Entre os dias 18 e 21 de abril, a Demanda Pesquisa, Desenvolvimento e Marketing entrevistou uma amostra de 1045 pessoas de todo o país. O estudo verificou qual a percepção e lembrança da população sobre as ações de solidariedade criadas pelas empresas privadas durante a pandemia de Covid-19. Citado por 33% dos consultados, o Itaú é o mais lembrado, seguido por Ambev, com 25%, e Magazine Luiza, 9%. O estudo tem nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3%.
No impacto positivo de imagem da marca, o Magazine Luiza teve nova média 8,8. Em segundo lugar o Bradesco teve nota 8,4, seguido por um empate entre Natura e Santander, ambos com nota média 8,3. Já quanto à propensão de se tornarem clientes dessas marcas, novamente Magazine Luiza aparece em primeiro lugar com nota 8,5 e, neste caso, totalmente isolada no topo, já que a diferença para o segundo lugar foi expressiva. A seguir vem Natura, com 7,1 e Bradesco com 6,6.
Independente das marcas, quando os entrevistados foram questionados sobre os modelos de ação que se lembravam (resposta aberta para citarem o que queriam), as doações foram citadas por 68% das pessoas. Em segundo lugar, as ações gerais envolvendo apoio às pequenas empresas, empregos e lives nas redes sociais, mencionadas por 33%, seguido por iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de produtos como testes e álcool gel, com 24%.
Inserindo a lembrança de marca nestes grupos de tipos de ações, o conceito de doação está mais vinculado ao Itaú (40%), Ambev (28%) e Magazine Luiza (11%). Nas ações em geral, as três primeiras colocações se mantêm com 29%, 21% e 14%, respectivamente. Já, no grupo que citou as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, a Ambev passa à primeira colocação com 48%, seguida pelo Itaú, com 32%, e na terceira posição entra a Vale, com 14%, enquanto o Magazine Luiza cai para apenas 7%.
A pesquisa também investigou, mais uma vez, se a pandemia está alterando os hábitos de compras das pessoas. Na primeira edição, realizada um mês atrás, 36% afirmavam ter passado a comprar mais do que o normal. Agora são apenas 12% que afirmam ter adotado e mantido hábitos diferentes desde que a crise se instaurou.
O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, realizou 9080 entrevistas divididas em oito ondas no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. Analisando o comportamento de compra dos brasileiros, uma das perguntas refere-se ao posicionamento positivo das marcas frente à pandemia. Com exclusividade, o Instituto Croma Insights em parceria com pesquisa on line Toluna lança o ranking das 100 marcas mais lembradas. Após esta colocação, todas as marcas tiveram a mesma menção e foram posicionadas em ordem alfabética.
Itaú (1º) foi a mais lembrada na pesquisa, com um desempenho social e empreendedor a instituição vem divulgando facilidades e alternativas para os pequenos e médios empresários. Ambev (2º) continua no ranking entre as três mais posicionadas, por conta da grande fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública e Magalu (3º) pelas iniciativas de emprego para autônomos com a expansão dos revendedores Magalu, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos. Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas.
Analisadas e separadas por segmentos a pesquisa ainda revela: Na alimentação Nestlé, Burger King e Cacau Show são as três marcas com mais impacto positivo, já no setor de bebidas Ambev, Brahma (por conta da grande divulgação nas lives e exposição com celebridades) e Coca-Cola foram as mais citadas na ordem. As três instituições financeiras mais posicionadas de acordo com a pesquisa foram Itaú, Santander e Bradesco. Na moda (fashion) Havaianas, Nike e Adidas foras às instituições mais lembradas pelos brasileiros. O setor de higiene e limpeza foi liderado por marcas que lideram o mercado de venda a porta a porta e que criaram incentivos e distribuição de produtos de higiene e limpeza para população e rede pública hospitalar, são elas: Natura, O Boticário e Avon.
As indústrias mais citadas nas pesquisas foram: Vale Gerdau e Suzano. Ypê, Unilever e Omo foram as mais lembradas no segmento de limpeza, destaque para as marcas que em tempo recorde conseguiram produzir grandes quantidades de álcool gel para distribuição gratuita em áreas de vulnerabilidade e hospitais. Comunicação destaque para Globo, SBT e Bandeirantes pela cobertura e informação sobre o novo Coronavírus Covid-19. Os aplicativos de serviços foram os que mais cresceram nesta quarentena e os mais lembrados positivamente na pesquisa foram: Ifood, Uber e 99 Taxi. E por fim, as marcas de varejo mais lembradas foram Magalu, Americanas e Casas Bahia.
Gustavo Lima (60º) foi a celebridade mais bem colocada da lista e foi lembrado positivamente, vale ressaltar que o cantor foi o primeiro a encabeçar as doações através das “lives” se transformar esta ação em um grande viral. O que deu destaque para marcas como o streaming YouTube (30º) e Pic Pay (35º) por patrocinar e ajudar a arrecadação das doações com os QRCodes. A apresentadora Xuxa (70º) foi lembrada pela grande doação em dinheiro para compra de respiradores artificiais para o Rio de Janeiro.
Confira a lista completa das marcas.
1* Fonte: Pesquisa on-line Toluna. Análise: Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights. Onda 1: 19/02/2020 (n = 1.013), Onda 2: 04/03/2020 (n = 995), Onda 3: 18/03/2020 (n = 965), Onda 4: 23/04/2020 (1005), Onda 5: 30/03/2020 (1014), Onda 6: 05/04/2020 (1082), Onda 7: 12/04/2020 (1002), Onda 8: 19/04/2020 (1003), Onda 9: 1001 29/04/2020.