Com a chegada de 2026, começam também os planos para a famosa lista de “Resoluções de Ano Novo”. E entre várias promessas, “emagrecer”, “começar uma dieta”, “perder X quilos” é presença garantida nas listas de muitas pessoas, de gêneros e faixa etária diferentes.

Para a nutricionista e neurocientista do comportamento alimentar Sophie Deram, essa lógica precisa mudar. “Peso não é meta: é consequência”, afirma. “Ter o peso como meta direta significa perder de vista o que realmente importa: o comportamento alimentar, a relação com a comida e as pistas biológicas do corpo”, continua Sophie.

Vivemos hoje o que Sophie chama de “terrorismo nutricional”. “As pessoas não sabem mais o que comer”, explica.  Muitas restrições (e típicas de resoluções de ano novo) “assustam o corpo”, desencadeando adaptações que podem modificar o comportamento alimentar e levar a um ganho de peso ainda maior. Para Sophie, a saída está em mudar o foco: “Não enxergar o peso como a causa do problema, para não trabalhar só sobre a consequência. É preciso entender por que você engordou”.

Perda de peso não significa ganho de saúde.  Como perdeu esse peso? Perdeu massa magra também? Isso é preocupante para sua saúde e esperança de longevidade. Sarcopenia e osteoporose são os perigos da velhice”, completa a neurocientista.

Para 2026, a neurocientista e doutora pela Universidade de São Paulo propõe que as resoluções de Ano Novo deixem de ser “Perder X kg” ou “Entrar no vestido/quadril do ano passado” e passem a ser “Comer com consciência”, “Ouvir a fome e a saciedade”, “Voltar a ouvir meu corpo” e “paz com a comida”.

Abaixo listamos algumas dicas de Dra Sophie que podem facilitar a mudar a mentalidade para uma promessa baseada em saúde e não apenas em estética ou número na balança:

1- Em vez de cortar grupos alimentares ou impor restrições rígidas, inclua progressivamente mais alimentos,frescos e caseiros menos industrializados.
2- Em vez de controlar cada caloria, pratique o que se chama de comer consciente: estar presente, saborear, comer com prazer em paz e tentando comer sem culpa.
3- Entenda o sobrepeso ou o ganho de peso não como fracasso pessoal, mas como sinal de que seu corpo e sua vida pedem atenção, seja por questões hormonais, emocionais, de medicamentos ou de estilo de vida.

Porque peso vem como consequência e não como objetivo”, explica Sophie, que lembra que o corpo humano não “decide” perder peso porque nós queremos; ele responde ao contexto que lhe damos: alimentação, sono, estresse, rotina, prazer. “Quando você está comendo com prazer e menos culpa, você tende a comer melhor e, por consequência, menos porque vai ficar satisfeito”, diz ela.

Portanto, se a resolução de Ano Novo for “ficar mais saudável”, “me sentir melhor”, “me respeitar mais”, o peso provavelmente vai se ajustar, como consequência natural e com muito mais chance de permanência. Já a meta “emagrecer a todo custo” costuma ativar mecanismos de defesa do corpo: fome aumentada, metabolismo diminuído, risco de compulsões. “Porque corpo saudável não é o mais leve: é o mais em paz”, finaliza Sophie.

Leia mais

Transferência de vício: o lado obscuro do emagrecimento
Os quatro mitos que atrapalham o emagrecimento
Busca por emagrecimento é maior que pela felicidade no Google
Inspiração: eles mudaram suas vidas após o emagrecimento

passos para um emagrecimento saudável e consistente em 2026

Manter a constância nos treinos, priorizar uma boa noite de sono e estabelecer metas realistas estão entre as dicas do especialista

Com a chegada de um novo ano, o desejo de cuidar do corpo e da saúde está entre as resoluções mais comuns. No entanto, transformar essas promessas em realidade requer mais do que motivação: é preciso adotar novos hábitos para atingir uma rotina equilibrada.

O emagrecimento sólido e saudável não é sobre dietas milagrosas ou treinos exaustivos, mas sim sobre hábitos consistentes que transformam a nossa rotina”, alerta o professor de educação física Felipe Kutianski, especialista em fisiologia do exercício.

Pensando nisso, o especialista elaborou um guia prático com 8 passos essenciais para te ajudar a alcançar seus objetivos. Confira:

1. Estabeleça metas realistas

Comece com objetivos possíveis e mensuráveis, dividindo o seu plano em pequenas metas semanais. “Metas alcançáveis mantêm a motivação em alta e ajudam a criar uma relação mais saudável com o processo”, afirma Kutianski.

2. Mantenha constância nos exercícios

Diferente do que muitos pensam, o segredo está na regularidade dos estímulos. “Escolha algo que você goste, como dança, caminhada ou musculação, para aumentar a probabilidade de que esse exercício se torne parte da sua rotina”, sugere. A diversidade nos treinos também ajuda a evitar monotonia.

3. Priorize o sono

Não existe corpo dos sonhos sem um sono adequado. O descanso é fundamental para o equilíbrio hormonal e a recuperação do corpo. “Estabeleça uma rotina de sono, dormindo e acordando todos os dias preferencialmente no mesmo horário, e desconecte-se das telas uma hora antes de dormir para criar um ambiente favorável ao relaxamento”, diz.

