Depois das altas temperaturas registradas nos primeiros meses de 2024, o inverno finalmente chegou. A chamada ‘estação mais fria do ano’ tem sido um momento muito esperado para quem não suportava mais as intensas ondas de calor, mesmo durante o outono. Mas para a população em situação de vulnerabilidade, a volta das temperaturas mais frias traz preocupação.

Recentemente, os noticiários informaram que pelo menos duas pessoas morreram devido ao frio intenso ainda no outono. A fim de proteger ou ao menos amenizar o sofrimento dos que mais necessitam, especialmente as pessoas que moram nas ruas, diversas campanhas e ações solidárias acontecem pelo país, para mobilizar a população a promover um inverno mais aquecido e digno para todos.

Confira algumas iniciativas em nosso roteiro de ‘Boas Ações’ e colabore – ou ao menos compartilhe esse post!

#NinguémVaiSentirFrio: Cristo Redentor lança campanha

O inverno começou no dia 20 de junho. E, nesta data, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor lançou a Campanha do Agasalho 2024, em uma cerimônia no alto do Morro do Corcovado, recebeu iluminação especial que podia ser vista de vários pontos da cidade.

A ação tem parceria do I  Prio Festival de Inverno, Peck Produções, Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro – RIOinclui e oRioSolidario,  As cores da iluminação serão as mesmas da campanha e do festival.

O festival, que começa nesta sexta-feira (5), na Marina da Glória, oferece 50% de desconto no valor do ingresso (meia solidária) a quem doar um agasalho, meia ou cobertor em bom estado. O festival tem seis noites de shows de grandes nomes da MPB e uma expectativa de público de 10 mil pessoas por dia.

Para ter acesso ao desconto no valor do ingresso é simples: basta entrar no site, escolher o dia do festival e fazer a opção pelo ingresso “Campanha do Agasalho”. O desconto é validado na entrada do evento com a entrega da doação.

No line-up do festival estão Ney Matogrosso, Criolo e Marcelo D2, na sexta-feira (5); Frejat, Nando Reis e Arnaldo Antunes no sábado (6); Alcione, Maria Rita e Péricles no domingo (7).

No próximo final de semana os shows serão de Vanessa da Mata, Marina Sena e Liniker (12), Pitty, Pato Fu e Ana Carolina (13) e Thiaguinho, Ferrugem e Xande de Pilares (14).

Murilo Rosa, Rafa Kalimann, Luma de Oliveira, Renê Silva, entre outras personalidades, são padrinhos da Campanha do Agasalho 2024. Em 2023, foram arrecadadas 5 toneladas de agasalhos e cerca de 1000 cobertores para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para este ano, a meta é dobrar este número neste período de temperaturas baixas.

Qualquer pessoa pode doar agasalhos e cobertores até o dia 31 de agosto nos pontos de coleta abaixo:

– Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor – Estrada Redentor, s/n – Alto da Boa Vista;

– Festival de Inverno Rio – Marina da Glória

– Trem do Corcovado – Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho;

– Loja O Sol Artesanato – Rua Corcovado, 213 – Jardim Botânico;

– Paróquia São José da Lagoa – Avenida Borges de Medeiros, 2735 – Lagoa;

– Emerj – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – Rua Dom Manuel, 25 – Centro;

– Fundação Biblioteca Nacional – Avenida Rio Branco, 219 – Centro;

– Quiosque do Cristo Redentor – Praia do Guido – Entre os postos 11 e 12 do Recreio dos Bandeirantes.

Shoppings no Rio recebem doações

O Bangu Shopping e Caxias Shopping, em parceria com o Instituto da Criança, lançam uma campanha de arrecadação de agasalhos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão aceitos cobertores, casacos, agasalhos, blusas, calças, pares de meias, cachecóis e luvas, desde que estejam em bom estado de conservação.

Até o dia 4 de julho, o Bangu Shopping, localizado na Zona Oeste, receberá doações de roupas de frio em um ponto de coleta próximo à loja Fashion Bijoux. No Caxias Shopping, os clientes podem fazer suas doações até o dia 5 de julho. As caixas coletoras estão posicionadas em frente ao Espaço Rubro Negro e na recepção do Hotel Matiz, parceiro do shopping, localizado em frente ao empreendimento.

Supermercados de SP recolhem doações até dia 6

O Instituto Somando Mais Ações e o Assaí Atacadista se uniram para realizar uma campanha de inverno destinada a arrecadar agasalhos e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade. As lojas participantes em São José dos Campos, Araraquara e Jundiaí receberão as doações, que serão distribuídas pela ONG.

campanha vai até o dia 6 de julho. As doações podem ser feitas nas lojas do Assaí em São José dos Campos, Araraquara e Jundiaí. Os clientes e colaboradores podem entregar suas doações nos pontos estratégicos montados nas lojas.

 

Bem da Madrugada leva alimentos, água, médicos e psicólogos às ruas de SP

No inverno, a ONG Bem da Madrugada intensifica seu trabalho durante o mês de junho, levando acolhimento e assistência a quem mais precisa mas ruas de São Paulo. A organização, que atua há mais de 24 anos, distribuiu cerca de 10 mil kits e 250 mil itens de higiene e alimentação durante o inverno de 2023.

Este ano, a meta é distribuir aproximadamente 15 mil kits de inverno. Os kits incluem luvas, meias, toucas, cachecóis e cobertores. A alimentação fornecida inclui água, bebidas quentes, bolachas e lanches com proteína.

Além disso, os projetos Médicos e Psicológicos nas Ruas, que também fazem parte do Instituto Somando Mais Ações, estarão nestas rondas para prestar atendimento psicológico e físico sobre os problemas causados pelo frio, como a hipotermia, e as inseguranças vividas pelas pessoas em vulnerabilidade.

As ações ocorrerão nos dias 5, 6, 14, 20 e 26 de junho, das 19 às 22h, em diversos pontos da cidade, com foco em regiões de alta concentração de população de rua (cada data a ação é realizada em uma região de SP). A ONG também realizará ações emergenciais sempre que a temperatura cair abaixo de 10ºC.

Campanha Inverno Solidário pede doações em dinheiro


A arrecadação será destinada às dez organizações sem fins lucrativos 
selecionadas pelo edital Fundo Solidário 2023 (Foto: Divulgação) 

 A Fundação Grupo Volkswagen lançou a Campanha Inverno Solidário 2024, ação que visa arrecadar doações para a compra de itens de inverno que serão distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em participar da campanha podem contribuir com qualquer valor, utilizando PIX ou cartão de crédito, por meio de um link criado especialmente para receber as doações.
Campanha Inverno Solidário 2024 vai até o dia 1º de julho e todos os itens arrecadados serão entregues localmente entre os dias 15 e 20 de julho, em Resende (RJ), Salvador (BA), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José dos Pinhais (PR), São Paulo (SP), Taubaté (SP) e Vinhedo (SP).  Como incentivo, todos os doadores receberão um cupom de 10% de desconto para a Loja da Fundação Grupo Volkswagen.
Todos os recursos arrecadados serão integralmente revertidos para a compra de agasalhos, cobertores, meias e outros itens essenciais para o frio. Além de todo o investimento feito na plataforma de doações, na organização e na gestão da campanha, a Fundação complementará os recursos arrecadados com uma doação financeira própria – o valor, no entanto, não foi revelado. em eventos com a participação de colaboradores voluntários do Grupo Volkswagen.
As organizações sociais que serão beneficiadas foram selecionadas por edital e prestarão contas à Fundação, comprovando desde a aquisição até a entrega dos produtos à população atendida. Os valores arrecadados serão destinados a dez organizações sem fins lucrativos de quatro estados brasileiros, que atendem comunidades vulneráveis nos municípios com plantas e unidades de negócio da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volkswagen Financial Services e LM Soluções de Mobilidade.
Por que doar recursos financeiros e não itens físicos?

Ao direcionar as doações em forma de recursos financeiros, as organizações podem adquirir itens novos e mais adequados às necessidades de suas comunidades e do público beneficiado – bebês, crianças, jovens, mulheres, pessoas com deficiência, idosos etc. – diversificando e personalizando os tipos de doação de acordo com a realidade de cada população.

Também há o incentivo para que as compras aconteçam preferencialmente no comércio local, o que fortalece os empreendedores da própria localidade e contribui para a geração de emprego e renda. Além disso, as despesas logísticas são reduzidas, o que aumenta os recursos disponíveis para a compra dos itens e minimiza a pegada de carbono do transporte de doações físicas.

A Trackmob, empresa especializada em soluções tecnológicas para o Terceiro Setor, foi contratada para gerenciar o sistema de doações de forma segura e transparente. Fundada em 2013, a Trackmob já processou mais de R$ 200 milhões em doações com suas soluções.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *