Falta pouco mais de um mês para o Natal. O comércio no Rio de Janeiro já está todo enfeitado para o período. Aqui em casa aproveitamos o feriadão da Consciência Negra para montar a nossa árvore. E o espírito de solidariedade que costuma acompanhar esta época do ano também já chegou ao Rio de Janeiro. E você, sabe como colaborar? Vida & Ação começa a listar aqui algumas iniciativas importantes para ajudar você que quer contribuir com um Natal mais digno para muitas famílias, mas não sabe como. Confira!
Campanha do RioSolidario
O RioSolidario iniciou a Campanha Natal Solidário para arrecadação de brinquedos e livros novos, que vai até dia 8 de dezembro. As doações serão entregues as instituições que atendem crianças em risco ou vulnerabilidade social, seja em creches ou abrigos, inclusive, para crianças com deficiência. A meta do RioSolidario é arrecadar cerca de mil itens, que serão distribuídos a aproximadamente 10 instituições.
Todas são cadastradas no banco de instituições do RioSolidario. O objetivo é, mais uma vez, promover a cultura de responsabilidade social da sociedade e, sobretudo, fazer a alegria das crianças em risco e vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues na unidade do RioSolidario, em Laranjeiras, ou os interessados podem entrar em contato através para que os itens sejam recolhidos no local: faleconosco@riosolidario.org ou 2334-3916.
A coordenadora do Programa de Doações do RioSolidario, Mônica Miranda, afirma que “trabalhar em parceria é um dos compromissos do RioSolidario e esse é o objetivo da campanha. O Natal é uma data muito simbólica e, muitas destas crianças, podem até não ganhar nenhum presente nesta data”. Para garantir total transparência ao processo de doação e proporcionar a quem doou a oportunidade de se emocionar com a alegria das crianças ao receberem os presentes, os doadores poderão fazer a entrega nas instituições junto com o RioSolidario. Todas as ONGs beneficiadas e a data de entrega serão divulgadas por e-mail para todos os parceiros.
Natal sem Fome na Loja do Bem
Até o dia 16 de dezembro, a Loja do Bem do Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, será um dos postos de arrecadação de alimentos da ‘Campanha Natal Sem Fome’, que acaba de ser relançada, 10 anos após a sua última edição, pela ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Clientes, lojistas e funcionários podem contribuir com doações de alimentos não-perecíveis, como arroz, feijão, café, fubá e macarrão. A doação é realizada diretamente pelo cliente, em um sistema de autosserviço: bastará ele se dirigir ao local, sem nenhum tipo de intermediação, e deixar o mantimento nas prateleiras e caixas coletoras.
“É um prazer podermos participar dessa corrente do bem, de amor ao próximo, de solidariedade. Esperamos que nossos clientes e colaboradores apoiem a campanha, para que possamos fazer a diferença no Natal de muitos brasileiros”, comenta Aline Ferraz, coordenadora de Marketing do Center Shopping Rio. A entrega dos alimentos, que serão arrecadados em vários estados, será realizada no dia 20 de dezembro, por meio dos pontos de diversos parceiros e dos comitês da Ação da Cidadania de todo o Brasil. No hotsite www.natalsemfome.org.br há mais informações sobre a campanha e os demais postos de coleta.
Compre um cadeado e faça o bem
Neste Natal, quem passar pelos shoppings Rio Design Barra e Leblon entre os dias 24 de novembro e 24 de dezembro, poderá contribuir com a ação social que irá arrecadar renda para o Instituto Rogerio Steinberg (IRS), instituição sem fins lucrativos desenvolve talentos de crianças e jovens superdotados de famílias de baixa renda no Rio de Janeiro. Além disso, estará interagindo com a decoração dos shoppings, que neste ano homenageia a França.
O Natal Iluminé vai ganhar um espaço especial para que os cadeados participantes desta ação sejam colocados em uma grade remetendo assim a Pont des Arts, localizada em Paris e que ficou imortalizada por ser a ponte de pedestres que se tornou um santuário para casais apaixonados que procuram imortalizar seu amor deixando um cadeado com suas iniciais preso às suas grades metálica de proteção. Os cadeados estarão à venda por R$ 10 nos postos de troca dos shoppings e toda a verba será revertida para as atividades do IRS.
Voluntariado Fim de Ano 2017
Em todo o Brasil, pelo sexto ano consecutivo, os colaboradores da Claro Brasil, em parceria com o Instituto NET Claro Embratel, já se unem para realizar a campanha “Voluntariado Fim de Ano 2017”, em uma iniciativa que busca atender crianças, jovens e idosos. A campanha teve início no dia 11 de novembro e incentiva os colaboradores a adotarem cartas com pedidos de Natal. Assim como nos anos anteriores, são duas opções de participação: adoção de cartas de instituições parceiras do programa de voluntariado do grupo ou cartas da campanha Papai Noel dos Correios.
No ano passado, mais de 500 cartas foram adotadas, envolvendo cerca de 160 voluntários de 10 cidades diferentes. Além disso, o Instituto NET Claro Embratel firmou uma parceria com o canal infantil Discovery Kids para realizar a distribuição de brinquedos e produtos de higiene arrecadados pelos colaboradores da empresa, atividades recreativas, gincanas, mutirões de pintura, além de organizar um lanche especial para crianças das instituições parceiras. Ao todo, também serão beneficiadas mais de 20 entidades parceiras do programa de Voluntariado, do Instituto NET Claro Embratel.
“Os colaboradores da NET, Claro e Embratel estão juntos novamente para fazer o Natal de muitas pessoas mais feliz. A prática da responsabilidade social está diretamente incorporada aos valores das empresas. Os voluntários da Claro Brasil participam ativamente na escolha das instituições que serão beneficiadas, realizando o levantamento e entrega dos presentes. Mais do que incentivar as doações com a campanha de voluntariado, estamos adotando os sonhos de cada um dos meninos e meninas que escreveram suas cartinhas, queremos ver o sorriso no rosto de cada criança”, enfatizou Daniely Gomiero, vice-presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.
Da Redação, com assessorias