Todo fim de ano, desejamos prosperidade e amor às pessoas, certo? Mas o que fazemos ao longo do ano para cultivar esses desejos no dia a dia? Ler Faz Bem deste domingo reúne duas boas sugestões de leitura que tratam desses temas. E ambas assinadas por dois gurus da modernidade: Deepak Chopra e Osho.
Em Acredite no Amor, outro lançamento da editora Alaúde, Osho, considerado o guru do século XX, nos ensina a estar livres e preparados para compreender o amor. Tendo como base a obra O profeta, do filósofo e poeta libanês Khalil Gibran, Osho fala sobre paixão, prazer, casamento, filhos e liberdade – um dos aspectos mais importantes do amor –, e nos encoraja a ver o sentimento como música, algo que surge do equilíbrio e da harmonia entre todas as pessoas.
Logo no começo da obra, Osho afirma que “livros como O profeta são mais sagrados do que os assim chamados livros sagrados” porque não criam uma religião em torno de si, e sim oferecem lampejos de iluminação que provocam uma busca por uma consciência mais ampla e plena da existência.
Osho ainda declara que “Khalil Gibran é um grande poeta, talvez seja o maior que tenha nascido nesta Terra” e lembra que “O profeta, de Khalil Gibran, proporciona uma dimensão totalmente nova à filosofia, dando crédito e respeito às pequenas coisas da vida, pois a vida é feita de coisas pequenas, e, se você não consegue resolvê-las, esqueça os grandes problemas”.
Em O profeta, Gibran conta a história de Al-Mustafá, sábio que está prestes a deixar a cidade onde morou por muito anos. Nesse momento, um grupo de pessoas pede que ele fale sobre as coisas da vida pela última vez. Usando as falas do profeta como ponto de partida, Osho reflete sobre o amor em suas mais variadas formas e, ao comentar sobre as ideias de Al-Mustafá, o guru indiano nos mostra que o pensamento do profeta de quase um século atrás continua atual e cada vez mais necessário no mundo de hoje.
Com uma linguagem simples e sem rodeios, Osho convoca cada um de nós a se render ao sentimento e a se entregar sem medo à aventura do amar e do viver.
26 passos para alcançar a prosperidade
Em Criando Prosperidade, obra que deu origem ao best seller, As 7 leis espirituais do sucesso, Deepak Chopra apresenta 26 passos para trazer sucesso e realização em para todos os níveis de nossas vidas. Com mais de 300 mil exemplares vendidos nos EUA, explica nesse livro que riqueza não quer dizer só dinheiro, mas também a abundância, o fluxo, a generosidade do universo.
Segundo o autor, a prosperidade é o nosso estado natural, e o universo físico, com toda a sua abundância, é fruto de um campo ilimitado de possibilidades. Com uma linguagem simples e direta, Chopra explica alguns dos princípios básicos da física quântica – assunto que explora com mais profundidade em Você é o universo, outro best-seller do autor – e os aproxima da sabedoria contida na filosofia hindu.
A prosperidade é a experiência na qual todas as nossas necessidades são atendidas com facilidade e nossos desejos, satisfeitos espontaneamente. Há alegria, saúde, felicidade e vitalidade em todos os aspectos da existência”, afirma Osho.
Através destes passos, o leitor vai aprender quais posturas adotar e treinar para atrair mais riqueza, seja ela material ou espiritual. O autor ensina a trilhar um caminho para além da riqueza material, rumo ao desapego, a empatia e a verdadeira iluminação do espírito
4 dicas para atrair prosperidade.
O autor explica que riqueza não quer dizer só dinheiro, mas também a abundância, o fluxo, a generosidade do universo. Veja quatro dicas para atrair prosperidade extraídas do livro:
• SER INFLEXÍVEL NAS INTENÇÕES
É grande o poder de uma intenção inflexível, ou seja, uma decisão firme que não seja abandonada. É preciso ser resoluto em seus propósitos – propósitos bem definidos, que não sejam anulados por desejos nem interesses conflituosos. A fim de conquistar riqueza – ou qualquer outra coisa no universo físico, aliás -, é preciso ter uma intenção e tomar a decisão de ir atrás do que você quer. Essa decisão deve ter firmeza de propósito e não se deixar abalar por nada. O universo então cuida dos detalhes, organizando e orquestrando as oportunidades. Você só precisa estar atento.
• NÃO JULGAR
Quando abandonamos a necessidade que temos de sempre classificar as coisas em boas ou ruins, certas ou erradas, conseguimos um silêncio maior na consciência.
O nosso diálogo interior consegue sossegar quando largamos o fardo do julgamento, e então fica muito mais fácil acessar aquele espaço entre pensamentos.
• CONVIVER COM VALORES DIFERENTES
A vida é a coexistência dos opostos. Nossa experiência se dá por contrastes. Quando existe em nossa consciência a compreensão e a aceitação dessa viva coexistência de valores opostos, nos tornamos, pouco a pouco, mais tolerantes.
A tolerância acalma o diálogo interior, e isso abre as portas da criatividade. O contato com qualquer ser humano é uma oportunidade de crescimento e de satisfação do desejo. E apenas a comunicação aberta e franca é capaz de abrir os canais que propiciam a concretização dessas oportunidades.
• QUESTIONAR SEMPRE
Por que? Como? Quando? Sempre que possível, questione dogmas, ideologias, autoridades… Só é possível sair do estado de hipnose dos condicionamentos sociais se questionarmos o que as outras pessoas tomam como certo, o que tomam como verdade absoluta. Contra essa atitude, só há uma saída: pergunte mais.
SOBRE OS AUTORES
Deepak Chopra é doutor em medicina, membro da American College of Physicians, fundador do Chopra Foundation e cofundador do Chopra Center for Wellbeing. Trabalha como professor adjunto da Kellogg School of Management da Northwestern University; professor adjunto da Columbia Business School, Columbia University; professor assistente clínico do Family and Preventive Medicine Department da University of California, San Diego; da Health Sciences faculty da Walt Disney Imagineering; e como cientista senior da Gallup Organization.
Chopra é pioneiro na divulgação da medicina holística no Ocidente. Seu trabalho com transformação pessoal é reconhecido internacionalmente. Prolífico, ele é autor de mais de 85 livros traduzidos em mais de 43 idiomas, inclusive inúmeros best-sellers na lista do New York Times. A revista Time descreveu o dr. Chopra como “um dos 100 maiores heróis e ícones do século” e “o poeta e professa da medicina alternativa”. As pesquisas on-line feitas pelo WorldPost e The Huffington Post o classificaram entre os “quarenta pensadores mais influentes do mundo e o mais influente no ramo da medicina”.
Osho já foi descrito como um dos “mil realizadores do século XX”, como “o homem mais perigoso desde Jesus Cristo” e como “uma das dez pessoas que mudaram a história da Índia, ao lado de Gandhi, Nehru e Buda”. Seus ensinamentos desafiam categorizações, abrangendo desde buscas individuais por significado até os urgentes temas sociais e políticos da atualidade.
O conteúdo de seus livros são transcrições de gravações em áudio e vídeo de falas proferidas de improviso a plateias de várias partes do mundo ao longo de 35 anos. Osho também é conhecido por sua revolucionária contribuição à ciência da transformação interior, com uma abordagem de meditação que leva em consideração o ritmo acelerado da vida contemporânea. Ele também desenvolveu várias técnicas de meditação ativa, que são estruturadas de modo a primeiro aliviar tensões acumuladas no corpo e na mente, para que então fique mais fácil experimentar o estado de meditação relaxado e livre de pensamentos.
SERVIÇO:
Título: Criando prosperidade
Subtítulo: 26 passos para uma vida mais rica e abundante
Autor: Deepak Chopra
Nº de Páginas: 120
Preço: R$ 29,90
Título: Acredite no amor
Subtítulo: Reflexões inspiradoras sobre O profeta, de Khail Gilbran
Autor: Osho
Nº de páginas: 208
Preço: R$ 34,90