Depois das altas temperaturas registradas nos primeiros meses de 2024, o inverno finalmente chegou. A chamada ‘estação mais fria do ano’ tem sido um momento muito esperado para quem não suportava mais as intensas ondas de calor, mesmo durante o outono. Mas para a população em situação de vulnerabilidade, a volta das temperaturas mais frias traz preocupação.
Recentemente, os noticiários informaram que pelo menos duas pessoas morreram devido ao frio intenso ainda no outono. A fim de proteger ou ao menos amenizar o sofrimento dos que mais necessitam, especialmente as pessoas que moram nas ruas, diversas campanhas e ações solidárias acontecem pelo país, para mobilizar a população a promover um inverno mais aquecido e digno para todos.
Confira algumas iniciativas em nosso roteiro de ‘Boas Ações’ e colabore – ou ao menos compartilhe esse post!
#NinguémVaiSentirFrio: Cristo Redentor lança campanha
O inverno começou no dia 20 de junho. E, nesta data, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor lançou a Campanha do Agasalho 2024, em uma cerimônia no alto do Morro do Corcovado, recebeu iluminação especial que podia ser vista de vários pontos da cidade.
A ação tem parceria do I Prio Festival de Inverno, Peck Produções, Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro – RIOinclui e oRioSolidario, As cores da iluminação serão as mesmas da campanha e do festival.
O festival, que começa nesta sexta-feira (5), na Marina da Glória, oferece 50% de desconto no valor do ingresso (meia solidária) a quem doar um agasalho, meia ou cobertor em bom estado. O festival tem seis noites de shows de grandes nomes da MPB e uma expectativa de público de 10 mil pessoas por dia.
Para ter acesso ao desconto no valor do ingresso é simples: basta entrar no site, escolher o dia do festival e fazer a opção pelo ingresso “Campanha do Agasalho”. O desconto é validado na entrada do evento com a entrega da doação.
No line-up do festival estão Ney Matogrosso, Criolo e Marcelo D2, na sexta-feira (5); Frejat, Nando Reis e Arnaldo Antunes no sábado (6); Alcione, Maria Rita e Péricles no domingo (7).
No próximo final de semana os shows serão de Vanessa da Mata, Marina Sena e Liniker (12), Pitty, Pato Fu e Ana Carolina (13) e Thiaguinho, Ferrugem e Xande de Pilares (14).
Murilo Rosa, Rafa Kalimann, Luma de Oliveira, Renê Silva, entre outras personalidades, são padrinhos da Campanha do Agasalho 2024. Em 2023, foram arrecadadas 5 toneladas de agasalhos e cerca de 1000 cobertores para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para este ano, a meta é dobrar este número neste período de temperaturas baixas.
Qualquer pessoa pode doar agasalhos e cobertores até o dia 31 de agosto nos pontos de coleta abaixo:
– Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor – Estrada Redentor, s/n – Alto da Boa Vista;
– Festival de Inverno Rio – Marina da Glória
– Trem do Corcovado – Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho;
– Loja O Sol Artesanato – Rua Corcovado, 213 – Jardim Botânico;
– Paróquia São José da Lagoa – Avenida Borges de Medeiros, 2735 – Lagoa;
– Emerj – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – Rua Dom Manuel, 25 – Centro;
– Fundação Biblioteca Nacional – Avenida Rio Branco, 219 – Centro;
– Quiosque do Cristo Redentor – Praia do Guido – Entre os postos 11 e 12 do Recreio dos Bandeirantes.
Shoppings no Rio recebem doações
O Bangu Shopping e Caxias Shopping, em parceria com o Instituto da Criança, lançam uma campanha de arrecadação de agasalhos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão aceitos cobertores, casacos, agasalhos, blusas, calças, pares de meias, cachecóis e luvas, desde que estejam em bom estado de conservação.
Até o dia 4 de julho, o Bangu Shopping, localizado na Zona Oeste, receberá doações de roupas de frio em um ponto de coleta próximo à loja Fashion Bijoux. No Caxias Shopping, os clientes podem fazer suas doações até o dia 5 de julho. As caixas coletoras estão posicionadas em frente ao Espaço Rubro Negro e na recepção do Hotel Matiz, parceiro do shopping, localizado em frente ao empreendimento.
Supermercados de SP recolhem doações até dia 6
O Instituto Somando Mais Ações e o Assaí Atacadista se uniram para realizar uma campanha de inverno destinada a arrecadar agasalhos e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade. As lojas participantes em São José dos Campos, Araraquara e Jundiaí receberão as doações, que serão distribuídas pela ONG.
A campanha vai até o dia 6 de julho. As doações podem ser feitas nas lojas do Assaí em São José dos Campos, Araraquara e Jundiaí. Os clientes e colaboradores podem entregar suas doações nos pontos estratégicos montados nas lojas.
Bem da Madrugada leva alimentos, água, médicos e psicólogos às ruas de SP
No inverno, a ONG Bem da Madrugada intensifica seu trabalho durante o mês de junho, levando acolhimento e assistência a quem mais precisa mas ruas de São Paulo. A organização, que atua há mais de 24 anos, distribuiu cerca de 10 mil kits e 250 mil itens de higiene e alimentação durante o inverno de 2023.
Este ano, a meta é distribuir aproximadamente 15 mil kits de inverno. Os kits incluem luvas, meias, toucas, cachecóis e cobertores. A alimentação fornecida inclui água, bebidas quentes, bolachas e lanches com proteína.
Além disso, os projetos Médicos e Psicológicos nas Ruas, que também fazem parte do Instituto Somando Mais Ações, estarão nestas rondas para prestar atendimento psicológico e físico sobre os problemas causados pelo frio, como a hipotermia, e as inseguranças vividas pelas pessoas em vulnerabilidade.
As ações ocorrerão nos dias 5, 6, 14, 20 e 26 de junho, das 19 às 22h, em diversos pontos da cidade, com foco em regiões de alta concentração de população de rua (cada data a ação é realizada em uma região de SP). A ONG também realizará ações emergenciais sempre que a temperatura cair abaixo de 10ºC.
Campanha Inverno Solidário pede doações em dinheiro
A arrecadação será destinada às dez organizações sem fins lucrativos selecionadas pelo edital Fundo Solidário 2023 (Foto: Divulgação)
Ao direcionar as doações em forma de recursos financeiros, as organizações podem adquirir itens novos e mais adequados às necessidades de suas comunidades e do público beneficiado – bebês, crianças, jovens, mulheres, pessoas com deficiência, idosos etc. – diversificando e personalizando os tipos de doação de acordo com a realidade de cada população.
Também há o incentivo para que as compras aconteçam preferencialmente no comércio local, o que fortalece os empreendedores da própria localidade e contribui para a geração de emprego e renda. Além disso, as despesas logísticas são reduzidas, o que aumenta os recursos disponíveis para a compra dos itens e minimiza a pegada de carbono do transporte de doações físicas.
A Trackmob, empresa especializada em soluções tecnológicas para o Terceiro Setor, foi contratada para gerenciar o sistema de doações de forma segura e transparente. Fundada em 2013, a Trackmob já processou mais de R$ 200 milhões em doações com suas soluções.
Com Assessorias