Blocos de rua, shows, festas e muita dança. O Carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas em 2025 os foliões têm um desafio extra: enfrentar uma onda de calor extremo. A previsão é de temperaturas altas e poucas chuvas no período da folia. As temperaturas podem passar dos 40°C, podendo chegar a 45°C, em alguns lugares, com sensação térmica muito maior.

No Estado do Rio de Janeiro, a onda de calor extremo, devido às mudanças climáticas, preocupa as autoridades públicas, principalmente durante o Carnaval. Niterói, por exemplo, foi considerada a cidade mais quente do Brasil no dia 17 de fevereiro, quando foi registrado 42,2ºC, temperatura recorde em 2025, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do tempo na semana do Carnaval é de temperaturas que podem chegar a 38ºC na cidade.

Diante disso, a Secretaria de Saúde de Niterói faz um alerta à população para os sinais de mal-estar, especialmente durante o Carnaval, que atrai uma multidão para as ruas da cidade. A exposição ao sol por longo período, associada ao baixo consumo de água e de alimentação inadequada, podem prejudicar o organismo, aumentando os riscos de desidratação, insolação e de problemas cardiovasculares. 

O Carnaval é uma festa que predominantemente acontece nas ruas, onde o asfalto e o concreto, cada vez maiores nos grandes centros urbanos, absorvem e retêm calor elevando ainda mais a sensação térmica, principalmente em blocos lotados e com pouca sombra. Isso dificulta a regulação da temperatura do corpo”, explica a médica Míriam Rangel Barquette, responsável técnica da FeSaúde em Niterói.

Saúde de Niterói alerta foliões para sinais de mal-estar no Carnaval

Exposição ao sol e calor extremo pode aumentar riscos de desidratação, insolação e de problemas cardiovasculares

 

Com os termômetros até 7°C acima da média, o calor intenso pode causar cansaço, desidratação e até mal-estar. Esse calorão pode impactar o organismo de diversas maneiras, desde a desidratação até a perda de apetite.

De acordo com a médica Míriam Rangel Barquette, podem ocorrer diversas sensações, como fraqueza, sonolência, boca, olhos e nariz secos, dor de cabeça, sangramento nasal, febre, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, tonteiras, desmaios e arritmias cardíacas, que causam desconforto no peito e aumento ou diminuição súbita da frequência cardíaca.

Os sintomas mais comuns são:

  • Tontura
  • Fraqueza
  • Sede intensa (mesmo após ingerir líquidos ou dor de cabeça forte e persistente)
  • Alucinações
  • Convulsões
  • Náuseas e vômitos
  • Desmaio
  • Alterações na pressão arterial (muito alta ou muito baixa)

Se sentir alguns desses sintomas, procure uma unidade de saúde ou emergência imediatamente. “Os foliões que estiverem curtindo o carnaval de rua devem ficar atentos e procurar imediatamente a emergência mais próxima em caso de sintomas fora do normal”, alerta a Prefeitura de Niterói.

Dicas para aliviar o calor e evitar efeitos colaterais

Para os foliões que vão encarar a maratona de blocos de rua e desfiles, especialistas em saúde dão dicas de como aliviar o calor e evitar efeitos colaterais. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) preparou um guia de cuidados fundamentais para garantir o bem-estar em todos os dias da festa, tendo como foco justamente os cuidados com o calor intenso.

Confira ainda as recomendações de Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Anete Mecenas, nutricionista e coordenadora de Nutrição e Docente da Estácio; e Rafaelle Soriano, cardiologista e professora do Instituto de Educação Médica (Idomed).

Proteção do sol

A exposição prolongada ao sol eleva o risco de insolação e desidratação, causando dor de cabeça, irritabilidade, tontura e náuseas. A responsável técnica da FeSaúde em Niterói lembra que locais superlotados e pouco ventilados podem causar queda de pressão, falta de ar e desmaios. Então, a dica é dar preferência sempre a espaços abertos e mais arejados.

Além disso, é importante saber o momento de parar a folia em caso de tontura, fraqueza ou muito cansaço e procurar um local com sombra para sentar e se hidratar. Ela recomenda ainda que pessoas que tenham problemas cardíacos, hipertensão ou diabetes consultem seu médico e levem os remédios de uso regular.

Dra Miriam recomenda evitar, se possível, a exposição ao sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h. Para evitar esse mal estar em pleno Carnaval, a principal recomendação é não esquecer do protetor solar, que deve ser aplicado sempre ao sair de casa e reaplicado ao longo do dia.

Escolha bem a roupa e usar acessórios que protejam contra a insolação: bonés, chapéus, óculos de sol e ventarolas. Use roupas leves e de cores claras, que ajudam na regulação da temperatura corporal”, acrescenta.

Confira outras medidas recomendadas pela SES-RJ:

  • Aplique o protetor solar 30 minutos antes de sair de casa e reaplique a cada duas horas
  • Use chapéu, boné, camisa com proteção UV ou sombrinha para se proteger do sol
  • Procure locais cobertos ou com sombra para descansar
  • Não use no corpo substâncias que não tenham certificação da Anvisa
  • Compressas frias ou molhadas, gelo na nuca, no pescoço, nas axilas ajudam a refrescar
  • Importante também usar o protetor labial
  • Utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas nos dias mais secos.

