Niterói tem uma conexão histórica com o mar, com os esportes náuticos e com o desenvolvimento pelo litoral. E se prepara para ser a base de mais um evento internacional, reforçando sua vocação para o esporte e a sustentabilidade marítima. No mês do seu aniversário de 452 anos, a cidade volta a sediar um dos maiores eventos do mundo relacionados à economia azul: o Tomorrow Blue Economy.
Oficialmente reconhecido no calendário da Década do Oceano da Unesco, o encontro nos dias 26 e 27 de novembro, no Caminho Niemeyer, é organizado pela empresa iCities, pioneira em cidades inteligentes, com chancela da Fira Barcelona, em parceria com a Prefeitura de Niterói, é patrocinado pela Transpetro e pelo Sebrae, e reunirá especialistas, lideranças globais, empreendedores, pesquisadores e todos que se interessam pelo futuro sustentável dos oceanos.
A realização de mais uma edição do Tomorrow Blue Economy em Niterói, um grande evento internacional focado no mar, mostra que estamos no caminho certo ao unir inovação, políticas públicas e participação da população no debate do futuro dos oceanos.” comenta Felipe Peixoto, secretário executivo de Niterói.
Na contagem regressiva para o evento, desde o último dia 15, a cidade já está vivendo a programação voltada ao tema. No Dia Nacional do Mar (16 de novembro), centenas de pessoas participaram da Blue Running, corrida oficial do evento, que reuniu cerca de 300 participantes em um percurso de 5 km, com largada e chegada na Praia de Icaraí. A celebração reforçou o propósito do Tomorrow Blue Economy ao conectar esporte, saúde e conscientização oceânica em uma mesma experiência.
Também em andamento está o Circuito Blue Waves, que vai até o dia 23, promovendo atividades culturais, educativas e de engajamento em cinco comunidades pesqueiras de Niterói: Ilha da Conceição, Itaipu, Jurujuba, Ponta da Areia e Piratininga. A iniciativa tem aproximado moradores, estudantes e trabalhadores que vivem do mar, ampliando a sensibilização e estimulando a participação ativa da população.
Leia mais
Esgoto, lixo, plástico e petróleo ameaçam a saúde dos oceanos
Purpurina usada no Carnaval ameaça a vida nos oceanos
Microplástico: o inimigo número 1 da saúde dos oceanos
Gastronomia marítima em foco
Entre os principais palestrantes do evento está Saulo Jennings, embaixador gastronômico da ONU, e que ficou conhecido por liderar o menu oficial da COP 30, em Belém, onde desenvolveu uma proposta gastronômica sustentável baseada em ingredientes amazônicos e em práticas alinhadas à preservação da biodiversidade.
Sua participação no Tomorrow Blue Economy busca trazer o foco para o debate sobre o uso consciente dos insumos marítimos e estará conectada à estreia do Blue Gastronomy Stage, palco dedicado à culinária de pescados e frutos do mar, que é uma das principais novidades da segunda edição, criado para conectar e aproximar a sustentabilidade e a preservação da cultura alimentar de regiões costeiras.
O Tomorrow Blue Economy 2025 traz outras novidades que ampliam a experiência do público. Em sua reta final, ainda há tempo de participar. Para mais informações, basta conferir a programação completa e, para a aquisição dos últimos ingressos, é só acessar o site oficial: www.
Com Assessorias




