Entre as peças, uma árvore de Natal que conta com 506 tampinhas de metal A obra é produzida por Alfredo Borret, que faz parte do Projeto Ecotampas, que já transformou mais de 50 toneladas de lixo em quadros, mosaicos e souvenirs.
Há ainda quatro painéis feitos pelo artesão e auxiliar de serviços gerais da Comlurb, Nilson Tavares, reutilizando lonas de banners, doadas pela Casa da Empada, e tampinhas plásticas doadas por Alexandre Milagres, da ONG Praia Não é Cinzeiro e Nem Lixeira.
O gari artista Oséias da Matta preparou uma árvore de Natal feita com reaproveitamento das sobras de lonas especiais usadas pelo artista plástico tcheco Jah Kalab em sua mostra “Corte e Construção”, em cartaz na Galeria Movimento, na Gávea. Oséias ainda apresenta uma árvore de Natal feita com o reaproveitamento de guarda-chuvas descartados.
Artistas e artesãos parceiros como Lina Mello , Dirce M. Naves, Conceição Gomes, Bianca Branco mostram guirlandas e enfeites diversos, sempre com viés voltados para a reutilização de peças que iriam para o lixo, o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade.
A exposição pode ser visitada até 10 de janeiro de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Galpão das Artes da Comlurb –Rua Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea (sob o Viaduto Lagoa-Barra, em frente ao Terminal Rodoviário da Gávea). A entrada é gratuita.
Papai Noel troca trenó por minicaminhão compactador de resíduos
O bom velhinho presenteou cerca de 200 crianças de creche pública no Distrito Federal
Que trenó, que nada. O Papai Noel se modernizou e resolveu presentear cerca de 200 crianças sobre um minicaminhão compactador de resíduos da Sustentare Saneamento, na última terça-feira (17/12), no Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) Araraúna, em Santa Maria, no Distrito Federal. A Mamãe Noela e o Garizito, mascote do Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF), também estiveram presentes para alegrar os pequenos durante o evento especial.
Ao longo do evento, as crianças receberam saquinhos do Papai Noel com carrinhos, bonecas e jogos de panelas que a CEPI Araraúna conseguiu por meio de doações de empresários locais e parceiros. Além disso, os pequenos se divertiram com o minicaminhão compactador de resíduos da Sustentare e com uma programação de teatro lúdico.
Priscila Cavalcanti, 33 anos, mãe de um dos alunos atendidos pela creche, parabenizou a iniciativa e falou sobre a importância na quebra na rotina das crianças. “É muito importante para sair um pouquinho da rotina da semana deles. Hoje, com um evento especial como esse, principalmente sendo sobre o Natal e o Papai Noel, meu filho ficou super empolgado e animado. Ele adorou a decoração, o presente, as atrações e principalmente o minicaminhão elétrico da Sustentare. Os organizadores do evento estão de parabéns”, compartilhou a gerente comercial.
Fernando Damaceno, diretor do centro de educação, afirmou que foi gratificante ver o brilho no olhar dos alunos durante a ação. “Foi um prazer enorme receber toda a equipe Sustentare com a chegada do Papai Noel, entrega dos presentes, onde a gente pôde ver o brilho no olhar das nossas crianças, das famílias que são atendidas pelo CEPI Araraúna, e também poder ter esse momento de confraternização para fechar o ano letivo de forma grandiosa”, compartilhou.
Segundo ele, esta ação também foi uma forma de valorizar os coletores. “Temos uma comunidade onde muitos pais trabalham na coleta, e ter o Papai Noel chegando em cima do caminhão compactador foi inovador e também uma forma de homenagear e valorizar a profissão de gari”, completou o diretor.
A CEPI Araraúna atende crianças desde o berçário (a partir de quatro meses de idade) até os três anos e onze meses de idade, em período integral, das 7h30 às 17h30. No local, elas contam com cinco refeições, tomam banho, têm o momento do soninho e realizam atividades pedagógicas, além de balé, vôlei e futsal.
Com Assessorias