Nesta terça-feira (1/8), entra em vigor a RDC 786/23 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autoriza a realização de testes rápidos de doenças em farmácias de todo o país. Com a decisão, ao menos 47 análises clínicas, entre testes laboratoriais de asma, alergia e dengue, poderão ser feitos nos estabelecimentos, conforme a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Até então, o setor só podia realizar exames que aferiam casos de covid-19 e glicemia.
Para a Abrafarma, que representa as 27 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional, a nova resolução é um marco para a saúde brasileira. “A resolução aprovada posiciona de vez a farmácia como porta de entrada do sistema de saúde no País”, afirma Sergio Mena Barreto, CEO da associação.
Barreto cita ainda o papel desempenhado pelo setor também durante a pandemia. “Realizamos 20,7 milhões de testes de covid-19 e identificamos que ao menos 10% dos casos eram graves o suficiente para encaminhamento ao hospital. Além disso, capacitamos cerca de 20 mil farmacêuticos para estes tipos de serviços”, diz ele.
Confira a lista completa ao final do texto
Rede de farmácias já oferece exames há quase 10 anos
Um dos maiores grupos do setor farmacêutico no país, a rede Pague Menos & Extrafarma afirma que já oferece cerca de 50 serviços de saúde há quase dez anos, com o objetivo de torná-los acessíveis à população. De acordo com a empresa, a medida visa garantir, principalmente, atendimento para aqueles que não possuem assistência médica – como é o caso de 77% dos brasileiros, de acordo com dados do IBGE.
Segundo a empresa, são mais de 1.100 consultórios farmacêuticos em todo o país, com salas exclusivas para atendimento de saúde primária e, que indiretamente, auxiliam a desafogar o SUS. A rede afirma oferecer “saúde para todos com um preço acessível”, disponibilizando testes de sífilis, dengue, malária, Covid e Influenza, chikungunya, PSA, hepatite C, zika, teste de gravidez Beta HCG, Vitamina D, Hemoglobina glicada, perfil lipídico, anemia, HIV, ácido úrico, TSH, entre outros.
“Nos consultórios farmacêuticos Clinic Farma, com a assistência do farmacêutico, os pacientes também têm acesso à teleinterconsulta, permitindo que esse cliente relate seus sintomas para um médico por meio de uma videoconferência. Se houver uma inflamação na garganta, por exemplo, o profissional especializado pode prescrever um antibiótico por meio de uma receita eletrônica, e o problema de saúde pode ser resolvido dentro da farmácia em questão de minutos”, informa a rede.
Ainda segundo a rede,” essa abordagem visa simplificar o atendimento médico e torná-lo conveniente para os pacientes, sem renunciar à qualidade e assertividade, tornando prática a obtenção de cuidados de saúde adequados.
Entre as especialidades dos médicos, estão clínico geral, nutricionista e psicólogo. O agendamento pode ser feito nas mais de 1.600 lojas da empresa distribuídas pelo país que contam com os consultórios farmacêuticos ou pela internet neste link.
Rede de farmácias anuncia 5 novos exames laboratorais
A Drogaria São Paulo e a Drogarias Pacheco – muito populares na Região Sudeste – anunciam que também disponibilizam uma série de exames em suas unidades para garantir mais comodidade e agilidade aos seus clientes. Os exames estão disponíveis nas unidades das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo nos estados de SP, RJ, MG, BA, ES, PE, MT, PR, GO e no Distrito Federal.
“A autorização foi concedida pela Anvisa, que determinou uma série de normas para que estabelecimentos de saúde passem a oferecer esses exames de forma segura, ampliando o acesso à população. Trata-se de uma iniciativa que reforça o compromisso das redes em cuidar da saúde e qualidade de vida da população”, afirma a rede.
Desde o início do ano, a rede expandiu de 150 para 300 lojas preparadas para realização dos exames. Os clientes podem agendar o serviço diretamente na drogaria ou de forma online por meio do Portal de Serviços das marcas, garantindo mais praticidade e conveniência. Clique aqui para Drogaria São Paulo. Clique aqui para Drogarias Pacheco.
