Após uma nova internação, Preta Gil deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou exames de rotina nesta quarta-feira (7), e se prepara para seguir o tratamento nos Estados Unidos. Segundo a cantora, este seria o último recurso no Brasil em sua jornada contra o câncer colorretal (também conhecido como câncer de cólon, de intestino ou de reto).
A alta médica foi confirmada por Gilberto Gil, pai da artista, que publicou uma foto ao lado de Preta e a esposa Flora, comemorando a saída do hospital. “Preta de volta em casa“, escreveu o cantor na publicação. “Nosso amor”, disse Flora Gil. Não foram divulgados detalhes sobre a nova etapa do tratamento da cantora.
Preta, hoje com 50 anos, descobriu um tumor colorretal em janeiro de 2023 e desde então vem compartilhando sua jornada de tratamento da doença. Após amputar o reto, a cantora chegou a passar dois meses internada se recuperando de mais uma cirurgia para a retirada de novos tumores na fase metastática da doença e passou a usar uma bolsa de colostomia definitiva.
Outros artistas, atletas e figuras públicas também foram diagnosticados com a doença nos últimos anos. Ao tornarem públicas as suas jornadas de tratamento, essas personalidades ajudaram a lançar o tema na mídia e ampliar o alcance da informação, incentivando o rastreamento precoce, por meio da colonoscopia e exame de fezes ocultas.
Muitos deles não conseguiram resistir às complicações da doença – caso dos jogadores Pelé e Roberto Dinamite, do ator norte-americano Chadwick Boseman, do ator Luiz Gustavo e, mais recentemente, do cantor Klauss Hee, do grupo Dominó, que fez sucesso no Brasil nos anos 80 e 90. Outros, seguem em tratamento como a cantora Simony, o cantor Conrado, o apresentador Emilio Surita e o ator norte-americano James Van Der Beek.
Irmã de Ana Furtado enfrenta câncer colorretal avançado
Em fevereiro deste ano, a apresentadora Ana Furtado – que já conseguiu vencer um câncer de mama – revelou que a irmã, Tina Furtado, está enfrentando um câncer de intestino avançado. A apresentadora contou ainda que foi decidido transformar a trajetória em uma série documental, intitulada “Eu Escolho Vencer”, com o objetivo de refletir uma mensagem de força e esperança para outros pacientes que também foram diagnosticados com a doença.
“São 11 capítulos poderosos, onde ela compartilha tudo o que aprendeu sobre força, fé e resiliência. Agora queremos que essa história alcance ainda mais pessoas”, disse em um post nas redes sociais. Em 2021, Tina recebeu o diagnóstico e, até o momento, já passou por mais de 55 sessões de quimioterapia e também cirurgias. “Em nenhum momento ela deixou a dor definir sua história. Pelo contrário: ela sempre escolheu vencer”.
Leia mais
Preta Gil se prepara para tratamento nos EUA: ‘tenho muito que viver’
Preta Gil terá que usar bolsa de colostomia definitiva: entenda
Preta Gil vai aos EUA em busca de novas terapias contra o câncer
Conheça artistas que lutam contra a doença

Simony – A cantora de 48 anos, que se celebrizou com a Turma do Balão Mágico foi diagnosticada com câncer colorretal em 2022 e, em janeiro de 2023 chegou a anunciar que estava em remissão. Após um tratamento com quimioterapia, que resultou na redução do tumor em cerca de 50%, ela passou a realizar imunoterapia, que deverá ser mantida por pelo menos dois anos. “Sou um milagre”, diz ela, que concilia o tratamento com sua agenda de trabalho e compartilha toda a sua jornada nas redes sociais.
Conrado – Após se sentir mal, em 2023, o cantor precisou fazer colonoscopia e endoscopia, depois exame específica de sangue, ressonância e Pet Scan. Foi encontrado um tumor maligno no final do reto no reto e ele passou por uma cirurgia de emergência.’. Marido da ex-paquita Andréa Sorvetão, o cantor de 55 anos segue em tratamento.
Emílio Surita – O apresentador do programa “Pânico” da Jovem Pan, foi diagnosticado com câncer de intestino em 2023, aos 61 anos.
James Van Der Beek – O ator de ‘Dawson’s Creek’ foi diagnosticado com câncer colorretal aos 47 anos, em novembro de 2024, e segue em tratamento.
Personalidades que morreram com a doença
Klauss Hee – O ex-integrante da banda Dominó morreu aos 50 anos, em março deste ano, em decorrência de um câncer de intestino.
Pelé – O ídolo do futebol foi diagnosticado em agosto de 2021 e um mês depois realizou uma cirurgia para retirar o tumor no intestino grosso. Na época, o astro também realizou uma série de quimioterapias. Ele morreu em novembro de 2022, aos 82 anos.
Roberto Dinamite – O ídolo do Vasco da Gama faleceu aos 68 anos em janeiro de 2023 após complicações da doença. Ele chegou a passar por cirurgia e quimioterapia.
Luís Gustavo – Em 2021, o ator faleceu em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Ele havia sido diagnosticado com o tumor em 2018.
Chadwick Boseman – Famoso por interpretar o Pantera Negra, o ator lutou durante quatro anos contra o câncer, mantendo a situação em segredo, e morreu em 2020.





