Oleosidade, brilho excessivo e acne formam um ‘combo’ que afeta a pele de nove entre 10 adolescentes e mulheres jovens, além de mais da metade (56,4%) da população adulta no pais. “Tem meses que é quase insuportável conviver com a acne, especialmente nos períodos pré-menstruais”, diz a estudante e dançarina Maria Clara Macedo, de 17 anos, que colabora para o Portal ViDA & Ação.
Ela conta que transpira muito nas aulas de dança e a pele do rosto e do colo acaba sendo a mais atingida, além das costas, por conta das longas madeixas. Chocólatra assumida, como muitas adolescentes da sua idade, ela nota que a guloseima ajuda a piorar a pele, especialmente quando consumido em doses mais frequentes para aliviar a TPM.
Diante da alta procura por soluções para combater esse problema nos dois últimos anos, a indústria de cosméticos vem apostando em produtos para controle da oleosidade e antiacne, especialmente para atender ao público mais jovem.
A Raavi, por exemplo, lançou recentemente a linha Controle da Oleosidade, que com apenas três produtos, promete oferecer o cuidado essencial necessário exclusivamente para a pele oleosa. A linha vem com Sabonete Líquido Facial, Tônico Adstringente Facial e Sérum Facial que prometem contribuir com a renovação celular, hidratação e reequilíbrio do pH da pele.
Entre os ativos presentes, estão o Ácido Glicólico – que tem a capacidade de promover um efeito renovador à pele; o Ácido Salicílico, que atua como regularizador da oleosidade e também é um anti-inflamatório potencial; e o Mentol, que proporciona uma sensação de refrescância e bem-estar.
Maria Clara começou a experimentar as novidades da Raavi e sentiu resultado logo nos primeiros dias. “Vamos ver como vai ser nas próximas semanas porque preciso me disciplinar para adotar uma rotina de skin care em meio ao dia a dia corrido de escola, academia de dança e outras atividades”, diz ela.
Fatores que causam a oleosidade da pele
O esteticista e enfermeiro Suélio Ribeiro (foto) explica que as glândulas sebáceas são as responsáveis pela produção da oleosidade da pele, uma ação natural e que serve como uma barreira protetora do corpo.
“Quando há uma grande produção dessas glândulas, a pele fica mais oleosa em alguns pontos, principalmente na chamada zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e do corpo, causando diversos problemas, como cravos, espinhas, poros dilatados e manchas”, afirma.
Segundo Dr Suélio, existem diversos fatores que podem contribuir com o aumento da oleosidade, como um clima com temperatura bem quente, influência genética, uso de medicamentos, uso incorreto de cosméticos ou até a falta de hidratação da pele.
Conheça outros motivos que podem aumentar essa produção natural:
Genética
Alterações hormonais
Uso de produtos comedogênicos (que obstruem os poros)
Estresse
Não higienizar a pele corretamente
Lavar o rosto várias vezes ao dia (efeito rebote)
Alimentos gordurosos (como o chocolate)
Exposição ao sol
A importância da rotina de skin care
Além do incômodo estético, o excesso de oleosidade favorece o surgimento da acne, um problema que aumentou durante a pandemia por conta do uso das máscaras faciais para proteção contra o coronavírus.
“As máscaras criam um ambiente quente e úmido, fazendo com que as glândulas sebáceas aumentem a oleosidade da região”, explica o especialista. Na ocasião, o fenômeno de aparecimento de cravos e espinhos no período foi batizado de ‘maskne’.
Passada a pandemia, é hora de investir para manter uma pele limpa, viçosa e sem as indesejáveis espinhas e cravos. Então, para combater a oleosidade excessiva, a dica é criar uma rotina de skincare com produtos adequados à necessidade da pele.
Segundo Dr Suélio, o skincare ideal para a pele oleosa precisa ter as seguintes etapas: limpeza, hidratação e proteção. Também é fundamental manter a hidratação e optar por uma alimentação balanceada.
“Os alimentos que consumimos também têm influência direta na nossa pele. Por isso, evite o consumo desenfreado de produtos gordurosos e invista em alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. E não esqueça de manter a hidratação em dia, tomando bastante água”, ressalta o esteticista.
Dicas para escolher os melhor sérum
O especialista conta que s produtos em sérum já dividem quase de igual para igual as prateleiras com os produtos tradicionais e estão entre os mais receitados por dermatologistas. E o motivo é simples: eles são de consistência aquosa, textura leve e fluída e não gordurosa, ou seja, são perfeitos para os tratamentos em peles mais oleosas e mistas.
Segundo o profissional, vale também pesquisar até mesmo a textura dos produtos antes da compra. “Procure sempre por produtos que tenham textura leve e sejam de rápida absorção, essas características também ajudam a reduzir o brilho causado pela oleosidade”, diz Dr Suélio, que também é embaixador da Raavi Dermocosméticos.
Seguindo tendência mundial, a marca oferece produtos para cuidados estéticos com alta concentração de ingredientes naturais, livres de corantes, petrolatos, parabenos e de ingredientes de origem animal. Por conta disso, a empresa que ostenta produtos com o selo de ‘Beleza Responsável’.
“Buscamos sempre oferecer o melhor para nossos clientes. Por isso, apostamos em pesquisa de mercado, para saber a necessidade do momento, r também investimos nossos recursos em pesquisas de matérias-primas. Assim, conseguimos desenvolver um produto com ativos que vão atuar diretamente no problema do consumidor, como é o caso da nossa linha Controle da Oleosidade”, conta Glaucia Rotta, Head de Marketing da Raavi.
Com informações da Raavi.
Nota da Redação: Os produtos da Raavi, recebidos na Redação de ViDA & ação, estão em fase de testes pela colaboradora Maria Clara Macedo. Em breve divulgaremos os resultados em nossas redes sociais. Fiquem atentos: Instagram @vidaeacao.