Imagine um piano em um local inusitado, com sons de pássaros, vistas lindas do Rio de Janeiro e jovens de comunidades carentes participando ativamente com suas vozes? Pois assim serão os três concertos realizados gratuitamente no Rio de Janeiro pelo projeto ‘EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira’. A programação traz o pianista e compositor Fábio Caramuru, acompanhado por um coro de alunos do Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo, no bairro do Caju.
Após gravações lançadas no Japão, Fábio Caramuru realizará apresentações nos dias 25 de agosto (Dia do Soldado), no Forte Duque de Caxias, no Leme, e também se apresenta dia 13 de setembro, no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, e dia 15 de setembro, no CCFJ – Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia. As apresentações no CCBB e no CCJF fazem parte da programação artística Música no Museu, considerada a maior série de música clássica do Brasil.
Os concertos do projeto EcoMúsica são interativos, com projeções de imagens da natureza e uso de sons da fauna brasileira, lançando foco sobre a temática da preservação ambiental. Segundo Fábio, o projeto pretende estabelecer interações inovadoras entre a música e a natureza, tendo o Rio de Janeiro como protagonista. No repertório, músicas que homenageiam espécies típicas brasileiras, como Bem-te- vi, Quero-quero, Uirapuru, Grilo, Sapo cururu, Anu branco, Tangará, Araponga, Cigarra, Sabiá e Tico-tico. Um videoclipe com Fábio e o coro de alunos, gravado por câmeras e drones no Forte Duque de Caxias, no Leme, também será apresentado durante os concertos.
Sons e imagens da Mata Atlântica
Desde 2009, o pianista e compositor Fábio Caramuru desenvolve atividades para abordar a temática da preservação ambiental de uma forma impactante. Os primeiros concertos do projeto EcoMúsica foram apresentados em abril de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo, abordando os sons e imagens dos cenários naturais da Mata Atlântica do litoral paulista. Em abril de 2016, o videoclipe ‘A Cigarra’, gravado no interior de São Paulo, foi lançado com sucesso em um concerto na Sala São Paulo e também nas redes sociais.
A ideia para o concerto EcoMúsica surgiu depois de uma pesquisa na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, na Unicamp, na qual Fábio selecionou alguns registros de sons de animais sobre os quais trabalhou para a criação de 14 temas musicais, que originaram o CD ‘Ecomúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira’, lançado em 2015.
Já em sua terceira tiragem – a segunda, bilíngue, foi encomendada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a terceira, pelo selo japonês Flau) – o CD traz um registro sonoro inovador, no qual o pianista apresenta um diálogo entre o piano e os sons de aves, insetos e um anfíbio, obtidos na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Unicamp.
O EcoMúsica Rio foi beneficiado pela Lei do ISS da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, tendo como incentivador a Libra Terminais Rio. Todas as atividades são gratuitas. O EcoMúsica Rio é uma parceria entre a Echo Promoções Artísticas -empresa criada em 1988 pelo pianista – e a Kommitment Produções.
Fonte: www.fabiocaramuru.com.br, com Redação