O Grupo DPSP dispõe de um portfólio de exames laboratoriais importantes para o rastreio de diversas doenças, permitindo uma ação imediata em relação ao cuidado com a saúde. São eles:
Beta HCG – Testes de Gravidez – O ECO F HCG é um imunoensaio de fluorescência para determinação quantitativa dos níveis de B-hCG em amostras de sangue total utilizando o analisador F200 ECO Reader F. Destinado a ser usado como um auxiliar na detecção precoce da gravidez
Hemoglobina Glicada – É um imunoensaio de fluorescência para a detecção quantitativa de HbA1c (hemoglobina glicada) humana em amostras de sangue total capilar. Este teste é para monitorar o controle glicêmico em pessoas com diabetes.
Perfil Lipídico – É um teste para a medição quantitativa do colesterol total, lipoproteína de alta densidade (HDL) e triglicerídeos em amostras de sangue total. Os valores estimados para a lipoproteína de baixa densidade (LDL), a relação LDL / HDL e o colesterol não-HDL são calculados com a tira PL STRIP ECO Teste e o analisador LipidoCare
PSA – É um imunoensaio de fluorescência usado para medir o Antígeno Prostático Específico (PSA) em amostras de sangue total. A medição quantitativa do PSA é útil no rastreio da avaliação do câncer de próstata, hiperplasia benigna da próstata (HBP), ou prostatite
TSH – É um imunoensaio de fluorescência para a medição de TSH em amostra de sangue total. A medição quantitativa do TSH é útil no rastreio de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Agenda Positiva
Testes gratuitos em farmácias do Rio e São Paulo
Para marcar os benefícios da decisão da Anvisa para a população brasileira, a MedLevensohn promoverá duas ações de prevenção à saúde gratuitas em parceria com farmácias no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No Rio, o evento será em frente à Drogaria Venâncio, na unidade da Avenida Maracanã, nº 834, das 8h às 17h. Já em São Paulo, a parceria será com a rede de farmácias Pague Menos, na unidade da Av. do Rio Pequeno, nº 1193 – Rio Pequeno (São Paulo/SP), a partir das 9h.
Durante as ações, serão realizados testes rápidos com o objetivo de orientar a população sobre as oportunidades proporcionadas pela Resolução 786/23. Os exames gratuitos serão realizados por profissionais de saúde qualificados, com o suporte do MedMóvel (van da empresa estruturada para realização dos exames).
Com esta resolução, a população poderá se beneficiar de uma ampla gama de testes rápidos disponibilizados pela MedLevensohn nas drogarias, que incluem: dengue, Covid, H. pylori, Influenza, vitamina D, entre outros.
Além disso, as ações contarão com a presença de profissionais da saúde e executivos da companhia, que estarão disponíveis para orientar as pessoas sobre as oportunidades oferecidas pela Resolução 786/23. Durante os eventos, os participantes terão seus resultados em apenas 10 minutos e receberão uma Declaração de Serviço Farmacêutico (DSF).
Caso necessário, os pacientes serão devidamente orientados a procurar uma unidade de saúde para uma consulta médica. Os testes rápidos desempenham um papel crucial na triagem para diagnóstico e tratamento, possibilitando a identificação precoce de possíveis condições de saúde.
Entenda a nova resolução da Anvisa
A nova resolução da Anvisa (confira aqui) dispõe sobre os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, de Laboratórios de Anatomia Patológica e de outros Serviços que executam as atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas. A norma permite a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios. Os exames devem ser realizados nesses espaços somente em caráter de triagem e não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.
A resolução, que entra em vigor em 1º de agosto, define uma nova categorização de serviços de saúde que realizam atividades relacionadas a exames de análise clínica:
serviço tipo I (farmácias e consultórios isolados);
serviço tipo II (postos de coleta); e
serviço tipo III (laboratórios clínicos, laboratórios de apoio e laboratórios de anatomia patológica).