4. Controle o estresse

Estresse elevado pode alterar a produção de substâncias no organismo que prejudicam a perda de peso. “Momentos de pausa são fundamentais para equilibrar a mente e o corpo”, ressalta o especialista.

5. Organize sua alimentação

Encarar a alimentação como combustível para o corpo faz parte do processo. Por isso, invista em alimentos naturais, como frutas, verduras e proteínas magras, e reduza o consumo de ultraprocessados e açúcar. “Comer de forma saudável não é sinônimo de restrição, mas sim de escolhas inteligentes”, alerta Kutianski. O especialista ainda sugere procurar um profissional nutricionista para auxiliar no planejamento das refeições.

6. Hidrate-se

Parece simples, mas muitas vezes esquecemos de beber água. A hidratação regula o metabolismo, melhora a digestão e é essencial para o emagrecimento e a manutenção da massa muscular. “Leve uma garrafa consigo e defina metas diárias de consumo”, diz.

7. Monitore seus resultados

Documentar o progresso é uma das melhores formas de se motivar. Faça fotos, medições e anotações sobre como você se sente. “Mais importante do que o número na balança é notar como sua energia, disposição e confiança evoluem”, aponta.

8. Seja paciente e consistente

O maior erro de quem busca resultados rápidos é desistir nas primeiras semanas. Afinal, mudanças sustentáveis levam tempo. Encare cada pequena vitória como parte de um processo maior. “O sucesso é a soma de ações consistentes. Não se cobre perfeição, mas avance um pouco a cada dia”, aconselha Felipe Kutianski.

5 dicas para mudar seus hábitos aimentares

Focar na nutrição como parte das metas de Ano Novo é a maneira de dar o pontapé na nova fase de forma saudável

A mudança nos hábitos alimentares, é um grande desafio para a maioria . Isso porque uma grande parte tende a criar metas irrealistas, sem se informar realmente sobre os passos necessários para realizar esse processo de forma correta e saudável, levando-os à desistência.

Para evitar esse ciclo vicioso, a Nutrium, startup portuguesa que desembarcou no Brasil em 2022, desenvolveu uma lista de dicas para te ajudar a manter o foco tornar seus hábitos mais saudáveis.

1. Comece aos poucos 

Ao traçar os objetivos para a mudança na alimentação, geralmente escolhemos objetivos muito grandes e específicos, como “perder 20kg” ou “parar de comer glúten” ou “cortar o chocolate para sempre”. Tais decisões colocam ainda mais pressão em cima do indivíduo, fazendo com que o desafio se torne muito mais complicado do que parece. Em vez disso, tente começar com objetivos menores que, no futuro, ajudarão você a alcançar sua forma mais saudável.

2. Tenha paciência

Os resultados não aparecem da noite para o dia. A reeducação  alimentar acontece de forma devagar e o tempo do seu corpo deve ser respeitado, já que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar no processo de mudança de hábitos. Procure estabelecer rotinas que te ajudem a perceber os efeitos do processo em seu corpo, como mais disposição, energias renovadas, entre outros “sinais” – da vida saudável – desta forma, se não enxergar o progresso rapidamente, você poderá evitar a desistência.

3. Procure ajuda

Muitas vezes as tentativas de mudanças de hábitos, acontecem sem ajuda ou informação, mas ambas são necessárias para que os seus objetivos sejam alcançados. Atualmente informações sobre nutrição saudável podem ser encontradas a torto e a direita, mas nem sempre sabemos em que confiar.

A melhor forma de evitar “dietas da moda” ou hábitos que, eventualmente, serão prejudiciais – para sua saúde, é procurar o acompanhamento de um nutricionista. É aí que entra o Nutrium Care, um Programa de Bem-Estar para empresas, benefício único e inovador, que inclui acompanhamento ilimitado com nutricionistas excelentes, planos alimentares 100% personalizados, palestras -, workshops, conteúdos exclusivos da área da saúde  nutrição, e muito mais.

4. Estabeleça objetivos realistas

Segundo os especialistas, traçar metas menores e celebrar os pequenos passos dados é indispensável para o começo dessa jornada. Um objetivo não tão ambicioso e progredir aos poucos para níveis mais difíceis, como realizar exercícios e ir avançando na frequência deste hábito com o passar dos meses, é a melhor pedida para garantir o sucesso de sua nova fase.

Não se trata de “começar devagar”, mas sim cumprir os objetivos em etapas menores, para então atingir resultados a longo prazo.  Além disso, não espere “perfeição” diariamente ou se deixe levar pela sensação de fracasso quando cometer qualquer deslize.  O mais importante é conseguir colocar a cabeça no lugar, aprender com os erros e voltar ao objetivo imediatamente. A mudança não acontecerá em um ou dois meses, mas sim dia após dia.

5. Nutrição como objetivo

Um dos grandes obstáculos de uma alimentação mais saudável é o dia a dia caótico do trabalho. A maioria das pessoas gasta cerca de 8 horas no ambiente profissional, durante as quais costumam cometer grande parte de seus erros alimentares.

Se você trabalha no RH de uma empresa, torne a alimentação de seus colaboradores uma prioridade. Ao investir em um programa de nutrição corporativa, as empresas podem ter funcionários mais saudáveis, felizes e produtivos. Também pode ajudar sua empresa a reter mais força de trabalho e se tornar mais atraente para novos talentos.

Com Assessorias

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *