Este ano não vai ser igual àquele que passou para muita gente. O Carnaval de 2025 tem o potencial de se tornar um marco na adaptação das marcas à nova cultura de consumo consciente. A pesquisa “Copo Meio Cheio”, realizada pela Go Magenta, revela que 83% dos entrevistados estão dispostos a experimentar bebidas não alcoólicas, e 89% daqueles que moderaram o consumo afirmam que a vida social permaneceu igual ou melhor.
O estudo lança luz sobre uma mudança cultural significativa no Brasil: a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, especialmente entre a Geração Z, nascida entre os anos 90 e 2010 e que dita tendências nas redes sociais.
No mundo real, os hábitos de consumo desses jovens adultos também têm gerado impactos significativos – um exemplo disso é o movimento Janeiro Seco, que incentiva a evitar o consumo de álcool no primeiro mês do ano, mostrando que é possível aproveitar festas e descobrir opções deliciosas de bebidas não-alcoólicas.
A pesquisa, que entrevistou mais de mil brasileiros em parceria com a Offerwise, aponta que 62% dos participantes consideraram reduzir o consumo de álcool no último ano. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a moderação é mais motivada pela busca por autocontrole e o temor da “ressaca moral”, um reflexo direto da reavaliação cultural sobre o papel do álcool.
Para esta geração, diversão não precisa estar atrelada ao consumo excessivo, e escolhas conscientes têm ganhado espaço até mesmo em momentos de celebração, como o Carnaval.
Muito se fala sobre a tendência de moderar o consumo de bebidas alcoólicas, e nossa pesquisa mostrou diferentes motivadores para isso. Enquanto os millennials estão mais preocupados com os efeitos na saúde e na performance física, os mais jovens estão bebendo menos por medo de perder o controle e serem julgados. Ficar bêbado não é mais ‘cool’”, afirma Gabi Terra, fundadora da Go Magenta.
Em outra pesquisa da MindMiners, que ouviu 3 mil pessoas a nível nacional no ano passado, 43% disseram querer reduzir o consumo de álcool movidos pelo cuidado com a saúde e pela busca por qualidade de vida. Além disso, 41% das pessoas afirmaram ter alterado o volume de consumo no último ano, dos quais 33% alegaram uma diminuição.
O comportamento deve seguir em alta no Carnaval, que neste ano acontece sob temperaturas ainda mais quentes em todo o Brasil. Historicamente associada a festas regadas a álcool, a celebração ganha novos contornos com o crescimento de hábitos mais saudáveis e o aumento da busca por alternativas sem álcool.
Mercado global de bebidas sem álcool dobra em 5 anos
Bares e restaurantes têm adaptado cada vez mais seus cardápios para atender a essa demanda apostando nos mocktails, os coquetéis sem bebidas alcoólicas, mas também é possível pegar carona nessa tendência e usar a criatividade dentro de casa, com receitas gostosas e fáceis de preparar tanto para a folia quanto para outros momentos de lazer e comemoração.
Esse cenário abre novas oportunidades para marcas que investem em inovação. Dados da Euromonitor mostram que o mercado global de bebidas sem álcool dobrou de valor nos últimos cinco anos, alcançando quase US$ 20 bilhões em 2023, com crescimento de 20% no último ano, superando as bebidas alcoólicas (8%).
Produtos como mocktails, cervejas e vinhos sem álcool têm conquistado consumidores em busca de experiências mais inclusivas e alinhadas ao bem-estar. No Brasil, bares e restaurantes investem em menus diversificados de mocktails para atender à nova demanda.
Para as marcas, abraçar essa transformação não é apenas uma questão de adaptação, mas uma oportunidade de se conectar profundamente com as novas prioridades dos consumidores brasileiros.
Atentas a essa transformação no mercado consumidor, a Heineken 0.0% patrocina eventos globais como a Fórmula 1, enquanto a Freixenet expandiu sua linha de espumantes sem álcool para incluir vinhos tranquilos. A The Spirits, com seu gim Nulla, e gigantes como a Diageo, que desenvolveu uma versão sem álcool do Captain Morgan após dois anos de pesquisa, também ilustram essa tendência.
A pesquisa “Copo Meio Cheio”, realizada pela Go Magenta, pode ser acessada na íntegra através do site da Go Magenta
Com Assessorias