Férias, pandemia e verão: quais os cuidados com os pequenos?

Pediatra lista cuidados que pais e responsáveis devem ter atenção no período de férias escolares e verão. Veja ainda dicas para a saúde bucal

Pediatras alertam para cuidados especiais com as crianças no verão (Foto de Ashley K Bowen no Pexels)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Nos meses de dezembro e janeiro costumam vir as preocupações das famílias com as férias escolares, o verão e, agora também, os cuidados para prevenção da Covid-19. Apesar de tanta turbulência, é preciso se organizar e manter a calma. Além da Covid-19, cuidados como excesso de sol, alimentação e hidratação são essenciais nesse período.

“Nos últimos dois anos foram muitas mudanças que tivemos que nos adaptar, a pandemia nos trouxe uma nova forma de cuidar e a notícia de novas variantes sempre assustam, principalmente quando pensamos nas crianças. Mas, é preciso manter a calma, aguardar mais informações e transformar esse momento em algo prazeroso em família seguindo todos os protocolos”, comenta , é o que orienta a pediatra Patrícia Terrivel.

Para alertar os pais, e ajudar nesse momento a dra. Patrícia listou alguns cuidados.

– Pandemia: Apesar da aceleração da vacinação e algumas flexibilizações, a pandemia continua. A prova é a chegada dessa nova variante, mas acalmem-se, não é preciso se desesperar, e sim tomar cuidado e seguir os protocolos. Usar a máscara em crianças maiores de 2 anos, higienização frequente, manter o distanciamento e o álcool em gel como fiel companheiro, além de sempre conversar com os pequenos a importância desses cuidados.

– Hidratação: O calor provoca a desidratação se não houver o consumo de líquidos, especialmente a água. Não deixe de sempre levar uma garrafinha de água em todos os passeios nesses dias mais quentes. A água possui um papel fundamental no organismo da criança, melhorando diversas funções em seu corpo e equilibrando a temperatura.

– Exposição ao sol: Está calor, está sol, mas, é preciso atenção. A exposição ao sol deve ser das 10h da manhã e depois somente a partir das 16h. O uso de protetor solar é essencial para proteger a partir dos seis meses. O uso de roupas com proteção UV e mesmo assim utilizar o protetor por baixo da roupa.Para os menores de seis meses que não podem usar protetor solar, a recomendação é ir bem cedo ou bem no final da tarde para a praia ou piscina. Outro item indispensável é o repelente para os maiores de seis meses, no verão a presença de pernilongos aumentam.

– Alimentação: Em dias quentes a alimentação precisa ser mais leve, dê preferência para legumes, saladas e frutas. Alimentos gordurosos e industrializados podem riscar do cardápio de verão. Uma alimentação saudável, rica em nutrientes além de ajudar na digestão, colabora na proteção de infecções.

“Seguindo esses cuidados básicos já é possível programar as férias em família, pensando na diversão e momento com os pequenos”, finaliza.

Cuidados especiais com a saúde bucal das crianças nas férias

Com a chegada das férias escolares, a rotina do que diz respeito a higienização bucal das crianças pode acabar sofrendo algumas alterações, afinal, é comum que os pais permitam uma flexibilidade nos horários, invistam em passeios ou viagens, sem contar, é claro, que é a época das guloseimas de fim de ano. No entanto, é fundamental continuar ressaltando a importância da saúde dos dentes, bem como a prática de hábitos saudáveis como um todo.
“Naturalmente, esse período é marcado pelo alto consumo de doces, frituras e alimentos industrializados. Sem contar que também aumentam as chances de fraturas nos dentes decorrentes de alguma queda, por exemplo”, explica Sara Paz, consultora da GUM , marca americana de cuidados bucais.

Por isso, para ajudar nesse processo, a profissional preparou algumas dicas para que todos possam desfrutar de momentos de muita tranquilidade e diversão. Confira:

• Aproveite o recesso escolar para agendar uma consulta no dentista. Após a visita, leve-os para um passeio de modo que esse momento seja sempre associado a algo positivo;

• Mantenha a rotina de limpeza completa utilizando escovas específicas para cada idade, fio dental e, se necessário, enxaguante bucal. Para deixar esse momento mais alegre, aposte em produtos lúdicos ou que sejam dos personagens preferidos das crianças;

• Evite o consumo de salgadinhos, doces e afins, pois esses alimentos pastosos necessitam de uma higienização mais completa pois podem aderir firmemente ao dente e contribuir para o surgimento de gengivite e outras doenças. Porém, caso não seja possível, controle a ingestão para uma vez por semana, lembrando sempre de escovar os dentes após a refeição;

• Aposte em capacetes ou protetores bucais, principalmente se as crianças têm espírito aventureiro e gostam de correr, andar de bicicleta ou jogar futebol. E lembre-se, em casos de quedas ou acidentes, é imprescindível buscar auxilio profissional o mais rápido possível.
Com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!