Os serviços tipo I e II são habilitados a realizar coletas e exames de análises clínicas em caráter de triagem a partir de material biológico primário (tecido ou fluido constituinte do organismo humano ou isolado a partir destes que não sofreu alterações no seu estado natural ou que não foi submetido a atividades que visam a preparação para a análise), desde que todas as etapas do exame sejam realizadas após a coleta no próprio estabelecimento.
“Assim, a norma aprovada possibilita a realização de testes de triagem nos serviços tipo I e tipo II, os quais não ultrapassam o diagnóstico laboratorial convencional e nem o substituem, pois a sua atuação é complementar, com finalidades distintas no atendimento à população”, destacou a Anvisa.
“Os resultados dos testes executados nos serviços tipo I não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas. Esses testes devem ser usados como triagem, com vistas a oferecer um ponto de partida objetivo, em conjunto com a rotina de avaliação dos profissionais de saúde, para oferecer o suporte adequado aos pacientes. Portanto, o resultado de um teste rápido necessita da interpretação de profissionais de saúde, que devem associá-lo aos dados clínicos do indivíduo e à realização de outros exames laboratoriais confirmatórios”, reforça a Anvisa.
Em nota, a agência avalia que a nova norma representa um avanço importante em relação à ampliação da lista de serviços executados em farmácias e consultórios, a fim de permitir o melhor acesso da população à assistência à saúde, bem como garantir a qualidade dos exames de análises clínicas no país.
Saiba mais aqui.
Exames que poderão ser oferecidos em farmácias
Veja a lista de exames que poderão ser feitos em farmácias, de acordo com a Abrafarma:
Exame Beta-hCG
Exame de Dengue Antígeno NS1
Exame de Hemoglobina Glicada A1c
Exame PSA Teste Rápido
Teste Rápido Covid-19 Antígeno
Avaliação de Controle da Asma
Check-up Pós Covid Anticorpos Anti-Spike
Exame Ácido Úrico Teste Rápido
Exame de Chikungunya Teste Rápido
Exame de Colesterol Total
Exame de Dengue Anticorpos IgG IgM
Exame de Glicemia
Exame de Glicemia e Pressão Arterial
Exame de Hepatite C Teste Rápido
Exame de HIV Teste Rápido
Exame de Hormônio Luteinizante (LH)
Exame de Lactato Teste Rápido
Exame de Malária Teste Rápido
Exame de Sífilis Teste Rápido
Exame de Toxoplasmose
Exame de Troponina Cardíaca Teste Rápido
Exame de VSR – Vírus Sincicial Respiratório
Exame Ferritina – Teste Rápido
Exame Mioglobina Teste Rápido
Exame Proteína C Reativa Teste Rápido
Exame Rubéola Teste Rápido
Exame Streptococcus Grupo A Molecular Teste Rápido
Exame Streptococcus Grupo A Teste Rápido
Exame Vitamina D – Teste Rápido
Exame VSR Molecular – Vírus Sincicial Respiratório
Exame Zika Vírus Anticorpos
Exames do Coração Check-up Completo
Medição da Pressão arterial
Teste de Glicemia e Perfil Lipídico
Teste de Imunidade Covid-19 Anticorpos Anti-Spike
Teste de Intolerância Alimentar
Teste Rápido Adenovírus
Teste Rápido Covid-19 Anticorpos
Teste Rápido Covid-19 Antígeno + Anticorpos
Teste Rápido Covid-19 Molecular
Teste Rápido de Alergia Alimentar
Teste Rápido de Dímero-D
Teste Rápido Dengue Antígeno e Anticorpos
Teste Rápido Febre Amarela
Teste Rápido Helicobacter Pylori
Teste Rápido Influenza Molecular
Teste Rápido Tipo Sanguíneo
Com Assessorias e Agências
Leia mais
Homens, mirem-se no exemplo das mulheres: façam exames preventivos
43% das brasileiras não fazem exame ginecológico de rotina
Conheça os exames que detectam a febre maculosa