Em pleno século XXI, após um período pandêmico que abalou todas as estruturas emocionais do ser humano, infelizmente, a discriminação, o tabu e o desconhecimento ainda são visíveis e gritantes, quando o tema é saúde mental. A campanha Janeiro Branco vem, exatamente, para contribuir com esse despertar para o cuidado de si, o equilíbrio mente e corpo, tão necessários no nosso cotidiano.
Não há dúvidas de que a saúde mental é fundamental para o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. Ela engloba o autoconhecimento, a conexão psicológica e social, permitindo que possamos enfrentar os desafios de forma saudável.
Ter uma boa saúde mental significa ter a capacidade de lidar com as emoções, estabelecer relacionamentos equilibrados e saber administrar o estresse, a partir de tomadas de decisões mais assertivas e coerentes com nossas escolhas e propósitos pessoais.
O mais importante é não ignorar os sinais que a mente e o corpo mostram, como um grito de socorro para questões que, muitas vezes, deixamos de lado. Seja pela vida corrida, o excesso de atividades ou mesmo a gama de priorizações distintas, a cada segundo. Porém, temos que ter a consciência que tudo começa dentro de nós. É, de dentro para fora, que o adoecimento mental se manifesta.
Sinais de que a mente está adoecendo
Cuidar do corpo é muito importante, mas trabalhar a mente também é uma necessidade urgente, pois o que não se resolve na mente, com certeza, irá reproduzir-se no corpo físico. Seja através de enxaquecas, dores estomacais, alergias dermatológicas, quedas de cabelo, aumento ou diminuição considerável do peso corporal, entre outros sintomas que sempre chegam atrelados a emoções diversas, como:
- irritabilidade intensa,
- choro sem explicação,
- insônia,
- aumento ou perda de apetite,
- angústias,
- instinto depressivo,
- ansiedade generalizada,
- isolamento contínuo.
São sensações e sentimentos que precisamos identificar, saber nomear e distinguir para ir em busca de um acompanhamento adequado e necessário que nos forneça razões para enfrentar os desafios que a vida nos impõe.
Além do Janeiro Branco: o cuidado o ano inteiro
A construção de uma vida emocionalmente saudável é um dos principais objetivos da campanha Janeiro Branco, que acontece ao longo do mês que leva seu nome. No entanto, o adoecer psíquico não ocorre só nesse mês. Ele pode nos surpreender ao longo de todo o ano.
Por esse motivo, a mudança de hábitos, a adoção de novas práticas de autocuidado, a desmistificação do assunto e o controle através de terapias, é fundamental para conseguir uma vida mais leve que ajude a desenvolver relações interpessoais adequadas, bem como o convívio equilibrado com o ambiente de seu entorno.
Portanto, faça da sua saúde mental uma prioridade, não só em Janeiro, mas ao longo de todo o ano de 2025. Seja atento, se permita sentir e expressar seus sentimentos, sem reprimi-los. Se acolha e busque apoio profissional se necessário. Quem cuida da saúde, de forma geral, cuida da vida. Afinal, um mundo melhor pressupõe pessoas melhores e isso demanda autoconhecimento e autocompaixão.
E para estar presente para os outros, primeiro precisamos estar presentes para nós. Reservar tempo para se cuidar, respeitar os próprios limites, impor limites, desenvolver um hobbie, fazer atividades físicas regulares, manter uma alimentação saudável, balanceada e aceitar que não damos conta de tudo e nem tudo está em nosso poder de controle. Assim a vida fica mais leve e a saúde mental agradece.