O nosso quadro Vida e Ação desta semana na Rádio Roquette Pinto aborda a campanha mais importante do calendário de saúde: o Outubro Rosa, que tem seu ponto alto no próximo domingo dia 19, quando celebramos o Dia Internacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama.
Este é um mês super importante pra gente lembrar que a informação é o nosso melhor antídoto contra a doença que mais atinge mata mulheres no mundo. Precisamos entender a dimensão do câncer de mama no Brasil e como se prevenir”, disse a jornalista Rosayne Macedo, editora do Vida e Ação;
Ela cista estudo do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, que estima mais de 73 mil novos casos de câncer de mama anualmente. Esta é a principal causa de morte por câncer entre mulheres, sendo que 4 em cada 5 casos ocorrem após os 50 anos.
Mas a boa notícia é que, quando descoberto no início, o tratamento tem alta taxa de sucesso com chances de cura, que podem superar os 90%”, destacou a editora do Portal Vida e Ação durante sua participação no programa Painel, apresentado por Jorge Ramos e produzido por Alicinha Silveira. .
Uma novidade da campanha Outubro Rosa este ano é a mamografia a partir dos 40 anos no Sistema Único de Saúde (SUS), um avanço no acesso à prevenção. O Ministério da Saúde, em conjunto com as sociedades médicas, resolveu ampliar a recomendação do rastreamento.
Agora, mulheres entre 40 e 49 anos também podem ter acesso ao exame de rastreamento pelo suis, seguindo recomendação do profissional de saúde. Esta faixa etária concentra cerca de 23% dos casos de câncer de mama no Brasil, e essa medida é vital para salvar vidas de forma mais precoce.
Aliás, o Rio de Janeiro é um ótimo exemplo: dados de 2024 da Secretaria Municipal de Saúde mostram que o número de mamografias de rastreamento na cidade do Rio cresceu impressionantes 180%, um fato que mostra o impacto da conscientização e do esforço das autoridades.
Mas não podemos parar. Muitas vezes o câncer de mama é silencioso, mas 17% dos casos podem ser evitados. Por isso, a prevenção passa tanto pela vigilância fazendo a mamografia. Os exames regulares a consulta ou ginecologista, quanto pela mudança de hábitos”, pontuou a jornalista.
Leia mais
Corridas, caminhadas e pedaladas mobilizam pacientes no Outubro Rosa
Saiba onde fazer mamografia gratuita neste Outubro Rosa
Câncer de mama: Outubro Rosa também é sobre os homens
Outubro Rosa celebra conquista da mamografia a partir dos 40 no SUS
Ela lembra que os principais fatores de risco para o câncer de mama são idade, acima de 50 anos, histórico familiar de casos da doença, especialmente parente de primeiro grau antes dos 50, e terapia de reposição hormonal prolongada.
Mas a prevenção está nas suas mãos, cerca de 17% dos casos podem ser evitados apenas com um estilo de vida mais saudável e o vida e ação reforça essas dicas”, enfatiza Rosayne Macedo
- Mantenha o peso corporal adequado porque o excesso de gordura, especialmente após a menopausa, aumenta os riscos de câncer de mama
- Pratique a atividade física regularmente, não importa o esporte. O movimento protege!
- Evite ou reduza o consumo de álcool. A bebida alcoólica em qualquer quantidade é um fator de risco comprovado para o câncer
- Amamentar o máximo de tempo possível também funciona como um fator de proteção para as mulheres.
Lembrando que o câncer de mama não atinge apenas a população feminina: cerca de 1% dos casos ocorre em homens, o que aumenta a necessidade de se conscientizar toda a sociedade sobre a doença, sem preconceitos.
A vigilância é a nossa maior arma. Lembre-se, o alto exame não substitui a mamografia, mas o autoconhecimento é fundamental”, alerta a jornalista especializada em saúde e bem-estar.
Então, é bom ficar alerta a qualquer nódulo endurecido e indolor, vermelhidão ou alteração na pele que pareça uma casca de laranja na região das mamas.
E se você tem 40 anos ou mais, não deixe pra depois, procure uma unidade de saúde, converse com seu médico e marque o sua mamografia. O diagnóstico precoce é o maior passo para a cura do câncer de mama.
O especial Outubro Rosa do Portal Vida e Ação traz ainda detalhes sobre as novas terapias e sinais de alerta e toda a agenda de eventos deste mês, incluindo caminhadas, corridas e pedalada para incentivar hábitos de vida saudáveis. Acesse aqui – https://vidaeacao.com.br/topicos/outubro-rosa/