Verão é o melhor momento para ‘engatar’ na academia

Verão propicia prática de exercícios. Veja como alcançar sua meta e como academias podem incentivar alunos a não desistir do ‘projeto verão’

Hábito de praticar exercício regularmente deve ser permanente, mas nessa época, com as pessoas mais dispostas, é um bom momento para que haja uma mudança positiva (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Todos sabemos que a prática de atividade física está ligada a vários benefícios e que é fundamental ter hábitos saudáveis para sempre ter disposição e desfrutar do bem-estar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas se as pessoas praticassem algum tipo de atividade física em algum momento do dia.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e a hipertensão arterial, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, diminuir o declínio cognitivo, melhorar a memória e manter a saúde do cérebro.

Mas, infelizmente, os dados da Pesquisa Nacional de Saúde revelam que 47% dos brasileiros adultos não chegam a praticar o que a OMS recomenda: 75 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

E no verão, período em que os dias são mais longos e quentes, é mais fácil efetivar uma rotina de atividades físicas e muitas pessoas se sentem motivadas a se exercitar, principalmente ao ar livre. Também é muito comum notar um aumento repentino no interesse de boa parte do público nas academias, box de crossfit e outros tipos de estabelecimentos voltados para o segmento fitness.

Esse hábito deve ser permanente, mas nessa época, com as pessoas mais dispostas, é um bom momento para que haja uma mudança positiva no modelo de alimentação, estilo de vida e na inclusão da prática de atividades físicas.

“Temos que destacar a importância de sermos ativos para nossos corações, corpos e mentes, e como resultados favoráveis beneficiam a todos, de todas as idades e habilidades”, aponta Alessandra Feltre, nutricionista, especialista em emagrecimento, longevidade e nutrição esportiva da Puravida.

Segundo ela, qualquer tipo de atividade física, de qualquer duração, pode melhorar a saúde e o bem-estar, mas quanto mais exercício melhor. “Se você precisa passar muito tempo sentado, quieto, seja no trabalho ou na escola, deve praticar alguma modalidade para combater os efeitos prejudiciais do comportamento sedentário”, finaliza.

Dicas para donos de academias incentivarem frequentadores

O movimento se repete, ano após ano, de brasileiros que buscam, já nos últimos meses do ano, entrar em forma e se preparar para uma das estações mais quentes do ano. O crescimento do público nas academias tende a começar na época da primavera, por volta dos meses de outubro e novembro.

Quando se aproximam as festas de fim de ano as academias ficam vazias e boa parte dos frequentadores volta à rotina fitness, geralmente, a partir da segunda semana do ano seguinte. Após esse período de sazonalidade, o ritmo volta ao normal e empreendedores do ramo tendem a sentir a diferença.

Pedro Cruz, COO da Tecnofit, uma plataforma de gestão fitness, destaca que existem algumas ações que podem ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a sazonalidade pode causar nos resultados.

“De maneira geral, as altas temperaturas no verão seguem o mesmo padrão do inverno, que dura entre maio e agosto, ou seja, cerca de três meses. A sazonalidade neste período é ainda mais percebida nos estados que há quedas bruscas de temperatura. Por isso, uma mudança simples, mas significativa, é a adoção de planos quadrimestrais ou semestrais, influenciando o aluno a treinar por pelo menos mais um mês do que ele originalmente planejava”, explica o executivo. “A opção de congelamento também é interessante e pode ser sugerida ao aluno como uma alternativa ao cancelamento”, diz.

Outra estratégia que pode ser adotada é a realização de ações dentro do estabelecimento, tais como aulas especiais, palestras e workshops com influenciadores do mundo fitness e médicos especialistas nas áreas relacionadas, como nutrição, por exemplo.

“Esse detalhe atrai o aluno, é um diferencial que pode garantir a permanência, pois como em qualquer área, o contato com especialistas e influenciadores, pode trazer o incentivo que falta para aquele frequentador sazonal decidir levar a sério essa rotina de exercícios”, pontua.

Promover atividades diferenciadas também pode ser uma alternativa eficiente, como competições de corridas, atletismo, circuitos de crossfit, e por aí vai, pois o aluno que entrou em um período de sazonalidade tende a prorrogar sua permanência para participar dessas competições que, embora saudáveis, instiga o espírito competitivo.

“Por mais que a sazonalidade seja algo recorrente e difícil de ser evitada no mercado fitness, é possível extrair coisas boas desse período e reter boa parte do público, aproveitando esses três meses de verão para ampliar ainda mais a base de alunos matriculados por meio de ações engajadoras”, finaliza Pedro.

Conheça quais são os treinos mais eficientes para se preparar para o verão

Educador físico sugere as atividades físicas mais procuradas para resultados mais rápidos e visíveis

CEO da Red Fitness, Ronaldo Godoi, sugere alguns treinos com resultados mais eficientes (Foto: Divulgação)

Sabemos que mudar completamente a estrutura muscular do corpo para o verão é impossível, mas há formas de chegar mais perto das metas e conquistar o visual esperado para época mais quente do ano. Pensando nisso, o educador físico Ronaldo Godoi, CEO da Red Fitness, sugere alguns treinos com resultados mais eficientes.

Para quem está começando, o ideal é intercalar exercícios cardiovasculares, como esteira, bicicleta e escada, com musculação. “Esse combinado de atividades permite que a pessoa tenha um gasto calórico significativo ao mesmo tempo que fortalece os músculos, já que não adianta emagrecer e ficar flácido”, explica Godoi.

Para quem gosta, pode também inserir na rotina aulas de lutas, que ajudam na criação da consciência corporal e fortalecimento do core, região da lombar e abdômen que são pontos centrais para o desenvolvimento correto dos movimentos e, consequentemente, trazem um resultado mais rápido e visível.

Outra sugestão são treinos mais intensos. “A Red Fitness, por exemplo, possui o Red Burn, um treino funcional patenteado de alta intensidade com muitas repetições e descansos rápidos. Esse estilo de treino acelera o metabolismo e queima gordura por até 48 horas com o corpo em repouso além de tonificar os músculos”, destaca Ronaldo.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!