anos. As atividades têm distribuição de senhas. A programação completa está no instagram @casafirjan.  A Casa Firjan Fica na Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo.

Atmosfera de praia no coração de São Paulo

Para enaltecer o auge do verão e acompanhar a energia e vibração da estação mais quente e esperada do ano, a UOL levará experiências ao ar livre, música e bem-estar, com uma verdadeira atmosfera de praia no coração de São Paulo. Com quase um mês de atividades gratuitas, o evento acontecerá de quinta-feira a domingo entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, na unidade da Vila Mariana do Posto 011.

Entre as atividades programadas pelo projeto UOL no Verão estão aulas de yoga, funcional, frescobol, beach tennis, entre outras. O espaço aberto ao público contará ainda com restaurante e cardápio apropriado para o clima de verão, DJ e espaços exclusivos com atividades para bem-estar e lazer.

Além disso, o evento contará com uma programação completa e exclusiva de conteúdo, entre eles, o programa Ctrl+Ver Ctrl+Ser, com episódios especiais com convidados falando sobre como construíram seu estilo. Além do Á moda da Isa de Verão que ganhará quatro episódios inspirados nos sabores da estação mais quente do ano.

Já em Conta Outra, a novidade ficará por conta do humor. Numa roda de amigos comediantes, as histórias de verão mais absurdas darão o tom da conversa. Os papos serão apresentados em quatro episódios. As produções poderão ser vistas na grade diária do Canal UOL e também on demand, pelo UOL Play.

Mundo do Circo volta com atrações a São Paulo

O Mundo do Circo SP, novo programa cultural da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte, reabre ao público no dia 17 de janeiro, e apresenta uma série de espetáculos gratuitos até o dia 29 de janeiro, incluindo a 15ª edição do Festival Circo SP, que acontece na semana do aniversário da capital paulista. Localizado no Parque da Juventude, o programa está próximo a Biblioteca de São Paulo e da Etec de Artes, na zona norte da capital paulista.

A exposição Mundo do Circo é um ambiente lúdico que exibe brinquedos populares, bonecos talhados em madeira, entre outros materiais, além de jogos e maquetes, que poderão ser manipulados pelos visitantes. Apresentando esta arte milenar que está presente no Brasil e no mundo.

A Grande Lona terá diversas atrações de 17 a 22 de janeiro. Nos dias 17 e 18, a Caravana Tapioca apresenta Cavaco e sua Pulga. Ao transportar o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, o espetáculo traz Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades, sempre com interação e improvisação com a plateia.

Já no dia 19, o Circo Família Gelly traz A Alegria do Circo. Com uma tradicional apresentação circense, com a presença de malabares, equilíbrio em monociclo, além de muita palhaçada. No mesmo dia, a Lona Multiuso, vai receber uma atração com classificação indicativa para 16 anos, com Vulcânica Pokaropa. Mordida de Amor fala de literatura LGBTQI+ e do amor entre pessoas, ou simplesmente do amor em toda a sua diversidade. Busca combater os preconceitos de forma incisiva com a sua poesia.

No dia 20 de janeiro, a Cia Fundo Falso traz um espetáculo de mágica e ilusionismo em Uma Série de Surpresas, que diverte a plateia, desafia a imaginação, estimula o raciocínio, incita o pensamento e cria encantamento. Aliado à música, os números apresentados são escolhidos a partir da interação com o público. Ele parte do improviso com números de mágica e comicidade, fazendo a obra ser diferente a cada apresentação.

No sábado, 21, o Grupo Exército Contra Nada, formado em Londrina em 2011, realiza espetáculos circenses baseados em sua pesquisa voltada para arte pública e apresenta no Mundo do Circo SP a novidade: Estado de Risco.

A Obra da Cia. Nanikos traz Hernani Albuquerque, Luiza Bernat e Danilo Perez, num espetáculo repleto de variedades circenses que tem como pano de fundo um canteiro de obras, onde os três artistas transformam situações cotidianas de uma construção civil em números de acrobacias, equilíbrio, mímica, música, mágica e palhaçaria, no domingo, dia 22.

Na semana em que São Paulo completa 469 anos, o Mundo do Circo SP apresenta a 15ª edição do Festival Circo SP, com diversas atrações circenses, malabares, equilíbrio e terá shows. No dia 24, a musa do Carandiru, Rita Cadillac faz sua apresentação, enquanto, no dia 25, quem cantará parabéns à cidade é Marcelo Jeneci. 

O Mundo do Circo SP vai funcionar, diariamente, das 11h às 18h, de 17 a 22 de janeiro. Já de 24 a 29, deste mês, durante o 15º Festival Circo SP, estará aberto das 11h às 21h. A programação completa do Mundo do Circo SP está disponível no site www.mundodocircosp.com.br .

Sobre o Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição, além do picadeiro a céu aberto.

A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações.

Um terceiro espaço, a Lona Exposição, abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O picadeiro a céu aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.

Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.

O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.

A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Existe uma pequena loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e, em uma segunda fase, há previsão de ter praça de alimentação.

O Mundo Circo SP ocupa um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude, que completa 20 anos em 2023 e passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *