Rio abraça a campanha Outubro Rosa: confira a agenda

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A cada ano, mais e mais instituições, empresas e voluntários abraçam no Brasil a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama. O movimento surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e se disseminou por vários países, como alerta para as mortes causadas pela doença.

O principal símbolo da campanha é uma fita rosa, distribuída na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. As fitas se popularizaram e passaram a ser usadas para enfeitar locais públicos e outros eventos de apoio à causa. Diversos prédios e monumentos públicos, como Cristo Redentor, também se iluminam de rosa em homenagem à causa.

No Rio, uma série de ações institucionais e educativas marcam a campanha. De carona no movimento, muitas empresas também aderem à causa, lançando promoções e ações especiais de marketing social. O Blog Vida & Ação  selecionou algumas delas:

Central do Brasil – De 4 a 10 de outubro, as cerca de 600 mil pessoas que passam diariamente pela Central do Brasil poderão conferir no Corredor Cultural da estação a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”. A ação é uma parceria da concessionária SuperVia com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Vinte e dois painéis mostrarão curiosidades sobre o tema, como o câncer de mama na antiguidade, as primeiras cirurgias, a representação dos seios na arte, os meios de diagnósticos e tratamentos do câncer de mama, entre outras informações. Os painéis também ficarão expostos na estação Maracanã, de 21 a 25 de outubro. Durante o mês, a SuperVia também vai iluminar de rosa os jardins da Central do Brasil para chamar a atenção das mulheres para a importância do autoexame e da mamografia em luta contra o câncer de mam

Palestra e doação de cabelos – No dia 13,  Cacio Pontual, ‎chefe do serviço de saúde ocupacional na Bayer, vai ministrar palestra aos colaboradores sobre o câncer de mama, para indicar os sintomas, métodos de prevenção e também explicar como as mulheres podem realizar o autoexame, para identificar a doença o mais cedo possível. Durante todo o mês, os colaboradores também poderão realizar cortes de cabelos para doação a pessoas com câncer em tratamento.

Vitória a bordo – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras também aderiu ao movimento. Em parceria com a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), as Vitoriosas – como é chamado um grupo de mulheres que venceram o câncer de mama e estão ligadas a entidade –, entrarão em diversas aeronaves em dez cidades do país para transmitir dicas para detecção precoce à doença e contar sobre suas histórias de superação. Os speeches deverão ser ouvidos por mais de 35 mil Clientes. No Rio de Janeiro, a ação será em 18 de outubro.

Brigadeiro Rosa – O Brigadeiro Rosa, lançado pelo Lecadô no ano passado especialmente para celebrar o Outubro Rosa, está de volta. O doce será vendido em todas as lojas da rede de docerias por R$ 3,50 entre os dia 8 e 30 de outubro para chamar a atenção das clientes para a campanha. Clientes de todas as lojas ainda receberão folhetos informativos sobre o câncer de mama. Parte da renda arrecadada com a venda do doce será revertida para ações do Inca Voluntário. 

Desconto em loja – A loja Conexão Ásia está com 20% de desconto durante todo o mês em qualquer modelo de biquini ou maiô da estampa Sunset, feitas em tons de rosa, e 10% das vendas delas serão doados para a Fundação Laço Rosa, organização sem fins lucrativos que divulga a causa do câncer de mama e trabalha na articulação de políticas públicas para o enfrentamento da doença. Eles trabalham com a doação consciente de cabelos ou então financeira para ajudar na compra de embalagens, envio de perucas ou eventos relacionados à causa.  Para aproveitar o desconto, é só usar o código ‘outubrorosa’ no link www.conexaoasia.com/outubrorosaoff

Pigmentação de sobrancelhas  – A clínica de estética Rio Arte  vai selecionar seis pessoas que perderam os pelos da sobrancelha para passar pelo tratamento de micropigmentação, de forma gratuita. Nesta técnica, cria-se a ilusão de fios que se confundem com pelos. Para participar basta contar sua história por mensagem no Instagram da empresa.

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!