Sabe aquela música “Solteiro no Rio de Janeiro… parado em qualquer praia, estou solto em qualquer lugar”? Pois é assim que muitos casais, sobretudo os mais jovens, se conhecem e se relacionam. Agora uma pesquisa aponta que o estado – e principalmente, a ‘cidade maravilha da beleza e do caos’, como cantou Fernanda Abreu – é o destino preferido para quem está em busca de encontrar um amor, especialmente para quem viaja de ônibus.
Com uma capital frequentemente associada à cultura contagiante, clima de paquera e agitação, o estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo título a ser incluído em seu cartão-postal: é o destino mais recomendado pelos viajantes quando o assunto são lugares para encontrar um novo amor — como destacaram, em um levantamento recente, um em cada três entrevistados pela DeÔnibus.
Os dados foram divulgados pelo marketplace de passagens rodoviárias em celebração ao Dia dos Namorados (12 de junho) deste ano e é reforçado neste Dia do Solteiro (15 de agosto). O levantamento investigou as experiências afetivas da população durante viagens, entre o que não pode faltar em uma aventura a dois e os destinos mais românticos de todo o país.
Além das terras fluminenses, cujos diversos pontos de encontro e receptividade dos residentes tornariam o estado perfeito para os solteiros, também estão entre os roteiros indicados para conquistar novos corações São Paulo e Santa Catarina. Já para os “pombinhos” em busca de mais reconexão enquanto casal, por outro lado, a melhor pedida estaria mais abaixo: o Rio Grande do Sul, destino certo para uma escapada a dois segundo a maioria dos respondentes.
Viajar para encontrar (ou esquecer) um amor
Das breves trocas de olhares no avião às paixões que se estendem durante longas estadias, algo que o levantamento da DeÔnibus constatou é como, independentemente do destino e roteiro escolhidos, todo mundo parece ter uma história de amor e viagem para contar.
Isso porque, provando que o clima de romance e aventuras turísticas são mais próximos do que parecem, 42% das pessoas ouvidas disseram já ter tido experiências amorosas enquanto viajantes, entre aquelas que descrevem seus casos como “romances” (27%) e “amores” de viagem (15%) — muitos deles com paqueras e flertes iniciados nos trajetos de ônibus (64%).
Trata-se de uma parcela similar à dos respondentes que, para fortalecer os próprios relacionamentos, também já viram em novas rotas a oportunidade perfeita não para conhecer um novo alguém, mas passar mais tempo a dois (40%), sem o estresse da rotina, possíveis desentendimentos do dia a dia e problemas típicos da convivência.
Mas, afinal, como ficam as viagens quando o amor acaba? Em muitos casos, conforme evidenciaram os brasileiros, “arrumar as malas” após o fim de uma relação pode, sim, ser um sinal para juntar as próprias coisas e partir para outros ares. Prova disso é o fato de que, na tentativa de esquecer um amor, 13% dos entrevistados compartilharam já ter viajado por aí — iniciativa que também já os ajudou a mudar certas percepções sobre seus companheiros (16%).
Quando o destino inspira romance
Embora o local pouco influencie quando duas pessoas querem fazer acontecer, não há como negar que certos ambientes são capazes de inspirar um “clima” de romance nos mais diversos públicos, sensação normalmente influenciada pelo clima, gastronomia e arquitetura do destino.
Esse é o caso das praias tranquilas e pouco frequentadas (53%), eleitas a melhor pedida para quem deseja viver boas aventuras a dois ao lado dos hotéis e pousadas intimistas (45%) e regiões campestres ou montanhosas (43%).
E não são apenas certas locações que adicionariam certa dose extra de romance às viagens — mas estados específicos, cujas energias os colocariam no ranking de “estados mais românticos do Brasil” tanto para os solteiros quanto para os comprometidos.
Para aqueles que estão em busca de um novo amor, segundo os viajantes, as melhores experiências estariam no Rio de Janeiro (34%), São Paulo (33%) e Santa Catarina (30%), que compartilham uma alta diversidade de bares e baladas, eventos culturais e turismo de experiências (como carnavais, raves e festivais de música).
