Acostumada a ‘barracos’ dentro e fora das redes sociais – ela já foi processada até faculdade de Direito onde se matriculou no Rio de Janeiro – Jojo Todynho segue na sua estratégia de aparecer a qualquer custo. A última da ex-funkeira e ex-apresentadora – que perdeu uma série de contratos e não faz mais shows após diversos ataques à comunidade LGBTQIAPN+ e críticas à deputada federal Erika Hilton na internet – voltou à cena nos últimos dias ao escolher mais novo alvo de suas críticas: o Sistema Único de Saúde (SUS).
Em um vídeo postado recentemente que viralizou nas redes sociais, ela fala sobre as suas impressões – aparentemente sem nenhum fundamento técnico ou científico, nem qualquer compromisso com a verdade. O assunto acabou viralizando e provocou uma enxurrada de respostas à influencer, contribuindo também para ajudar a esclarecer a população sobre a importância do SUS, que não se mede apenas pela satisfação dos usuários em serviços prestados em algumas unidades de saúde.
Vários famosos, influencers, profissionais de saúde, comentaristas políticos e especialistas em comunicação saíram em defesa do sistema de saúde brasileiro. Também não faltaram comparações com o sistema de saúde americano, conhecido universalmente por.
Até o Ministério da Saúde se posicionou publicamente, produzindo materiais que esclarecem o papel do SUS na vida da população – que vai desde a água que se bebe até transplantes de órgãos que contemplam até mesmo quem poderia pagar bem mais que um fígado para ter a saúde de volta – como o apresentador Fausto Silva, o Faustão.
Diante da polêmica, Vida e Ação decidiu reforçar a editoria ‘Saúde Pública’, trazendo a série #VivaoSUS, que reúne ainda mais exemplos positivos da importância do SUS – maior sistema público de saúde do mundo – para a população – confira aqui.
Leia mais
Tuberculose: SUS encurta tratamento de 9 para 3 meses
Doença falciforme: pacientes do SUS terão acesso a nova medicação
Violência doméstica: vítimas terão reconstrução dentária no SUS
SUS passa a oferecer tratamento de R$ 7 milhões para AME
‘Que mico foi esse?’ Entenda a polêmica
“Todo mundo usa, até quem fala mal usa o SUS e nem sabe. […] O SUS tá em todo lugar. Tá na prevenção, na fiscalização, no cuidado com a saúde, mesmo quando você finge que não vê. […] O SUS é necessário pra caramba. O SUS é Brasil pra caramba”, afirmou Cariucha, no vídeo.
Com a repercussão da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, agradeceu ao apoio dos brasileiros que ‘se uniram para defender o SUS’ e destacou que, embora ainda existam desafios, os comentários mostram que a pasta ‘está no caminho certo’.
Após a repercussão negativa (mais uma), Jojo voltou atrás e gravou novos vídeos, dizendo que não criticou o sistema como um todo, nem defendeu o fim do Sistema ou atacou médicos e funcionários. “O problema está na estrutura, na gestão, na entrega do serviço — e não em quem está na linha de frente”. Ela também disse que não usa mais o sistema único atualmente, mas tem amigos e parentes que usam. Então, tá , Jojo!
Com Assessorias e portal Terra