Neste final de semana (dias 13 e 14 de dezembro), o governo federal realiza o maior mutirão de cirurgias da história do Sistema Único de Saúde com a participação de 188 hospitais. A iniciativa do programa Agora Tem Especialistas reunirá Santas Casas e outras entidades filantrópicas de todo o país, que, de forma inédita, somarão esforços aos hospitais universitários da Rede Ebserh e aos hospitais e institutos federais, ligados ao Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, “a união de todas as unidades evidencia o caráter interministerial e cooperativo da iniciativa” e que “ao integrar redes hospitalares distintas, o mutirão amplia o alcance do SUS e fortalece a capacidade do Estado de responder às filas históricas por atendimento especializado“. Juntos, os 188 hospitais devem realizar 11,5 mil cirurgias, que fazem parte do total 61,6 mil procedimentos ofertados para todos os 26 estados e o Distrito Federal.

Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participarão de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O objetivo prioritário da ação é desafogar a demanda reprimida por cirurgias, reduzindo o tempo de espera nas áreas de gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia, plásticas reparadoras, entre outros. Outros procedimentos também serão oferecidas consultas especializadas e exames, como ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas. 

Somente as 134 Santas Casas de Misericórdia e hospitais filantrópicos realizarão mais de 9 mil cirurgias, entre bariátrica por videolaparoscopia, colecistostomia, plástica abdominal, hernioplastias e vasectomia.

Participam do mutirão unidades localizadas em Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO).

Rio de Janeiro tem 3.9 mil procedimentos

Somente no Into foram realizados mais de 300. Paciente conta que passou por cirurgia de proloterapia

Também participam do mutirão unidades federais, como o Instituto do Câncer (Inca), o Instituto de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e Hospitais dos Servidores, de Ipanema, de Bonsucesso, Cardoso Fontes, da Lagoa e do Andaraí, todos localizados na capital do Rio de Janeiro.

Ao todo, estão previstos cerca de 3,9 mil procedimentos no estado, entre cirurgias, exames e consultas. Somente no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) mais de 300 procedimentos foram realizados neste sábado (13).

O nosso principal objetivo é ofertar o maior número possível de atendimentos e de procedimentos ortopédicos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e ampliando a oferta de consultas, procedimentos ortobiológicos e cirúrgicos no Sistema Único de Saúde”, destacou o coordenador assistencial do Into, Phelippe Valente Maia.

Procedimentos no Into evitam a necessidade de prótese

Além de consultas, exames e cirurgias ortopédicas, o mutirão ofertou procedimentos ortobiológicos, alternativa menos invasiva que pode retardar a progressão de doenças articulares, como a artrose. Ao reduzir a dor e melhorar a mobilidade, esses tratamentos contribuem para evitar a evolução para quadros mais graves e a necessidade de prótese.

O coordenador de Ensino, Pesquisa e Inovação (Coenpi) do Into, José Leonardo Rocha, explicou que a proloterapia, um dos procedimentos ortobiológicos, tem como foco a melhora da dor e da função. “A osteoartrite não tem cura, então o tratamento busca melhorar a dor e a mobilidade para garantir mais qualidade de vida ao paciente”, afirmou.

Segundo ele, os ganhos funcionais impactam diretamente o dia a dia. “Pacientes que tinham dificuldade para subir escadas ou caminhar pequenas distâncias passam a se locomover com mais facilidade, o que melhora significativamente a qualidade de vida”, concluiu.

É o caso da técnica em secretariado Cátia Regina Coelho, de 56 anos, uma das pacientes atendidas no mutirão. Com dificuldade para andar e subir escadas, ela encontrou na proloterapia uma alternativa para aliviar a dor e evitar uma cirurgia.

Eu não conseguia subir escadas e tinha dificuldade para andar. Vim fazer o tratamento com a esperança de aliviar a dor e não precisar de cirurgia. O procedimento foi muito tranquilo, não senti dor, só a anestesia. Saí do procedimento andando e desci as escadas do Into.  Com certeza vou voltar a andar melhor. Fazer algumas coisas que eu estava limitada. E tenho certeza absoluta que agora é só alegria”, comemorou.

Leia mais

Saúde não tem esquerda ou direita, diz Lula em mutirão do SUS
Porto Alegre recebe mutirão para reduzir as filas do SUS
Câncer de próstata: mutirão quer zerar fila de espera no RJ

Hospitais universitários em todo o país participam

Junto aos três institutos e seis hospitais federais, vinculados ao Ministério da Saúde, os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ligada ao Ministério da Educação, realizam, neste sábado, a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. 

Na última edição do ano, estão sendo ofertados mais de 52 mil procedimentos em um único dia, sendo 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames em todos os estados brasileiros. Em julho e setembro deste ano, as duas primeiras edições do Dia E – Ebserh em ação realizaram mais de 46,7 mil procedimentos em mutirões do Agora Tem Especialistas.

A Ebserh está comprometida em enfrentar um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso à atenção especializada. Esse esforço do governo federal tem, também, um valor enorme para a formação de nossos alunos de graduação, residentes médicos e multiprofissionais. O Dia E é isso: as universidades a serviço da vida, a serviço do Agora Tem Especialistas e aproveitando para ensinar os nossos alunos, residentes, a cumprir a missão da universidade”, afirma o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.

Complexo Hospitalar da UFRJ realiza quase 700 procedimentos

Procedimentos de média e alta complexidades em mais de 10 especialidades  

O Complexo Hospitalar da UFRJ (CH-UFRJ) realiza neste sábado (13) seu terceiro e último mutirão do ano, dentro do projeto Dia E “Ebserh em Ação” para redução da fila do SUS. Serão quase 700 procedimentos de alta e média complexidades em mais de 10 especialidades ofertados em um único dia, entre exames, consultas e cirurgias. Entre as especialidades ofertadas estão fonoaudiologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, oncologia e oftalmologia.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que fica na Ilha do Fundão, lidera com o maior número de procedimentos. Estão sendo ofertados, ao todo, 562 procedimentos de alta e média complexidades. As grandes novidades dessa edição são as cirurgias de cataratas, já pré-agendadas para o dia, e as ultrassonografias de tireoide com biópsia por agulha fina, além da ampliação de consulta de rastreio e biópsia de câncer de pele.

Na sequência, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), que também fica na Ilha do Fundão, está ofertando 67 procedimentos, entre eles, destacam-se as cirurgias pediátricas e os exames de ultrassonografias, eletroencefalogramas e ecocardiogramas.

Já a Maternidade Escola (ME), vai ofertar 42 procedimentos, entre eles, destacam-se as consultas para colocação de contraceptivos de longa duração (Diu Mirena/  implantes Implanon) e as cirurgias de laqueadura tubária.

Hospital Universitário de Niterói realiza quase 300 procedimentos

Entre as especialidades ofertadas estão neurologia, cardiologia, proctologia e oncologia

O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) realiza neste sábado (13) o último mutirão do ano, dentro do projeto Dia E “Ebserh em Ação” para redução do tempo de espera na fila do SUS. Serão quase 300 procedimentos de alta e média complexidades ofertados em um único dia, entre exames, consultas e cirurgias. Entre as especialidades ofertadas estão neurologia, cardiologia, proctologia e oncologia.

Os atendimentos foram pré-agendados via regulação e têm como objetivo reduzir as filas de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o atendimento a procedimentos de média e alta complexidade e está alinhado ao programa do Governo Federal “Agora Tem Especialistas”.

Ao todo, estão sendo ofertados 284 procedimentos de alta e média complexidade, sendo 17 cirurgias, 195 exames e 72 consultas. Esse é o terceiro e último mutirão do “Ebserh em Ação” realizado esse ano pelo Huap- UFF, que fica no centro de Niterói.

O serviço de dermatologia do Huap vai promover uma ação especial com demanda espontânea em alusão à Campanha Dezembro Laranja para atendimento a pessoas com suspeita de câncer de pele. Na última edição foram atendidos mais de 400 pacientes.

Agora Tem Especialistas: mais acesso à assistência especializada 

Criado para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o programa Agora Tem Especialistas se consolidou, ao longo de 2025, como uma das ações estruturantes do governo federal para ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada.

Além dos mutirões, outras iniciativas estão em andamento, como as carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem, que já oferecem atendimento em todos os estados; a ampliação de horários de funcionamento de serviços de saúde; o provimento e formação de mais médicos especialistas; e a parceria com hospitais privados para atendimento complementar e gratuito ao SUS mediante abatimento de dívidas com a União.

Com essas estratégias integradas, o programa vem promovendo impacto direto na vida da população, reduzindo o tempo de espera, ampliando a resolutividade e garantindo que milhares de pessoas possam iniciar o próximo ano com mais saúde, dignidade e acesso à assistência especializada pela rede pública de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde, Into e Ebsersh

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *