O programa Academia Carioca já beneficiou 129.940 pessoas em 202 unidades de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde) em toda a cidade, até julho deste ano. Das 202 unidades onde o programa está presente, 127 contam com aparelhos de ginástica. Os benefícios da atividade física associada aos cuidados clínicos são percebidos no acompanhamento dos usuários do programa.
Dos alunos que participam do Academia Carioca, 73% são hipertensos, 24% diabéticos e 64% tinham excesso de peso. Sobre os efeitos fisiológicos e metabólicos e de risco cardíaco, 89% controlaram a pressão arterial, 61% diminuíram o peso corporal, 58% tiveram o índice de massa corporal (IMC) reduzido e 65% reduziram a circunferência abdominal.
Além disso, 80% dos participantes tomavam algum medicamento de uso contínuo para controlar as doenças crônicas ou comorbidades. Desses, 21% puderam ter o uso do remédio suspenso pelo médico que os acompanhava.
A maioria dos usuários do Programa Academia Carioca é de idosos – 52%. A seguir vêm os participantes na faixa etária dos 45 aos 59 anos, com 22% do total. De 35 a 44 anos, são 13% 10%. Apenas 10% são pessoas de 35 anos a 18 anos e 3% são menores de 18 anos.
As academias têm como objetivo facilitar o acesso às atividades físicas em associação aos cuidados dos demais profissionais de saúde, e melhorar a qualidade de vida da população que utiliza os serviços de saúde, prevenindo doenças e suas complicações.
No programa, os exercícios são sempre orientados por profissionais de Educação Física integrados às equipes de saúde. Além de ginástica em aparelhos, são promovidas atividades como caminhadas, alongamento, dança de salão, capoeira, ginástica laboral, atividades culturais, entre outras.
O profissional de Educação Física do programa, Rodrigo Cardoso, ressaltou a importância do profissional na promoção de saúde dos cariocas e o impacto positivo das atividades promovidas pelo programa na Atenção de Saúde Primária.
A equipe de profissionais de educação física do Programa Academia Carioca é referência nacional no desenvolvimento de práticas de promoção da saúde, ações e atividades de integração entre profissionais e os cariocas. Todos os trabalhos da equipemostram que eles contribuem e auxiliam na atenção primária à saúde”, afirma.
O profissional de Educação Física é responsável por manter o corpo humano em ação e saudável, planejando, coordenando e supervisionando atividades físicas e esportivas, promovendo assim a melhora da saúde e qualidade de vida da população. Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física (1 de setembro), a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de atividades pelo Programa Academia Carioca.
A programação contará com atividades físicas, que serão iniciadas com alongamento, seguido por caminhada na orla e danças com ritmos variados. As aulas serão ministradas pela equipe de profissionais de Educação Física do Programa Academia Carioca e terá o apoio dos agentes comunitário de saúde.
Fonte: SMS-RJ,com Redação
.