Hidratação constante

A desidratação traz efeitos colaterais como cansaço excessivo, comprometimento do funcionamento cardíaco, gerando arritmia e descompensações cardíacas. Por isso, a principal dica é manter-se hidratado.

É preciso beber bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, e oferecer líquidos regularmente, principalmente para crianças e idosos, que muitas vezes não solicitam”, afirma Miriam.

  • Mantenha a sua garrafinha de água sempre por perto
  • Beba água, sucos, água de coco com frequência e, preferencialmente, gelados
  • O ideal é consumir de 1,5 litro a 2 litros de água.
  • Fique de olho também em bebidas ou picolés de frutas cítricas, principalmente limão que, em contato com a pele, podem queimar e causar manchas.

A Secretaria informa que instalou pontos públicos de hidratação nas áreas externas das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), para auxiliar a população. A ação faz parte da campanha ‘’Saúde na Torneira’’, que tem como objetivo garantir o acesso à água no período de calor, especialmente no Carnaval.

Cuidado com o álcool

Adultos devem controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois não substituem água na hidratação.  Para cada dose de bebida alcoólica, beber um copo de água para evitar desidratação. ”

  • Fique de olho também no excesso de bebida alcoólica, que acelera a desidratação do corpo
  • Se consumir bebida alcoólica, intercale com água
  • Evite misturas perigosas, bebidas energéticas com álcool podem sobrecarregar o coração e aumentar o risco de arritmias.

Alimentação leve

Outra dica dos especialistas é consumir alimentos leves e também ricos em água, que ajudam a manter a hidratação.

  • Evite alimentos industrializados e embutidos, comidas salgadas ou gordurosas.
  • Dê preferência a frutas, legumes, verduras e castanhas
  • Evite comidas que expostas ao calor podem estragar rapidamente e causar doenças, como maionese e molhos.

Cuidado com animais nos blocos

Para levar o seu animalzinho de estimação em bloco pet friendly, escolha um horário mais fresco para que o animal não queime as patinhas na rua e nem fique exposto ao sol.

  • Leve água e porções de ração de acordo com o tempo que ele vai passar na rua.
  • Passe protetor solar específico para animais nos locais de pouco pelo.
  • Evite locais muito barulhentos e agitados para que ele não se assuste e fuja.
  • Tenha cuidado com acessórios, bebidas alcoólicas e glitter para evitar a ingestão de substâncias tóxicas

Atenção aos cuidados com a criançada

A SES-RJ chama atenção para os cuidados com as crianças. “Se você quer levar seu filho, irmão, sobrinho ou primo para curtir um bloquinho infantil, precisa ficar de olho na hidratação. Ofereça água mesmo que a criança não peça”, adverte a pasta.

Além dos cuidados especiais com a hidratação constante e a proteção do sol, a SES-RJ recomenda aos pais e responsáveis que procurem manter as crianças a uma distância de pelo menos 15 metros das caixas de som, ou coloque protetores auriculares. “Mantenha atualizada a caderneta de vacinação”, destaca.

Cuidado com a maquiagem

A SES-RJ recomenda ainda mais atenção para evitar queimaduras solares. “Se você usa cosméticos com ácidos e vai se expor ao sol, suspenda o uso pelo menos nesses dias”.

Antes de usar a maquiagem e o glitter, use marcas confiáveis e verifique se os produtos estão na validade, para evitar dermatites de contato e alergias. No fim do dia, limpe a pele com demaquilante bifásico ou água micelar.

Cuidado ainda com acessórios, especialmente os colares, que também podem causar alergia ou irritação. Se for usar, capriche no protetor solar para não ficar com a pele marcada.

Use preservativos

O preservativo pode ser interno ou externo, e protege contra HIV, hepatite B e outras  infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além de prevenir infecções, a camisinha também evita gravidez não planejada. Entre as dicas importantes, use lubrificante à base de água e não reutilize a camisinha. Evite também abrir a embalagem com os dentes ou objetos cortantes.

Onde procurar ajuda

Chama o Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado em situações como acidente de trânsito com vítima, queda grave e fratura, dor forte no peito, desmaio, choque elétrico, entre outras situações de emergência. Ligue 192 para solicitar socorro.

Atendimento de urgência e emergência em Niterói

Hospital Municipal Carlos Tortelly – Rua Desembargador Athayde Parreira, nº 266 – Centro

Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro – Estrada Francisco da Cruz Nunes, s/nº – Cafubá

Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) – Rua Teixeira de Freitas, s/nº – Fonseca

Serviço de Pronto Atendimento do Largo da Batalha – Rua Reverendo Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha

Serviço de Pronto Atendimento da Engenhoca – Avenida Professor João Brasil, s/n°, Engenhoca

Da Agência Brasil, com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *