Solidariedade: banco de sangue do Inca faz campanha por doação

No feriadão da Independência, banco de sangue do Inca recebe doadores. Confira outras ações voluntárias no roteiro de Boas Ações

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que há baixa nos estoques de sangue e mostra preocupação por conta do feriado do Dia da Independência, 7 de setembro. Visto que os tratamentos oncológicos não podem parar e muitos pacientes dependem da doação de sangue, o Inca pede que a população se mobilize e faça sua doação. O Banco de Sangue do Inca vai manter o funcionamento normal no sábado, dia 4, e na segunda-feira, dia 6.

O Instituto ressalta ainda que doar sangue é seguro. Pessoas que já tiveram Covid-19 (sintomas leves) também podem fazer a doação: basta aguardar pelo menos 30 dias após cessarem todos os sintomas. Já as que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados de covid-19 devem aguardar 14 dias após o último dia de contato. Para quem se vacinou recentemente, também há tempo mínimo de espera. No caso da Coronavac é preciso esperar 48 horas. Já para as vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen, o tempo mínimo é de sete dias.

Doar sangue: um ato de amor e cidadania

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar, temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. É necessário apresentar documento com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O Instituto conta com a mobilização da população para refazer seus estoques. O Banco de Sangue do Inca está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!