É tempo de doar. Entretanto, nesta época do ano, a maioria das pessoas está tão ocupada com presentes que não pensa naquele presente que poderia salvar vidas. De acordo com dados de hemocentros Brasil afora, os meses de férias de verão (novembro a janeiro) registram os menores números de doações de sangue do ano. Isso ocorre durante os feriados de fim de ano, pois muitas organizações entram em férias e os possíveis voluntários estão ocupados com os preparativos das festas de fim de ano.

As festas de fim de ano e o período de férias escolares em janeiro interferem diretamente no número de doações de sangue. Pelos cálculos do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti do Rio de Janeiro (Hemorio), a redução gira em torno de 10% a 15%. Essa é uma grande preocupação do Hemorio, que funciona no centro da capital, porque nessa época costuma ocorrer um volume maior de acidentes.

Justamente nesse período a demanda cresce, porque as pessoas viajam e saem mais de casa, o que, infelizmente, aumenta o número de acidentes. Por isso, é importante que as pessoas venham doar”, apela a assistente social do Hemorio Ana Ester Carlos.

Portanto, quando for planejar sua lista de presentes para este Natal, considere adicionar mais um item: “doar sangue”. A coleta dura cerca de 15 minutos, mas todo o processo – do cadastro à doação – leva aproximadamente uma hora, menos do que para assistir a um filme. Melhor ainda: sua doação pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas.

14 a cada mil  habitantes doam sangue no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,4% – 14 em cada mil habitantes – doa sangue regularmente. Apesar do número ter subido após o período mais crítico da pandemia, continua abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Às vezes, este sangue é usado no tratamento de pacientes com doenças crônicas, e, em outras, ele ajuda a salvar a vida de alguém em uma emergência como um acidente de carro. É importante lembrar que durante o período de férias o grande número de viagens pode contribuir para o aumento de emergências nos hospitais do país. Com a quantidade abaixo do necessário, o órgão alerta para as consequências graves que podem ocorrer.

Tratamentos de pacientes podem ser prejudicados, e cirurgias eletivas podem ser adiadas quando não há sangue disponível. Além disso, o estado de saúde de pacientes internados que já estão estáveis pode se agravar. Por isso, precisamos muito das doações”, alerta Ana Ester.

O sangue tem uma vida útil muito curta. Os glóbulos vermelhos podem ser armazenados por até 42 dias antes da transfusão, e plaquetas, que ajudam pacientes com transplante de medula óssea, câncer e leucemia, só duram cinco dias antes de não poderem mais ser usadas.

Hemorio funciona para doações todos os dias neste fim de ano

Fundado em 1943, o Hemorio  é o segundo maior hemocentro do Brasil e  também o hospital que mais atende pacientes com doença falciforme no mundo. A unidade está na frente em número de doadores voluntários e se transformou em referência em doação de sangue no Brasil, recebendo entre 250 e 300 pessoas para doação por dia.

De janeiro a novembro deste ano, houve mais de 82 mil doações. A previsão é concluir 2024 com pelo menos 92 mil doações. Os estoques do Hemorio abastecem os bancos de sangue de 130 unidades de saúde pública e particulares conveniadas ao SUS nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O Hemorio funciona todos os dias para doação, exceto no dia 1º de janeiro. A unidade está localizada na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio de Janeiro. Quem quiser informações complementares sobre doação pode acessar o Disque Sangue, no telefone (21) 3916-8310, ou então as redes sociais do Hemorio (@hemorio).

Faculdade abre as portas para doadores neste sábado (21)

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realiza neste sábado, dia 21, o evento Natal Solidário, em Botafogo. A partir das 9 horas, a equipe do Hemorio estará presente na unidade, localizada na Rua Marquês de Olinda, 70, para receber as pessoas interessadas em doar pela primeira vez ou quem já doa regularmente.
Essa ação é aberta para toda a comunidade que reside no bairro e para todos que desejam realizar esse ato. A ação é realizada pela Igreja Presbiteriana de Botafogo, que está mobilizando várias instituições para que o objetivo de recolher 120 bolsas seja atingido. As doações podem ser feitas até às 15 horas do dia 21. Ao final, um lanche é entregue para cada participante. 

A.C.Camargo Cancer Center faz mutirão de doadores em SP

Tipos A -, AB-, B- e O- são os mais necessários e instituição encoraja mobilização da população

É comum que em períodos de festas, como natal e ano novo, ocorra uma baixa ainda maior nos estoques dos bancos de sangue. Por esta razão, no Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), o A.C.Camargo Cancer Center iniciou um mutirão para aumentar as doações de sangue. Os tipos A negativo, AB negativo, B negativo e O negativo são as principais necessidades, mas todos os tipos são necessários. Porém, a instituição demanda doadores regulares durante todo o ano.

Isso porque os pacientes oncológicos necessitam fazer quimioterapia/radioterapia durante o tratamento, o que pode levar à queda da produção do próprio sangue, causando anemia ou plaquetopenia, e à necessidade de transfusão. Sangramentos causados pelo tumor também podem acontecer e a necessidade de manter reservas de sangue para realização de cirurgias é algo constante.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta: 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 15h, no A.C.Camargo Cancer Center – Unidade Castro Alves Assistencial, na Rua Castro Alves, 131, Aclimação – São Paulo. É necessário agendamento prévio pelo link. Telefone: (11) 2189-5000 – selecione a opção 5 do menu telefônico (agendamento de doação de sangue).

Você é elegível para doar sangue? Provavelmente sim!

Doar sangue é uma atitude cidadã geradora de cura e vida. Antes de programar-se para uma doação, porém, é preciso conhecer os requisitos para esta boa ação. Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos, trazer um documento oficial com foto, estar bem de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. O doador voluntário não precisa estar em jejum, mas é aconselhável que evite consumir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Vale lembrar que as pessoas que têm tatuagem, podem doar, mas só depois de seis meses da última feita. E o intervalo entre uma doação e outra é de 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Não é necessário estar em jejum, mas devem ser evitados alimentos gordurosos antes da doação.

É obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte. Menores de 18 anos precisam apresentar um Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsável legal”, recomenda a unidade.

Para doar sangue, é necessário:
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
  • Não é preciso estar em jejum, mas alimentos gordurosos devem ser evitados antes da doação.
  • É obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte.
  • Menores de 18 anos precisam apresentar um Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsável legal.

Quer saber mais sobre doação de sangue? Confira esses sites:

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *