Efeito Barbie: ‘pele de boneca’ não precisa mais ser perfeita

Rotina skincare e bons hábitos de vida são alguns dos pilares para conquistar a nova pele de Barbie, com direito a poros e imperfeições

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Na medida em que os estereótipos caem, a beleza é, definitivamente, plural. Essa é a conclusão que até mesmo o filme da boneca que mais representou um padrão de beleza nos mostra. Em alta nas redes sociais, ‘Barbie’ foge dos padrões irreais de beleza que acompanham a boneca desde seu lançamento para abraçar a diversidade e reforçar que você não precisa ter uma certa aparência para ser uma Barbie (ou Ken).

Então, nunca foi tão fácil conquistar um visual de Barbie, basta ser sua melhor versão. Por exemplo, a pele de boneca, antes lisa como plástico, agora pode ter poros e imperfeições, desde que você se sinta bem e o tecido cutâneo esteja saudável. Quer conquistar essa nova pele de Barbie? Confira abaixo algumas dicas simples de um time de especialistas:

Melhore seu estilo de vida

A pele bonita é o reflexo externo das boas escolhas que priorizem a saúde fisiológica e mental do organismo. E a principal medida para conquistá-la é por meio de mundanças do estilo de vida.

“Bons hábitos de vida são pilares essenciais para uma pele saudável e bonita. Então adote uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente, tenha noites de sono de boa qualidade e evite maus hábitos, como o consumo excessivo de bebidas alcóolicas e o tabagismo”, aconselha a dermatologista Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Atente-se principalmente ao que você coloca no prato

Não existe pele saudável sem fornecimento de nutrientes. A alimentação é a principal fonte de nutrientes necessários para a manutenção da pele e dos anexos cutâneos, como os cabelos e unhas. Então, para conquistar uma pele saudável, é fundamental manter uma dieta equilibrada, variada e natural, rica em alimentos com funcionalidades.

“Cuidado com os ultraprocessados, frituras de imersão e excesso de açúcares e introduza mais vegetais e alimentos in natura na dieta”, diz a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). O uso de suplementos também pode ser interessante para ajudar a manter a pele saudável.

“Para melhorar o aspecto da pele, podem ser indicadas substâncias de uso oral, como FC Oral, que tem ação anti-inflamatória importante, e nutrientes como Exsynutriment para estimular colágeno juntamente com Vitamina C, Resveratrol e In.Cell”, destaca a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

Nos cuidados com a pele, comece pelo básico

Cuidar da pele é sinônimo de autocuidado mental. A rotina skincare é outro pilar essencial para conquistar uma pele saudável. E não é preciso muito. Uma rotina diária de cuidados com a pele com apenas três passos é suficiente para te conceder uma pele de Barbie.

“A pele responde bem a um tratamento direcionado e não a um volume muito grande de produtos aleatórios aplicados sem orientação”, afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Então, utilize diariamente um sabonete de limpeza e um hidratante específicos para o seu tipo de pele, além de um filtro solar com FPS 30, no mínimo, que deve ser aplicado de manhã e reaplicado ao longo do dia.

“O protetor solar deve ser aplicado em áreas expostas cerca de 30 minutos antes da exposição e ser reaplicado a cada 3 horas. Hoje, existem milhares de opções de protetores para todos os tipos de pele. O ideal é escolher um protetor compatível com o seu tipo de pele: protetor em gel ou gel creme oil free para peles oleosas, protetor em creme para peles mais secas, e protetor fluido para peles normais”, conta a médica.

Incremente a rotina skincare com algumas etapas adicionais

Além dos três cuidados básicos, você pode potencializar sua rotina skincare acrescentando algumas etapas, como o uso de um esfoliante, que é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruir os poros e ajudar na renovação celular.

“Mas a esfoliação não deve ser realizada diariamente, caso contrário a camada de gordura saudável da pele será removida, o que pode causar ressecamento, vermelhidão, irritação e ardência. O ideal é que o cuidado seja realizado uma vez por semana ou a cada 15 dias com produtos específicos para o seu tipo de pele e que não sejam muito abrasivos”, diz Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Outra etapa interessante para revolucionar seu skincare é fazer uso de cosméticos formulados com antioxidantes, que são verdadeiros defensores do tecido cutâneo, atuando na neutralização dos radicais livres, que causam danos celulares e, consequentemente, rugas.

“Além disso, os antioxidantes também ajudam na formação de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma a Dra. Cintia.

Estimule colágeno

Para conquistar uma pele bonita e saudável, a preservação e o estímulo das fibras de colágeno é uma das estratégias mais importantes.

“Na pele, o colágeno é responsável pela manutenção da elasticidade e da hidratação, contribuindo para a aparência jovem e saudável. Com o envelhecimento, a produção de colágeno diminui, o que pode resultar em rugas, flacidez e perda de elasticidade”, explica a Dra. Lilian Brasileiro.

Por isso, além dos cuidados diários com a pele, principalmente com relação à fotoproteção, é interessante também apostar em procedimentos estéticos que estimulam colágeno e, ao contrário do que muitos pensam, são capazes de valorizar o bem-estar e o autocuidado sem causar exageros na aparência.

Injetáveis também são uma boa opção

Apesar de serem constantemente relacionados a resultados artificiais, principalmente com a popularização da harmonização facial, os procedimentos injetáveis são perfeitamente capazes de melhorar a qualidade da pele e promover rejuvenescimento e embelezamento sem prejudicar a naturalidade. Inclusive, existem substâncias cujo objetivo é promover um estímulo de colágeno pontual, como é o caso dos bioestimuladores de colágeno.

“O bioestimulador é uma substância aplicada na pele para promover uma inflamação controlada, a fim de estimular as células formadoras de colágeno (fibroblastos) a produzirem essas fibras. Assim, a pele fica mais elástica e firme”, explica Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS.

“É um produto injetado profundamente, mas dentro ainda do tecido cutâneo. Logo em seguida, é comum o paciente já ficar satisfeito por conta do volume injetado, que traz uma falsa impressão de preenchimento. Mas é ao passar essa sensação que se inicia a verdadeira formação do colágeno estimulado. Esse processo começa em 30 dias e pode durar até 60 dias, quando vemos o verdadeiro resultado. A ação esperada é de firmeza na pele e possível preenchimento de rugas finas, além de melhora da textura da pele”, diz a médica.

Invista em tratamentos que objetivem a melhora da saúde da pele

Nos consultórios, já estão disponíveis também procedimentos que têm como foco total a saúde da pele, seguindo a tendência conhecida como Beauty Health, que consiste não somente em melhorar a aparência, mas sim promover uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável e exuberante.

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!