O Portal ViDA & Ação ficou lilás este mês em adesão à campanha contra todo tipo de violência à mulher. Ao longo desse Agosto Lilás, vamos trazer uma série de iniciativas, histórias de superação e exemplos de como tratar dessa questão, que se tornou um grave problema de saúde e de segurança pública no Brasil.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, de acordo com a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Estadp de São Paulo teve um aumento de 43,3% no número de feminicídios em 2022 em comparação ao ano anterior, totalizando 195 casos. Além disso, foram registradas 52,6 mil ocorrências de violência doméstica, revelando uma alta em relação a 2021, que teve 51,9 mil casos.

Para tentar mudar essa realidade, o Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira (1) uma grande campanha institucional para conscientizar sobre a importância do combate à violência e assédio contra mulheres em espaços públicos e privados. A iniciativa apoia a regulamentação das Leis 17.621/2023 e 17.635/2023, que trata de medidas de acolhimento, proteção e segurança das mulheres em bares, restaurantes, casas de eventos, boates e outros estabelecimentos de gastronomia e lazer.

Os materiais publicitários divulgam o protocolo “Não Se Cale”, o selo “Estabelecimento Amigo da Mulher” e mensagens da forma como a mulher pode buscar ajuda e de como a população em geral pode ajudar uma vítima de abuso, importunação ou violência.

Um dos principais elementos é a divulgação do sinal de ajuda, um gesto simples e inclusivo, que pode ser feito com apenas uma mão e de forma discreta. Isso permite comunicar discretamente quando alguém precisa de ajuda, sem deixar rastros digitais.

A campanha visa conscientizar toda a população para reconhecer o gesto de socorro e mobilizar os estabelecimentos para adoção do protocolo.

O gesto envolve três passos:

1) palma da mão aberta e voltada para fora;

2) dobrar o polegar ao centro da palma;

3) fechar os outros dedos sobre o polegar, em referência a situações de ameaça ou coação.

O sinal já é conhecido nas redes sociais e utilizado em mais de 40 países. Denominado Signal For Help (sinal de ajuda, em tradução livre do inglês), ele foi criado pela Canadian Women’s Foundation, ONG canadense de proteção a mulheres, em parceria com uma agência de publicidade de Toronto.

As peças foram produzidas para o Governo de São Paulo pela agência DPZ e serão veiculadas em TV aberta, portais, redes sociais, rádio e mobiliários urbanos ao longo deste mês. Nas próximas fases também haverá divulgação no transporte coletivo, como o Metrô e CPTM.

Confira e compartilhe o vídeo da campanha: 

Parceria para o enfrentamento à violência contra a mulher no estado

No final de julho, o Instituto Avon e o Ministério Público do Estado de São Paulo assinaram um acordo de cooperação técnica para auxiliar o desenvolvimento e implementação de ações conjuntas voltadas para o enfrentamento à violência contra população feminina do estado.

O braço social da Avon irá contribuir com o monitoramento e análises qualitativas e quantitativas de dados e indicadores de feminicídios e violência doméstica; na construção de um modelo de fluxos e protocolos para a rede pública; e na troca de experiências e articulação de atividades, treinamentos e iniciativas de conscientização sobre o assunto.

Um exemplo recente da colaboração entre a organização e o governo paulista foi a realização da 12ª edição do Workshop de Acesso à Justiça para organizações da sociedade civil que atuam no suporte a mulheres em situação de violência de 18 municípios do estado de São Paulo. O evento permitiu a capacitação profissional de agentes de segurança pública, integrantes do sistema judiciário, membros do Ministério Público, entes governamentais, psicólogos, assistentes sociais.

Com Assessorias

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