Eles e elas nunca pisaram nos mirantes do símbolo maior do Rio de Janeiro. Muitos, sequer já conseguiram ver de longe. Cerca de 40 crianças e adolescentes que sonham fazer parte de uma família participam, no próximo dia 27, às 9h, no monumento do Cristo Redentor, da terceira edição da campanha Braços Abertos para Adoção.

A iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), com apoio do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e do Trem do Corcovado, visa chamar atenção para a importância do acolhimento dessas crianças e jovens em novas famílias.

Em todo o Estado do Rio, existem 254 crianças disponíveis para adoção, de acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desse total, 83,1% são declaradas pardas ou pretas, a maioria é do sexo masculino (59,7%) e mais da metade tem mais de oito anos de idade.

Em sua terceira edição, a campanha Braços Abertos para Adoção terá distribuição de presentes para crianças de abrigos e instituições do Rio e Grande Rio parceiras das Varas da Infância, da Juventude e Idoso.

Para o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, a campanha é um importante instrumento de incentivo à adoção. “É preciso cada vez mais dar visibilidade a essas crianças e adolescentes. A adoção é uma causa que deve unir todas as forças”, diz o magistrado, que participará da ação.

Quinta da Boa Vista recebe evento que esclarece sobre osteoartrite

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 528 milhões de pessoas sofram de osteoartrite. A doença causa dor, inchaços, rigidez e deformidades nas articulações dos pacientes, e se caracteriza pelo desgaste da cartilagem, através da inflamação dos tecidos que envolvem as articulações do corpo. Apesar de não possuir cura, há tratamento e, em alguns casos, prevenção.

para conscientizar a população sobre prevenção e tratamento dos sintomas da osteoartrite, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) promove, nesta quinta-feira (27), uma série de atividades educativas no BioParque do Rio, na Quinta da Boa Vista.

“O Into tem como missão promover ações na assistência, no ensino, na pesquisa, na prevenção e na formulação de políticas públicas, e isso inclui as doenças musculoesqueléticas. Pensando nisso, queremos levar informação, de forma leve, a todos que participarem do evento”, explica a diretora-geral do Into, Germana Bahr.

Entre as atividades programadas estão exercícios voltados para o fortalecimento muscular e brincadeiras para as crianças. A ação, que terá a presença de profissionais do Instituto, como ortopedistas e educadores físicos, vai contar ainda com a distribuição de materiais informativos e brindes.

Simpósio sobre cuidados paliativos aberto a familiares e cuidadores

Os cuidados paliativos consistem em promover o alívio da dor e de outros sintomas, integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente, além de disponibilizar um sistema de suporte que possibilite ao paciente viver ativamente.

Desta segunda-feira (24) a 28 de outubro e nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, será realizado um simpósio na Clínica Sainte-Marie, em São Paulo. O evento é gratuito e acontece de forma híbrida, presencial e com transmissão online por meio do YouTube.

O encontro tem como tema principal os cuidados paliativos, trazendo abordagens técnicas que referenciam os atendimentos nesta modalidade, que busca oferecer manejo de sintomas, proteção, segurança e acolhimento aos pacientes e seus familiares.

Por meio de palestras, o simpósio vai reunir especialistas de diversas áreas da saúde, com o intuito de ampliar as discussões sobre essa linha de cuidados, que tem como objetivo amenizar a dor e o sofrimento, sejam eles de origem física, social, espiritual ou psicológica.

Os especialistas vão trazer conhecimento para além das práticas assistenciais oferecidas aos pacientes, com assuntos como: Ritos e Rituais no Luto Contemporâneo, Fisioterapia em Cuidados Paliativos, Prognósticos em Cuidados Paliativos, Paciente e Família como Unidade de Cuidado, Alimentação em Cuidados Paliativos, Controle de Dor em Cuidados Paliativos e Comunicação de Más Notícias e Acolhimento Familiar.

Os encontros serão abertos ao público (limitado a 20 pessoas por palestra) e os interessados podem se inscrever por meio da plataforma Sympla. Também é possível assistir ao simpósio por meio do canal da Clínica Sainte-Marie no YouTube.

Eventos técnicos

Médicos terão encontro online sobre “Canabinoides na Prática Clínica”

A Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide (APMC) realizará no dia 27 de outubro, às 19h30, o evento online “Canabinoides na Prática Clínica“. A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 2022 por médicos de diversos países que pesquisam e incluem derivados da Cannabis no seu arsenal terapêutico.

O encontro é voltado a médicos, mas será aberto para todo o público, sobretudo profissionais da saúde. Será mediado pelo presidente da associação, o neurologista Rubens Wajnstejn, um dos primeiros profissionais brasileiros a pesquisar e prescrever produtos com Cannabis no Brasil.

Durante a programação, será discutido o uso de canabinoides para o tratamento de insônia e cefaleia, com a Psiquiatra Dra. Ana Gabriela Hounie, o neurocirurgião Dr. Pedro Pierro Neto, e o Neurologista Infantil e diretor Científico da APMC, Dr. Flavio Geraldes Alves, três dos mais prestigiados médicos na área da medicina canabinoide.

“Estamos realizando esse evento com objetivo de promover conhecimento prático sobre a cannabis medicinal e tirar as principais dúvidas dos médicos prescritores, além de difundir cada vez mais a medicina canabinóide para tratamentos no Brasil”, explica o Dr. Rubens Wajnztejn.

A Associação Panamericana de Medicina Canabinoide foi criada com o objetivo de congregar médicos especialistas na medicina canabinoide para proporcionar maior progresso e disseminação de conhecimento entre profissionais da área médica. A APMC já conta com médicos associados na Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.

Para participar, basta acessar o canal do YouTube da associação e ativar a notificação. Apenas os associados da entidade estarão presentes no evento, mas qualquer pessoa poderá mandar perguntas pelo chat ao vivo. Para se tornar um membro da APMC, é só acessar o site.

Bate-papo sobre os desafios da amamentação para o profissional de saúde

No dia 27 de outubro, às 20 horas, a MAM Baby, marca especialista em bebês, realiza mais uma edição de seu MAM Classes. Nessa aula, o tema são os desafios da amamentação para o profissional de saúde. O bate-papo será conduzido pela consultora de aleitamento Loise Chamusca.  A profissional tem um perfil direcionado à amamentação e compartilha diversos conteúdos para auxiliar as mães que a acompanham. Entre suas pacientes, estão as cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte.

Assim como em outras edições do projeto, durante o encontro, os profissionais de saúde terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, bem como acessar e trocar informações relevantes para potencializar suas habilidades.

O projeto MAM Classes teve início em dezembro de 2020, com o objetivo de criar espaços de debate on-line para profissionais da área de saúde que quisessem aprofundar seus conhecimentos relativos a bebês e crianças. Todas as aulas são conduzidas por especialistas da área da saúde, que abordam e trazem para o debate os mais variados temas. .

Os convites para as aulas são feitos pelas executivas de relacionamento da MAM Baby. Os estudantes e os profissionais que tiverem interesse em participar, bem como conhecer a agenda de aulas e os convidados, devem entrar em contato por meio do e-mail: profissionaldesaude@mambaby.com.br

Pelo e-mail, também é possível solicitar visitas virtuais da equipe MAM Baby e amostras dos produtos da marca. Além disso, os profissionais que se cadastrarem no site mambaby.com/professionals poderão adquirir itens a preços exclusivos, acessar estudos médicos e artigos científicos.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *