Quem nunca se sentiu chateado por causa da atitude de um colega de trabalho? Ou ficou com medo de emitir uma opinião durante uma reunião porque alguém parecia pouco receptivo às ideias? Situações como essas são comuns no meio profissional, por isso praticar a gentileza é um exercício diário e imprescindível para promover melhores relações entre colaboradores e clientes.

É a cordialidade, inclusive, que pode definir o sucesso de um empreendimento ou da carreira de alguém – como afirma Domingos Sávio Zainaghi, advogado, professor universitário, especialista em Ciências Humanas e autor do livro 20 lições para se tornar uma pessoa gostosa: um guia para se transformar em alguém que todos desejam ter por perto.

Pensando nos benefícios da gentileza no âmbito do trabalho, ele preparou quatro sugestões que podem auxiliar os profissionais a terem mais prosperidade e firmarem melhores relações no universo corporativo. Confira:

1 – Chame as pessoas pelo nome

Adquira o hábito de chamar as pessoas pelo nome e não pela função ou pronomes de tratamento apenas. Se alguém vai atender você e não se apresentou, pergunte como deve chamá-lo ou procure o crachá. Também evite fazer brincadeiras com os nomes das pessoas, e, se as fizer, que sejam doces, como demonstrações de apreço.

2 – Seja um bom ouvinte

Muitos têm uma ansiedade para falar. Algumas pessoas são até compulsivas e não deixam que os outros terminem suas histórias, pois estão sempre interrompendo para contar as delas. Então, quando alguém estiver falando sobre algo, contenha seu impulso de interromper, porque isso afasta as pessoas. Deixe o outro brilhar quando estiver contando uma história.

3 – Corrija sem ofender

Ninguém gosta de ser corrigido, principalmente em público, mas existirão momentos em que será necessário corrigir alguém. Aliás, esta é uma primeira recomendação: não utilize a palavra “crítica”, pois ela vem carregada de um simbolismo negativo; uma alternativa é dizer “aconselhamentos” ou simplesmente “conselhos”.

Antes de fazer apontamentos a equívocos, inicie por exaltar os pontos positivos, tecendo elogios sinceros. Por exemplo, um subordinado que falta muito sem justificativa pode ser abordado com ameaça de demissão ou suspensão, mas isso azedaria a relação. Fale com esse colaborador sobre o valor do emprego e até que a empresa não quer perdê-lo, pois, tirando essas ausências, ele é um colaborador com muitas virtudes.

4 – Admita seus erros

Ninguém gosta de reconhecer falhas ou admitir que tomou uma decisão equivocada. No entanto, é importante ter a humildade de reconhecer um erro, porque isso permite aprender e crescer como ser humano, além de aliviar uma carga ruim. Admitir os erros é o primeiro passo para corrigir equívocos e evitar repeti-los no futuro. É uma demonstração de maturidade e de autorresponsabilização pelas próprias ações.

 

A arte e vantagem de ser bem-quisto

Em novo livro, o especialista em Ciências Humanas Domingos Sávio Zainaghi dá 20 lições sobre carisma e empatia para o bom convívio em sociedade

As boas relações são essenciais para ter sucesso na vida familiar, social e profissional. Mas não só: elas também são fundamentais para as situações simples do cotidiano, desde um bom atendimento no restaurante até um convite para uma viagem. Entretanto, ser bem-quisto e manter vínculos cordiais pode ser mais difícil do que parece.

Por isso, o especialista em Ciências Humanas, Domingos Sávio Zainaghi, decidiu publicar o livro 20 lições para se tornar uma pessoa gostosa com objetivo de ensinar aos leitores os “macetes sociais” necessários para abrir oportunidades nas diversas áreas da convivência humana.

Os 20 capítulos são curtos, com linguagem acessível e recheados de exemplos e conselhos práticos para mudanças rápidas de atitudes. Ensinam a desenvolver a empatia e simpatia, reforçam a importância de ser um bom ouvinte e saber a hora certa de corrigir alguém sem ofender. Mas o pilar da transformação deve ser o respeito, principalmente quando se trata de opinião, religiosidade ou profissão. Domingos lembra que pessoas diferem umas das outras, em criação, escolhas e camadas sociais, e saber entender isso sem interferir é essencial para o convívio.

O autor explica que, para se portar em qualquer grupo social, é necessário poupar palavrões para não ser mal compreendido, e também evitar falar sobre dinheiro, pois a situação financeira é um tema delicado para muitos. Por meio destas e outras orientações, busca esculpir pessoas mais agradáveis, cuidadosas e únicas, que os outros queiram se aproximar e incluir nos planos sociais.

Falar abertamente sobre assuntos financeiros pode violar a privacidade alheia e fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis ou invadidas. É importante respeitar a privacidade dos outros e permitir que eles decidam se desejam compartilhar ou não suas informações financeiras. Por outro lado, você falar de sua conta bancária, seus investimentos, ou de seu salário, sendo estes elevados ou no mínimo diferenciados da maioria das pessoas, vai te tornar uma pessoa antipática, e, claro, os outros se afastarão de você. 
(20 lições para se tornar uma pessoa gostosa, pág. 64)

Autor do best-seller Vale a pena ser gentil?, com esta nova publicação Domingos dá continuidade ao tema da gentileza. Quando incentiva o leitor a criar o hábito de sorrir mais durante uma conversa ou chamar todos pelo nome, lembra que estas atitudes já o levaram a conquistar novas relações ou ser melhor atendido em lojas e em órgãos públicos.

Relacionar-se bem é fundamental não apenas para quem deseja ter sucesso, mas também é um grande propulsor de paz e felicidade para a existência, segundo o autor. “Pessoas que se sentem bem consigo mesmas, que se aceitam e se amam, irradiam uma energia que as torna atraentes aos olhos dos outros”, complementa. Para ele, a verdadeira beleza está na segurança e autenticidade de cada indivíduo, e não em seguir padrões impostos, como se sentir superior a alguém.

FICHA TÉCNICA

Título: 20 lições para se tornar uma pessoa gostosa
Subtítulo: Um guia para se transformar em alguém que todos desejam ter por perto
Autor: Domingos Sávio Zainaghi
ISBN: 978-65-5872-859-7
Formato: 27 x 14 cm
Páginas: 80
Preço: R$ 47,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Domingos Sávio Zainaghi é advogado, professor universitário, jornalista, especialista em ciências humanas e palestrante no Brasil e mais de 20 países. É mestre e doutor em Direito do Trabalho pela PUC-SP, e pós-doutor em Direito do Trabalho pela Universidad Castilla – La Mancha, na Espanha. Pós-graduado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Sociologia, História e Filosofia pela PUC-RS. Na literatura é autor de 20 livros jurídicos e não jurídicos, e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Internacional de Literatura Brasileira e da União Brasileira de Escritores (UBE).

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