A inteligência artificial na medicina; a equidade e a sustentabilidade no sistema de saúde; a telemedicina como meio de democratização do acesso à saúde; fraudes e desperdício nos planos de saúde, entre outros temas da atualidade, estão em pauta no Fisweek 2004. O festival de inovação, empreendedorismo e tendências da saúde reúne mais de 5 mil profissionais da área no Rio de Janeiro, de 6 a 8 de novembro, no Expo Mag, centro de convenções no Centro do Rio.
Outros temas relevantes também são discutidos, como a liderança feminina na indústria da Saúde; a evolução e o impacto do tratamento da obesidade; burnout e o seu efeito nas mulheres, entre muitos outros assuntos. Uma novidade desta nona edição da Fisweek é o primeiro Rio Health Forum, encontro inédito de líderes, empresas, reguladores e setor público, que discute os rumos da saúde.
Aberta ao público geral, a feira apresenta uma agenda voltada para debates sobre o futuro da saúde, discussões e conversas que envolvem tendências voltadas para a área e todas as suas vertentes. Ao todo, são 12 eventos simultâneos, acontecendo em 12 palcos diferentes, e mais de 120 startups envolvidas, 180 painéis, 190 expositores, além de lounge das maiores empresas do setor.
Também há espaços temáticos, inclusivos e com conteúdos voltados especialmente para o público feminino, além de shows, learning sessions (trilhas de conhecimento) e mentoria. O evento conta ainda com a participação de cerca de 450 palestrantes, 800 gestores, executivos e lideranças de 250 empresas, entre redes de hospitais, farmacêuticas e seguradoras.
Sucesso nas oito edições anteriores, a #fisweek conta com nomes renomados de profissionais na área da saúde no Brasil e inclui painéis com gestoras de venture capital, como a Ventiur, Antler e VOX Capital, além de um espaço chamado Founder’s Lounge, onde investidores e fundadores poderão fazer networking.
Complexo industrial da saúde no Rio
O primeiro Rio Health Fórum tem como tema principal a “Cooperação Competitiva para um novo Complexo Econômico Industrial da Saúde”, com o propósito de contribuir com parcerias estratégicas e cooperação competitiva no setor. O encontro é fechado para autoridades e lideranças da saúde e acontece durante dois dias (6 e 7 de novembro).
Nomes de peso do setor de saúde são esperados no evento, como a presidente da Academia Nacional de Medicina, Eliete Bouskela; o presidente da Fiocruz, Mario Moreira; além de diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, participa do painel de Gestão de Filas no SUS: Entregando Eficiência e Gerando Acesso. O diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Roberto Gil, fala sobre Política Nacional do Câncer: Desafios do Acesso a Novas Tecnologias Incorporadas no SUS. Já Austen El-osta, do Imperial College London, faz parte do painel sobre O Papel do Autocuidado na Sustentabilidade da Saúde.
De acordo com Denizar Vianna, presidente do Rio Health Fórum, o evento foi pensado, com o apoio de reguladores e do setor público, para ser um espaço onde lideranças e grandes empresas do setor podem interagir e ajudar a construir um novo futuro para a Saúde, por meio de parcerias entre os participantes.
Relações bilaterais, multilaterais, sandbox regulatórios e outros instrumentos e uma estrutura com salas de reuniões e plenárias exclusivas, tudo pensado para possibilitar que novos rumos possam surgir através deste encontro”, diz Vianna, que é doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Um espaço inclusivo e diverso para o ‘ecossistema da saúde’ no Rio
Para Rodrigo Vilar, cofundador e CEO da Iniciativa FIS, o #fisweek 2024, que entra definitivamente para o calendário anual de eventos do Rio, oferece diversas experiências, não somente para líderes, gestores e empresas, como também para profissionais, startups, reguladores, entidades e todo o ecossistema de saúde e inovação, tornando-se um ponto de encontro mais diverso e inclusivo no setor.
A #fisweek foi construída para conectar pessoas, engajar o ecossistema e favorecer discussões, trazendo profissionais da saúde, educadores, estudantes, gestores, reguladores, políticos, tomadores de decisão e startups para um mesmo espaço, possibilitando que temas em diversos eixos como inovação, inclusão, educação, empreendedorismo, gestão, modelos assistenciais, complexo industrial, entre outros, sejam conhecidos e discutidos”, afirma.
Entre os parceiros da #fisweek 2024 estão Amil, AstraZeneca, Pfizer, Novartis, Roche e Rede D’Or. O evento também conta com parceiros como Abimed, Abimo, Abrafarma, Abramge, Asap, CDBL, Health Innova Hub, Interfarma e Unidas.
Segundo Rodrigo, o Rio Health Forum foi desenhado para ser um ambiente de estímulo à colaboração entre o público, a iniciativa privada, a academia e a sociedade civil, suprindo uma lacuna clara da Saúde com o intuito de ajudar a moldar um futuro melhor, promovendo um maior acesso para toda a população.
Será um ambiente fechado e exclusivo, no qual reuniremos as maiores empresas e grandes lideranças da Saúde que tenham vontade e capacidade de ajudar a moldar um futuro melhor e sustentável para as pessoas, além das organizações públicas e privadas desse setor”, explica Rodrigo.
Clique aqui e confira programação completa: Link
Mais sobre a Iniciativa FIS
Fundada em 2017 pelo médico Josier Vilar, atual presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, e seu filho, o engenheiro Rodrigo Vilar,a Iniciativa FIS conta também com a executiva de mercado Manuela Melo, como COO e CRO da companhia.
A Iniciativa FIS vem evoluindo e se transformando na principal plataforma de geração de conteúdo do setor da Saúde, trazendo discussões e temas diferentes e relevantes e também ajudando na construção de um melhor acesso ao sistema”, destaca Vilar.
Desde 2020, período pós-pandêmico, a FIS vem registrando um crescimento de 100% e de 20% somente em novas empresas. Apenas em 2023, foram mais de 600 lideranças que passaram pela entidade, cerca de 250 mil pessoas alcançadas pelos conteúdos promovidos, além de contar atualmente com mais de 65 mil associados presentes em todo o Brasil.