Já quem deseja dar um “up” no próprio relacionamento, conforme evidenciaram os ouvidos, devem se dirigir ao Rio Grande do Sul (33%), Santa Catarina (32%) e Minas Gerais (27%), conhecidos nacionalmente pela culinária afetiva, paisagens de tirar o fôlego e clima perfeito para um bom vinho a dois.
Para que a viagem fique ainda melhor, de toda forma, tornariam os destinos acima ainda mais encantadores algumas ações e roteiros específicos, que contribuiriam para despertar mais paixão e intimidade: refeições inesquecíveis (67%), um cantinho aconchegante para conexão e descanso (62%) e surpresas românticas (48%), como cartas, declarações ou até pequenos mimos.
O resultado? De acordo com os entrevistados, muito mais conforto e parceria para o casal, cujos principais sinais de intimidade numa viagem iriam do ato de dormir juntos (65%) e usar o mesmo banheiro sem neuras (47%) até algo cotidiano, mas que representa um desafio para muitos: não se preocupar com a própria aparência na frente do outro, sobretudo na hora de acordar (50%).
Metodologia
Com o objetivo de compreender as experiências amorosas dos viajantes brasileiros, recentemente, a DeÔnibus entrevistou 500 adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 5 questões, que abordaram diferentes aspectos da relação entre amor e viagens, como os destinos mais românticos do país, as localidades ideais para uma aventura a dois e os principais sinais de intimidade ao embarcar para novos destinos com outra pessoa. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.
Saiba mais aqui
Leia mais
Solteiros enfrentam mais depressão, ansiedade e estresse
Solteiros estão menos satisfeitos com sua vida sexual
É possível ser feliz sozinho: dicas para curtir o Dia dos Solteiros
Da Praia do Francês ao Soho: onde encontrar romance e aventura
O Brasil também é o destino preferido de milhares de turistas estrangeiros, atraindo só em 2024, cerca de 5,4 milhões de visitantes internacionais, um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados, divulgados pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, posicionam o país como destaque na América do Sul, superando, por exemplo, os números do Chile e Peru, que registraram 3,7 milhões e 2,5 milhões de turistas estrangeiros em 2023, respectivamente.
O estudo do Instituto Locomotiva, que ouviu 1.461 pessoas entre 2 e 4 de dezembro, mostrou que 58% dos jovens afirmam querer estar longe de casa, e 57% dos entrevistados buscando cidades com praia para o fim de ano.
Por outro lado, destinos internacionais como Estados Unidos, Inglaterra e Portugal também são apontados nos levantamentos de agências de viagens, hotéis e companhias aéreas como os mais procurados para curtir as festas de fim de ano.
Todo esse trânsito mostra como as pessoas estão ávidas por viver momentos diferentes de seu cotidiano depois da pandemia. Viajar é o desejo de muitas pessoas que buscam o bem estar e a qualidade de vida e pode ser o momento perfeito para tentar coisas novas”, avalia Julianna Santos, educadora sexual.
Visitar um sex shop é um exemplo. “Longe de casa, onde ninguém te conhece, o senso de liberdade e segurança para explorar novidades é maior e menor é o medo de ser reconhecido. Além da possibilidade de encontrar produtos raros no Brasil e que são caros de serem importados por compras feitas pela internet”.
Segundo ela, viagens também são ótimas chances de aquecer o relacionamento e de se entrosar com outros turistas e nativos dos destinos visitados. Por isso, a coordenadora do Guia de Sex Shop selecionou dicas locais para casais e solteiros que estarão viajando pelas cidades portuguesas, Londres, Nova York, Rio de Janeiro e Maceió, para que aproveitem o máximo os instantes mais apimentados dessa jornada, confira abaixo.
No Rio de Janeiro, samba, praia e pôr do sol é o clima perfeito para o romance
Ipanema – arquivo pessoal de Mônica Santos
Ipanema é a segunda praia mais linda do mundo, e a mais famosa do Rio, frequentada por artistas, jovens, turistas e moradores que aproveitam seu calçadão para a prática de exercícios. Bem coladinho nela está o Arpoador, onde pode-se desfrutar de um pôr do sol belíssimo, muitas vezes com shows em quiosques próximos para tornar o passeio ainda mais especial”, sugere Mônica Santos da Prazer em Conhecer, sex shop virtual, especializada em delivery na Zona Sul do Rio.
Em Maceió, praias trazem a brisa caribenha para os corações
Praia do Francês – Wikimedia Commons
“Temos uma praia no litoral norte muito procurada por casais liberais que é conhecida como Praia dos Casais e no litoral sul, temos a cidade de Marechal Deodoro onde é possível conhecer a belíssima Praia do Francês, o centro histórico com lindas igrejas e admirar a linda vista da lagoa podendo ainda almoçar no centro gastronômico que fica no povoado de Massagueira, onde encontrará a mais saborosa peixada da sua vida e se encantará com a beleza da lagoa Manguaba” indica Wirna Galvão, que há 18 anos tem uma sex shop em Jatiúca, um bairro turístico de Maceió, na avenida de maior concentração de barzinhos e que liga a praia ao shopping.
Em Nova York, Central Park traz lembranças cinematográficas
O Central Park é lindo, com muitos lugares para explorar e tirar fotos, muitas áreas são muito românticas, além dos clássicos passeios de carruagem. A pista de patinação no Rockefeller Center é ótima, e recomendo também muitos lounges agradáveis na cobertura dos hotéis no centro da cidade para uma bebida noturna e ótimas vistas!”
Rockefeller Center – PXHere
A dica é de Lady Kim, da Lady Konfidential que em si já é um ponto turístico para os fãs de sex shop e feministas de todo o mundo, já que a belíssima loja localizada na 119 West 57th Street, em Midtown, entre a Sexta e a Sétima Avenidas, remonta suas origens ao Eve’s Garden, uma visão criada pela notável ativista dos direitos das mulheres, Dell Williams, carinhosamente conhecida como Lady Dell.
Desde sua criação em 1974, a loja tem sido um refúgio para mulheres, oferecendo um espaço exclusivo e livre de clichês. O sonho de Lady Dell era criar um santuário onde a feminilidade fosse celebrada e os desejos individuais fossem respeitados.
Após o falecimento de Lady Dell em 2015 e a superação dos desafios da pandemia de 2020, a loja passou para as mãos cuidadosas de sua devotada protegida, Kim, carinhosamente chamada de Lady K. Com mais de 25 anos de dedicação ao Eve’s Garden, Lady K continua a manter o legado de sua mentora.
Lady Konfidential – divulgação
Em Portugal, Rio Tejo, castelo e praia deserta trazem sensações diversas
“Eu tenho cinco lugares favoritos que sempre indico oara que busca romance e aventura em Portugal. O Miradouro da Senhora do Monte é um dos mais altos de Lisboa, perfeito para contemplar o pôr do sol e partilhar momentos íntimos com uma vista arrebatadora. Também adoro a Praça do Comércio à Noite, a maior da cidade, que com suas as luzes douradas a refletirem no rio Tejo, inspira encontros sofisticados e um clima sensual à beira-rio”, revela Irina Marques da Flame Love Shop, que possui duas boutiques sensuais e, Almada e Corroios.
Já na Vila de Sintra, um jardim romântico e o palácio exótico de Monserrate evocam contos de fadas e despertam o lado mais apaixonado dos visitantes. E aqui também temos praia! No ponto mais ocidental da Europa, a Praia da Ursa ainda é selvagem e isolada, perfeita para momentos a dois ou para quem procura um refúgio sensual na natureza. E a atmosfera descontraída do Ginjal, na margem sul do rio Tejo, não poderia ficar de fora desse roteiro porque é um destino irresistivelmente romântico e charmoso, com vista única sobre Lisboa e a Ponte 25 de Abril”
Palácio Monserrate – Via Sintra – Pexels
Em Londres, o Soho concentra o melhor da cultura e da sensualidade
Destino procurado para quem ama música, o Soho é um distrito de Londres dedicado ao entretenimento, e também é repleto de sex shops, boates, pubs, restaurantes, teatros. A região também é famosa por ser o endereço de gravadoras independentes como a Trident Studios, e estúdios cinematográficos incluindo a sede britânica da Twentieth Century Fox e os escritórios do British Board of Film Classification.
