Primeiro, gostaria que olhassem para o sorriso lindo, seguro e inspirador da moça da foto. Ela é uma empresária de sucesso, tem 37 anos e comanda o Grupo Beauty, que congrega sete marcas de beleza, incluído o Spa das Sobrancelhas, com mais de 400 franquias vendidas e espalhadas por todo o Brasil.
Jane Muniz — este é seu nome e a sua principal marca de sucesso — conta esta sua história de sucesso no livro Problema ou oportunidade? Seu olhar para os negócios define seu sucesso, que oferece lições das mais preciosas sobre tenacidade, garra, estratégia e empreendedorismo. Ela mesma comenta: “O que me moveu até aqui foi justamente me recusar a ficar vivendo os problemas”.
A carioca morava no Morro do Fubá, na zona norte do Rio de Janeiro. Perdeu a mãe muito cedo, e, como o pai não tinha boas condições financeiras, teve que começar a trabalhar bem jovem. Seu primeiro emprego — o de vendedora numa perfumaria — foi aos 16 anos. Mas fazia faxina desde os 10. Bom, dentro da perfumaria tinha um salão de beleza e Jane foi viu, aprendeu, treinou. Mas, sobretudo, observou muito.
Observou que sobrancelhas bem-feitas eram o que os clientes mais queriam e o que dava mais lucro no salão. Processada a informação, ela teve uma sacada de mestre: criou o define como embelezamento do olhar, técnica que, por intermédio da harmonização do rosto, com especial atenção às sobrancelhas. Jane também é maquiadora. Surgia o Spa das Sobrancelhas. Um sucesso de público. E um pulo do gato de Jane. Ou melhor, da gata.
Com muita garra, ela superou as adversidades e se tornou uma referência nacional em empreendedorismo feminino. Agora, a empresária lança seu livro “Problema ou Oportunidade? De vendedora a fundadora de um negócio milionário: você tem a chave para construir a vida dos seus sonhos”, pela Editora Gente.
‘Mulher’ traz 10 histórias inspiradoras
Outro livro recém-lançado reúne histórias inspiradoras de outras dez mulheres fundadoras do Instituto Nação de Valor: Andreia Gomes, Carla Falcão, Célia Rizzante, Fabiana Couto, Helda Elaine, Janaina Paes, Katiane Vieira, Rita Mamede e Viviane Ferreira. Mulher, editado pela Novo Século e lançado oficialmente na última segunda-feira (14), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemy em São Paulo, quer contribuir para que outras mulheres também encontrem sua própria voz e vençam suas lutas cotidianas.
Através dessa leitura, as mulheres poderão compreender o tamanho de sua importância na sociedade, descobrindo e exercendo seu potencial através do autoconhecimento. Toda renda obtida com a venda do livro será convertida para os projetos sociais do Instituto Nação de Valor”, afirma Katiane Vieira, presidente do INV.
O lançamento do livro marca também o início do Projeto Uma Nova Mulher, com o propósito de empoderar mulheres de todas as idades, para que elas possam ser protagonistas do próprio crescimento e, ao mesmo tempo, agentes de transformações sociais.
O projeto vai até dezembro de 2018, vai contemplar 40 cidades brasileiras. O objetivo é mostrar que as batalhas vencidas por este grupo de mulheres é semelhante aos desafios vividos por tantas outras mulheres: 105 milhões no Brasil e 3,5 bilhões em todo o mundo.
A iniciativa conta com o apoio da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil), Núcleos de Mulheres Empreendedoras das Associações Comerciais do Brasil e Redes de Mulheres Empreendedoras, entre outros parceiros.
‘Mulher Alfa, liderança que inspira’
No livro Mulher Alfa – Liderança que Inspira, publicado pela Editora Letramento, Cristiana Xavier de Brito, executiva de relações institucionais e sustentabilidade, apresenta as experiências de dez mulheres que, ao longo de suas vidas, não se importaram com muitas ideias preconcebidas e se tornaram líderes em suas áreas de atuação.
O livro começa com uma reflexão sobre a evolução do protagonismo feminino, avaliando as conquistas feitas até aqui, e o quanto ainda falta. “Um estudo feito pelo Instituto Ethos com as 500 maiores empresas brasileiras mostra que a presença feminina no quadro executivo e nos conselhos de administração é de apenas 13,6% e 11% respectivamente”, reforça, lembrando que são as mulheres alfa que estão mudando este quadro.
Cristina inspirou-se nas histórias de 10 mulheres. “Elas foram escolhidas porque são mulheres comuns, mas com características de liderança muito claras. São pessoas que admiro por sua coragem, autenticidade, força e singularidade. Além disso, são mulheres que, com ética e determinação, conquistaram seus espaços e continuam abrindo caminhos para outras pessoas”, afirma Cristina.
As escolhidas foram: Ana Couto, CEO da Ana Couto Branding; Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora; Ana Michaelis, artista plástica; Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil; Gisela Pinheiro, vice-presidente da BASF para a América do Sul; Mara Gabrilli, deputada federal; Marcia Rocha, empresária, advogada e fundadora da Transempregos; Patrícia Santos, fundadora da Empregueafro; Teka Vendramini, produtora rural e Valéria Scarance, promotora de Justiça.
São pessoas em que o sucesso vai muito além das suas próprias conquistas. Meu desejo é que estas mulheres sirvam de exemplo para outras mulheres, que exigem e precisam de diversidade para transformar o mundo em um lugar melhor para todos”, defende a autora.
Série ‘Empreendedorismo Feminino’ na Semana das Mães
Este artigo encerra a série sobre Empreendedorismo Feminino, iniciada na última segunda-feira (14) por ViDA & Ação ao longo da semana, o site mostrou alguns exemplos reais e dicas importantes para mulheres que desejam empreender na carreira ou um negócio próprio. Confira as outras matérias.
Empreendedorismo feminino empodera e traz qualidade de vida
Chance para mulher empreender no Brasil é igual à de homem
Lugar de mulher é na oficina mecânica!
Mães que empreendem: 75% montam negócios após a maternidade
Serviço:
– Problema ou oportunidade? Seu olhar para os negócios define seu sucesso
Autora: Jane Muniz
Preço: R$ 29,90
Editora: Gente
– Mulher – Dez histórias inspiradoras de sucesso
Autoras: Andreia Gomes, Carla Falcão, Célia Rizzante, Fabiana Couto, Helda Elaine, Janaina Paes, Katiane Vieira, Rita Mamede e Viviane Ferreira
Editora: Novo Século