‘Segredos da Rainha’: dieta e exercícios o ano todo para brilhar na folia

Cria da Baixada Fluminense, Savia David, rainha da Vila Maria (SP), chegou a perder 7 quilos em 30 dias: ‘Hoje meu shape está mais harmônico’

Destaque da Beija-Flor e rainha de bateria da Vila Maria (SP), Savia David chegou a perder 7kg em um mês (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Destaque da Beija-Flor de Nilópolis, a empresária e influenciadora Sávia David teve que optar pelo desfile da Unidos de Vila Maria, no Carnaval de São Paulo, por coincidir de ser no mesmo dia e horário – nesta sexta-feira, dia 22 de abril. Mas o coração vai estar no Anhembi e na Marquês de Sapucaí. “Sou nascida e criada em São João de Meriti, Nilópolis me abriu as portas para o samba e o Carnaval. Minha torcida e energias estarão nas duas escolas, com certeza”, diz ela.

Aos 34 anos, formada em Direito e Educação Física, Sávia mantém uma rotina agitada, que inclui muitos exercícios físicos para garantir o fôlego durante as apresentações no Anhembi, além dos ensaios nas agremiações. A rainha da bateria da tradicional escola do Grupo Especial paulista conta ter perdido 7 kg em 30 dias com ajuda do seu preparador, Guilherme Guedes.

Nos ensaios oficiais, Sávia tem arrasado na frente da bateria “Cadência da Vila”, comandada por mestre Moleza.  A diva mostra muita intimidade com os ritmistas e arrisca passos diferentes em plena avenida. Por isso mesmo, Savia ganha aplausos e o carinho do público. Para o desfile, além de uma performance de tirar o fôlego, ela promete uma fantasia mais ousada do que em anos anteriores.

A rainha também aderiu ao ‘blowout’, uma técnica de finalização que dá mais volume para os cabelos crespos e deixa o penteado ainda mais cheio de personalidade. Mulher preta, de origem humilde e empoderada, ela quer incentivar e inspirar outras mulheres negras a assumirem suas raízes, deixando os padrões estéticos de lado.

O que faz para manter o corpão? Teve que fazer algum sacrifício especial para este Carnaval?

Conheço muito meu corpo, então tenho facilidade em secar e definir mais. Sou atleta, já participei de campeonatos de fisiculturismo, consigo mudar meu corpo em questão de dias, sei todos os truques (risos). Estou melhor assim, mais sequinha e com mais leveza no samba. Me sinto mais à vontade, consigo ter uma performance melhor na avenida. Já fiquei mais bombada no último carnaval, mas não curti muito. Hoje meu shape está mais harmônico.

Quais são os seus segredos para sempre fazer bonito nos dias de folia?

O importante é manter o corpo sempre em movimento. Gosto sempre de me exercitar e estar realizando alguma atividade, exercícios não são apenas para o corpo, mas para a mente também. Malho sempre e quando não posso por algum motivo, sinto que meu dia não rendeu tanto

Como é sua rotina de treinos ao longo do ano?

Treino e faço dieta o ano inteiro, pois faz parte do meu estilo de vida. Eu brinco que vou na contramão, geralmente as pessoas ‘fecham a boca’ e começam a intensificar os exercícios nas academias depois da festa de Ano-Novo, e começam a fazer dieta para o Carnaval. Eu treino pesado e intensifico as atividades durante o decorrer do ano, e quando falta um mês para a folia começo a diminuir a carga.

E a alimentação, muda alguma coisa nessa época?

Meu gasto calórico é muito alto durante os ensaios, porque fico mais de três horas sambando. Existem outros fatores, como por exemplo as quadras serem quentes, o que contribui para o gasto calórico. Mas nessa época me permito comer alimentos mais ‘pesados’, como uma feijoada, um mocotó. Evito doces, mas carboidrato e gordura viram energia e me ajudam para os ensaios.

O fato de ser mulher negra, com origem na comunidade, pesa a seu favor no Carnaval?

Por estar no Carnaval, acabo influenciando e inspirando, tenho consciência disso e quero levar uma mensagem positiva principalmente para mulheres negras assim como eu. Estou fugindo dos padrões e levantando essa bandeira.

Alguma surpresa especial neste seu quinto desfile pela escola?

Vou fugir um pouco da nudez escandalosa, quero uma sensualidade mais elegante e refinada. A fantasia deste ano é muito rica em detalhes. Gosto de insinuar e não mostrar tudo de uma vez (risos). Muito mais do que mostrar o corpo, bacana mesmo é ter afinidade com a minha bateria e muito samba no pé.

Qual a sua expectativa para este ano pela Vila Maria?

A Unidos de Vila Maria levará para a Avenida o enredo “O mundo precisa de cada um de nós”, falando de amor, fé e fraternidade, um tema bastante atual. É um enredo que emociona, principalmente nesse pós-pandemia. Voltar ao carnaval depois de dois anos é uma alegria muito grande, reencontrar a comunidade e cada um dos ritmistas me deixou com o coração cheio de gratidão.

Leia mais

Segredos da Rainha: ‘vista o seu melhor sorriso’, diz Egili de Oliveira
Carisma, humildade e amor pela escola, os segredos da rainha de Cubango
Carnaval também faz bem para o corpo e para a cabeça

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!