Soho – Unsplash
IA elege top 5 cidades ideais para encontrar um amor. Confira!
“Quando buscamos estar em lugares e momentos que ajudam a criar relações, as chances de encontrar um amor de verdade aumentam significativamente”, diz especialista
Muita gente acredita que encontrar o amor é uma questão apenas de pura sorte ou destino, o que está longe de ser verdade. Isso porque existem formas de aumentar as chances de fazer essa magia acontecer, como descobrir os lugares perfeitos e propícios para criar uma conexão. Em um levantamento feito pelo Gemini, chatbot de inteligência artificial do Google, foram destacadas cinco cidades como os melhores destinos para quem busca o amor e momentos românticos.
Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do tipo sugar – em que mulheres buscam patrocinadores para financiar seus luxos -, explica:
Muita gente acha que o amor acontece por acaso, e às vezes você pode ter essa sorte, mas nem sempre é assim. Nosso mindset e o ambiente em que estamos têm um papel importante em criar as condições para uma conexão”, comentou.
Especialista em relacionamentos do site MeuPatrocínio, ele afirma que os Sugar Daddies escolhem estar em lugares onde possam desfrutar de momentos luxuosos com suas parceiras e frequentam locais que atraem as sugar babies. “Eles entendem que, para as coisas fluírem, não basta esperar a sorte; é preciso estar preparado, no lugar certo e cercado de pessoas com a mesma vibe”, aponta.
De acordo com Caio, ao buscar estar em ambientes que ajudam a criar o ‘mood perfeito’, as chances de encontrar um amor de verdade aumentam significativamente.
Sejamos sinceros, não adianta ficar lá fazendo pose de artista e esperar que um relacionamento caia do céu, mas, quando se é um homem bem-sucedido, culto e educado como um sugar daddy, é muito mais fácil. Claro, estar disposto a conhecer pessoas de forma verdadeira e estar mentalmente preparado para isso é fundamental”, concluiu o especialista.
Paris: o encanto da cidade luz
Paris, a “Cidade do Amor”, é famosa por sua beleza e charme únicos. Com experiências românticas como passeios pelo Sena e visitas a marcos culturais como o Museu do Louvre, a cidade oferece o cenário perfeito para encontros casuais que podem se transformar em algo mais especial.
Nova York: a cidade que nunca dorme
Nova York é um caldeirão de culturas, oferecendo várias oportunidades para conhecer alguém especial. Com bares, restaurantes e eventos sociais, a cidade é perfeita para quem busca romance. Sua diversidade garante que sempre há alguém com interesses semelhantes, esperando para ser encontrado.
Londres: tradição e modernidade
Londres combina o charme do velho mundo com a energia moderna, criando o cenário perfeito para o romance. Com lugares românticos como mercados encantadores e pubs tradicionais, é fácil iniciar uma conversa com alguém novo.
Tóquio: onde a tradição encontra a inovação
Tóquio mistura tradição e inovação, criando o cenário perfeito para encontros românticos. Bares Izakaya e karaokês são ótimos para socializar, enquanto jardins e templos oferecem tranquilidade para momentos mais íntimos. A cidade também é conhecida por eventos para solteiros, como speed dating, que estão ganhando popularidade. Com uma vida noturna vibrante e uma cultura rica, Tóquio é o destino ideal para quem busca romance em um ambiente culturalmente fascinante.
Roma: a cidade eterna do amor
Roma, com sua rica história e beleza atemporal, é o cenário ideal para o romance. Suas ruas de paralelepípedos e praças históricas criam um ambiente encantador para passeios a dois. Locais icônicos como o Coliseu e a Fontana di Trevi evocam sentimentos de amor eterno.
Com Assessorias