O verão, período em que o corpo está mais à mostra, sempre vem cheio de novidades no campo da medicina estética. E nesta estação, um novo tratamento que promete acabar com a gordura abdominal, com riscos menores que a tradicional plástica nesta região, tem levado muitas mulheres para a mesa de cirurgia. É a Vibrolipoaspiração, que vem sendo muito procurada por ser menos invasiva que a tradicional lipo.
“A técnica, inclusive, pode ser aplicada em todas as partes do corpo. O aparelho é utilizado em movimentos vibratórios com a cânula em movimentos mais delicados impedindo movimentos mais bruscos e agressivos”, explica o cirurgião plástico Fernando Bianco, que viu aumentar em seu consultório a procura por esse procedimento, na maioria, por mulheres interessadas em colocar o corpo em forma sem grande sofrimento.
Ele esclarece as principais dúvidas sobre a nova técnica para os leitores do Blog Vida & Ação. Confira:
– Como é feita a vibrolipoaspiração?
A vibrolipoaspiração é uma variação da lipoaspiração e tem como diferencial a utilização de cânulas bem finas e do mecanismo vibratório para gordura.
– Quais os riscos deste procedimento?
Como qualquer tratamento estético é muito importante a escolha de um profissional e local de sua confiança. É primordial que você passe por avaliação completa do estado de saúde e revele ao cirurgião se usa qualquer medicamento, seja sintético ou natural.
– Há contra-indicações?
A vibrolipo é indicada para pessoas que “não estão” muito acima do peso, apenas sofrem com pontos de gordura localizada, seja nos glúteos, nas coxas, no quadril ou qualquer outra parte do corpo. Tanto homens quanto mulheres podem se submeter à operação depois de uma avaliação prévia do médico.
– Em que situações este método é melhor que o tradicional? Por quê?
A vibrolipoaspiração permite que a recuperação do paciente seja mais rápida e a cirurgia seja menos invasiva que a lipoaspiração, pois o médico não precisa usar da força para introduzir as cânulas, mas sim direcioná-las de forma que provoca menos trauma nos tecidos. Por atingir um número menor de vasos sanguíneos, a vibrolipoaspiração produz menos sequelas que a lipoaspiração convencional, como marcas roxas e a perda de sangue durante a cirurgia.
– Há outras vantagens, comparando com a lipoaspiração?
O tempo cirúrgico diminui em média de 35%; a dor da recuperação diminui 45%; o número de edemas e inchaços diminui 50%; aumenta a quantidade de gordura expirada em 80%, sem contar que pós – operatório é menos dolorido.
– Que cuidados devem ser tomados em paralelo? Alimentação? Exercícios físicos? Hidratação?
Como qualquer cirurgia plástica, alimentação é fundamental para um resultado de sucesso. Respeitar o prazo de repouso faz total diferença. Assim, caminhada junto às atividades físicas, devem ser praticadas quando são liberadas no seu tempo ideal. Vida saudável é para o resto da vida.
– Quanto custa o procedimento?
Por ser uma técnica de beleza extremamente eficaz, o preço da vibrolipo não é tão acessível. A média de preço varia de 3 mil a 7 mil reais. Quanto maior e complexa for a área tratada, o valor aumenta. Portanto, pesquise bastante e desconfie de lugares que cobrem muito barato.
– A técnica está disponível em clínicas de estética?
É uma cirurgia plástica, onde a paciente tem que fazer o procedimento em um hospital.