Estamos no Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental e emocional. Sabemos que muitas doenças começam com a dificuldade de lidar com diferentes sentimentos. Se falar sobre sentimentos é difícil, nomear o que se sente é ainda mais. É por isso que depois de 30 anos de estudo sobre “o sentir’, a psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves, lança a obra Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. De A a V, o livro reúne 80 sentimentos para auxiliar as pessoas na difícil missão de se comunicar.
Amizade, Compaixão, Culpa, Depressão, Esperança, Felicidade, Humilhação, Medo, Nostalgia, Ódio, Paz, Responsabilidade, Solidariedade, Timidez e Vingança, listados de A a V, são alguns dos 80 sentimentos sobre os quais este livro discorre. Com o conhecimento profissional e a delicadeza necessária para abordar cada um destes sentimentos, Beatriz os descreve e se preocupa em diferenciar o que é uma ação e um sentimento. É o caso, por exemplo, da ação de vingança e o sentimento de vingança.
A ignorância sobre o que se sente é resultado de um sistema de valores que, desde a infância, reprimiu os nossos sentimentos e nos levou a essa confusão”, explica a psicanalista. Ela é fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir (Socis), que reúne semanalmente na sede em Copacabana, zona sul carioca, um grupo para falar de sentimentos, onde as pessoas se abrem, se expressam, se comunicam sobre o que sentem.
A produção também instrui o leitor a mobilizar conhecidos e organizar um grupo para falar sobre sentimentos. “Os resultados têm sido surpreendentes”, reforça Beatriz, que é autora, ainda, de outras sete obras, entre elas: “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Eu Sensível” e o “O Homem Além do Homem”. Atualmente, por causa da pandemia, os encontros têm acontecido on-line.
Neste livro, ensina passo a passo, a qualquer grupo que queira se reunir – na escola, na família, entre amigos, etc. -, a dinâmica para falar de sentimentos. Em sua página no Facebook – “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves” – ela vem escrevendo, todos os domingos, sobre um sentimento. Como ela diz nesta obra, “falar os sentimentos, falar sobre os sentimentos” é “reger a sinfonia interna, escutar a própria melodia, orquestrar a história de sua vida”.
Pela incapacidade de ir adiante ou pela espera de algo que não se realiza, surge a frustação. Um sentimento que agrega raiva, como também os sentimento de fracasso, tristeza, amargura, decepção, que, entre outros, levam a pessoa a se sentir infeliz.”
(Falando sobre sentimentos com Beatriz Breves, pág. 60)
Sobre a autora
Beatriz Breves é psicóloga, psicanalista, bacharel e licenciada em Física. É presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS). Fez o Mestrado em Psicologia na American Word University (AWU/Iowa/EUA), tendo se formado em Psicologia na Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe).
Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psycoanalytical Association (SBPRJ/IPA), é também psicoterapeuta analítica de Grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-99. Como servidora pública aposentada do Estado do Rio de Janeiro, foi psicóloga estatutária (concursada) do Serviço de Psicossomática do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ).
Ficha técnica:
Título: Falando de Sentimentos com Beatriz Breves
Autora: Beatriz Breves
Páginas: 104
Preço: R$ 40,00
Link de venda: https://amzn.to/388aCI0 e https://bit.ly/3eFr7fX
Preço e-Book: R$ 26,00
Link de venda e-Book: https://bit.ly/34Z3ewi
Passei por tantos momentos difíceis e muito triste que me deixou sequelas e o pior de tudo a depressão alta. estou tomando antedepressivos mais não está fazendo efeito