Enquanto Fabiana Justus, de 37 anos, luta contra uma leucemia há um mês no hospital, uma de suas irmãs por parte de pai, a também influencer Rafaella Justus, 14, filha do terceiro casamento do empresário Roberto Justus com Ticiane Pinheiro, revelou pelo Instagram que foi submetida a uma rinoplastia estética e reparadora.

“Gente, passando para avisar que fiz uma cirurgia de correção de desvio de septo e aproveitei para fazer uma rinoplastia”, disse. Não foi informado se o problema seria decorrente da malformação com que Rafa nasceu, a estenose crânio-facial, também conhecida por cranioestenose. Essa condição faz com que o crânio se forme de maneira diferente, sendo possível o diagnóstico apenas depois do nascimento do bebê.

Reclamação comum em consultórios de cirurgia plástica, o nariz é uma das áreas em que as cirurgias plásticas mais são realizadas.  Uma pesquisa da Associação Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), realizada entre 2010 e 2020, identificou que a proporção de rinoplastias reparadoras (ou funcionais) aumentou de 18% para 25% no período analisado.

Entre 10 mil pacientes submetidos à cirurgia, 90% tiveram uma melhora importante na respiração e, consequentemente, na qualidade de vida, com redução dos sintomas de apneia do sono, ronco, obstrução nasal e outros problemas respiratórios. Entre os problemas respiratórios, os mais comuns são desvio do septo nasal e hipertrofia das conchas nasais.

Luís Maatz, cirurgião plástico pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), diz que além de harmonizar o nariz, a rinoplastia corrige alterações na função respiratória nasal.

“Neste caso, o cirurgião deve sempre objetivar a manutenção da função nasal associada à melhoria dos aspectos estéticos. Quando realizada a cirurgia, há aumento do fluxo de ar pelas narinas e, consequentemente, melhora do padrão respiratório do nariz. Após o procedimento, os pacientes deixam de ter a sensação constante de nariz entupido, e vão deixando de respirar pela boca”, diz Luís Maatz.

Recuperação da rinoplastia demora muito?

No entanto, muitas pessoas ainda temem passar pela cirurgia, que é conhecida por exigir um longo tempo de recuperação. Mas isso é verdade? De acordo com Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela Unifesp e membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), a resposta é não!

“Apesar de ser uma cirurgia invasiva, assim como grande parte das cirurgias plásticas, o pós-operatório da rinoplastia pode ser rápido e tranquilo, basta que seja realizado com a técnica correta. As novas técnicas, como a rinoplastia ultrassônica, já não utilizam martelo, o paciente não fica mais tão inchado e roxo, a recuperação é mais rápida, e não há mais a necessidade do uso do tampão nasal”, explica o especialista.

O cirurgião plástico explica que a técnica possui influência direta no tempo de recuperação da rinoplastia, que geralmente é menor quando não há necessidade de tratamento das estruturas ósseas.

“Na maioria dos casos, a rinoplastia exige internação de 12 horas e repouso total de uma semana. Após sete dias, o paciente pode voltar a exercer atividades sociais e a trabalhar fora de casa. Nessas primeiras semanas, é comum o surgimento de inchaço moderado e hematomas. E, até o primeiro mês, também pode haver sangramento no nariz. Um ponto importante é que a cirurgia de nariz não causa dor no pós operatório ”, alerta o médico.

“É importante pontuar que, hoje, o tampão nasal, que era utilizado após a cirurgia para prevenir sangramento, não é mais necessário, pois as novas técnicas tornaram o pós-operatório muito mais tranquilo, proporcionando mais conforto ao paciente”, explica o Dr. Paolo.

Depois do primeiro mês, a exposição solar e a prática de exercícios físicos estão liberadas e também grande parte do inchaço desaparece. “No entanto, é comum sentir certa dormência do nariz por até seis meses após a cirurgia e o resultado definitivo do procedimento tende a demorar até um ano para ficar definitivo”, destaca o cirurgião.

Martelo para fraturar o osso

Além disso, muitas pessoas evitavam a cirurgia devido ao modo como era realizada, com o auxílio de um pequeno martelo para fraturar o osso, o que resultava em um longo tempo de recuperação, com presença de inchaço e hematomas.

“Mas, com o avanço dos estudos na área da cirurgia plástica, técnicas que prometem reduzir o tempo de recuperação enquanto conferem ótimos resultados vêm surgindo. É o caso da rinoplastia ultrassônica, que consiste no uso de um aparelho que, por meio de vibrações, permite ao cirurgião remodelar o osso e realizar a fratura nasal necessária para o procedimento de forma menos traumática”, explica.

Dessa forma, se realizada por um profissional especializado, a cirurgia vale muito a pena para quem busca por um nariz mais harmonioso ou sofre com problemas funcionais. Realizada sob o efeito de anestesia, a rinoplastia ultrassônica possui as mesmas indicações da técnica tradicional, sendo recomendada para qualquer paciente que tenha necessidade de tratar a parte óssea do nariz.

“Porém, tem a vantagem de ser mais precisa e preservar estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região. Isso se traduz em um processo de recuperação mais rápido e tranquilo, com menos inchaço, sangramento, hematoma e inflamação, permitindo assim que o paciente retorne às atividades rotineiras mais rapidamente”, diz o médico.

Porém, é importante ressaltar que esse novo método não necessariamente substitui a rinoplastia tradicional, já que a abordagem escolhida dependerá de cada caso. “Por isso, o mais importante é que você converse com seu cirurgião plástico, pois apenas ele poderá realizar um diagnóstico e indicar a técnica mais adequada para você”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.

Conheça outras famosas que recorreram à rinoplastia reparadora

Ludmilla: logo no início de sua carreira, a cantora buscou a rinoplastia para fins estéticos e funcionais, já que a musa tinha desvio do septo. O primeiro procedimento foi em 2013, porém, a cirurgia não foi bem-sucedida, e a cantora teve que refazer em 2016.

Giovanna Ewbank: a apresentadora do podcast Quem Pode, Pod, ao lado de Fernanda Paes Leme, fez uma cirurgia de correção do septo e da retirada de adenoide, tecido localizado entre o nariz e a garganta, conhecido como carne esponjosa. Apesar de ter função protetora, esse tecido, em caso de inchaço ou crescimento demasiado, pode causar obstrução nasal e dificuldade para respirar.

Giovanna já tinha feito o procedimento há dez anos, mas o tecido esponjoso voltou, e a atriz começou a ter apneia do sono. Com uma nova cirurgia, Ewbank corrigiu de vez o problema e ainda aproveitou para afinar o nariz.

Pabllo Vittar: a cantora foi submetida a três procedimentos no nariz. Em uma única cirurgia, Pabllo passou por correção de desvio do septo, remoção de adenoide, além de uma rinoplastia estética.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *