Não são apenas as concessionárias de transporte público e o aplicativo 99 que aderiram à campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da doação de sangue. Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), diversas empresas do Rio de Janeiro estão oferecendo descontos e ‘mimos’ especiais a quem se dispõe a realizar esse gesto especial e reforçar os estoques de sangue que abastecem os hospitais e emergências da cidade.

As Lojas Amoedo, de materiais de construção, oferecem estacionamento grátis nas suas unidades do Rio de Janeiro – Barra da Tijuca, Botafogo, Centro (ao lado do Hemorio), Duque de Caxias, Niterói, Recreio, Tijuca e Via Dutra – a quem comprovar que doou sangue no período de 14 a 21 de junho para o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio).

Já a Ogro Steaks, no Botafogo Praia Shopping, está oferecendo um hambúrguer aos doadores até dia 18. A ação é válida para quem comprovar que doou sangue até um mês antes. O personagem Sangue Bom, do clube América, passeia pelos principais modais da cidade, incentivando a campanha Rota Solidária.

Também em parceria com o Hemorio, a organização da Maratona do Rio está estimulando e incentivando os corredores da cidade a doarem sangue dentro da ação Rota Solidária, que concede benefícios e gratuidades para o deslocamento de quem ajudará a abastecer os estoques do hemocentro.

“A edição de 2023 da Maratona do Rio terminou no último domingo deixando saudade no coração dos aproximadamente 40 mil corredores inscritos, mas as ações positivas em torno do maior festival de corridas de rua da América Latina seguem impactando a cidade”, afirma a organização.

saiba tudo sobre Doação de Sangue em nosso Especial Junho Vermelho

Viajantes e estrangeiros que passam pelo Rio também podem doar

Felipe Imbroisi, doador de sangue, teve ideia de promover iniciativa no seu hostel (Foto: Divulgação)

O Hostel Pura Vida, em Copacabana, está oferecendo 10% de desconto em hospedagem e nos drinks do seu bar para quem doar sangue ao longo de todo este mês. A campanha ‘Doe para a Vida’ começou oferecendo um drink gratuito para os voluntários e funcionários que doarem. Em seguida, resolveu engajar os viajantes com descontos na hospedagem e no bar, que abre todos os dias.

“Eu sou doador, faço isso a cada três meses. Achamos que este mês seria o momento ideal para tentar incentivar o pessoal do staff, os cariocas que vêm sempre aqui e também os viajantes a fazer uma ação solidária enquanto passam pelo Rio. É uma área que precisa de muito engajamento”, diz Felipe Imbroisi, sócio do hostel. “Apesar de ser um incentivo singelo, os hóspedes acabaram se mobilizando mais pelo ato de doar e participar da “brincadeira”, acrescenta.

O casarão do século XX, que fica aos pés do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, ficou conhecido por reunir estrangeiros e cariocas todas as noites para jogos de beer-pong, noites de karaokê e festas. Vale lembrar que estrangeiros também podem doar sangue no Brasil (veja as regras no final do texto).

Como a doação só pode ser realizada a cada dois meses para homens e três meses para as mulheres – por conta do tempo necessário para a reposição das hemácias – o hostel também irá oferecer os benefícios às pessoas que doaram até três meses antes do dia 1 de junho. Após a doação, os visitantes que desejarem já podem ir no mesmo dia ao hostel para usufruir dos benefícios.

 

Campanha começou no dia 6 de junho e vai até o fim do próximo mês. Foto: reprodução/Instagram.

Rota Solidária oferece passagens gratuitas até dia 21

Moradores do Rio de Janeiro têm gratuidade no transporte público para ida e volta para a realização da doação, ou então desconto no táxi pelo aplicativo 99, até o dia 21 de junho (quarta-feira). O doador, ao chegar ao Hemorio, precisará informar qual modal utilizou para realizar este deslocamento. Para quem utilizou transporte público, a pessoa receberá duas passagens para cobrir os gastos.

No caso do táxi do app 99, o doador poderá utilizar o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem. No momento de registrar o endereço do destino para a doação, o usuário do aplicativo poderá inserir a palavra “Salvar Vidas”, que o veículo que efetuará o deslocamento irá diretamente ao Hemorio.

Serviço – Rota Solidária

Período da ação: até o dia 21 de junho (quarta-feira)
Local da doação: Hemorio (Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro)
Horário: 7h às 18h
Mais informações: Disque Sangue (0800 282 0708), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h ou no perfil do Instagram hemorio.

Descontos em viagens rodoviárias

Em todo o Brasil, a wemobi anunciou que oferece 50% de desconto nas passagens adquiridas entre os dias 14 e 30 desse mês para viajar até 30 de setembro a quem realizar esse ato de amor entre abril e junho. A startup de transporte rodoviário, explica que os cupons são personalizados para cada doador e serão gerados a partir do preenchimento do formulário com dados que comprovem a doação – feita entre os meses de abril e junho.

Os envios serão aceitos até o dia 30 de junho e os clientes receberão o voucher no e-mail que informaram no cadastro. Após o recebimento do cupom, basta inseri-lo ao final do fluxo de compra e pronto: o desconto será aplicado em cima do valor total da compra. Cada usuário poderá solicitar um voucher por CPF.

Quem pode doar sangue

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) publicados em 2022, apenas 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a uma taxa de 1,4%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esta taxa seja de 1% a 3%. Veja os principais requisitos:

  • Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano (60 dias entre as doações), e mulheres até três vezes por ano (90 dias entre as doações).
  • Pessoas com menos de 50 kg, com mais de 69 anos ou em más condições de saúde não podem doar.
  • Quem tiver menos de 16 anos, deve estar acompanhado por um responsável.
  • Já os que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos seis meses devem esperar.
  • Quem teve covid-19 ou foi vacinado contra a doença deve esperar, respectivamente, 10 e 7 dias para realizar a doação.
  • Nas quatro horas antes da doação, é necessário estar alimentado, porém, sem refeições pesadas ou alimentos gordurosos.
  • Também não se deve ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
  • Ao chegar ao hospital, é preciso apresentar um documento oficial de identidade com foto.
  • Em geral, a doação não dura mais que uma hora.
  • No processo, é retirado até 450ml que pode ser destinado para quatro pessoas.
  • As únicas restrições estão relacionadas ao peso e idade.
  • O horário para as doações no Hemorio é das 7h às 18h, inclusive aos sábados e domingos.
  • No site do Hemorio constam todos os locais e horários onde é possível fazer a doação.

Normas para doadores de sangue estrangeiros

Portaria nº 1.353/11 do Ministério da Saúde regulamenta a doação de sangue no Brasil e não apresenta restrições específicas para estrangeiros. Ou seja, sim, estrangeiros podem doar sangue no Brasil desde que cumpram os mesmos requisitos exigidos aos brasileiros.

Além disso, é necessário passar por uma triagem antes da doação para garantir que não há risco de transmissão de doenças por meio do sangue doado. É importante ressaltar que estrangeiros que tenham vivido em países com alto risco de doenças infecciosas podem ter restrições para doação.

Residentes na Europa, por exemplo, não podem doar por conta da doença da Vaca Louca, identificada no Reino Unido entre 1980 e 90. A legislação brasileira prevê que quem viveu por pelo menos cinco anos ou mais no continente ou recebeu transfusão de sangue por lá entre 1980 e os dias atuais são proibidas de doar sangue no Brasil por conta dos riscos de exposição ao príon da vaca louca.

As regras do Ministério da Saúde estão na portaria nº 158/16.

Com Assessorias

Leia mais

Junho Vermelho: mulher pode doar sangue se estiver menstruada? 
Vai doar sangue pela primeira vez? Tire as principais dúvidas
Como a doação de sangue pode beneficiar a saúde do doador?
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *