Contagem regressiva para a Páscoa e nas prateleiras das lojas e supermercados ou mesmo nas mãos de artesãos que se multiplicam nesses tempos de crise, surge uma infinidade de opções de chocolate, não é verdade? São inúmeros recheios e coberturas e embalagens pra lá de atrativas. Mas com tanta novidade assim, dá para conseguir se controlar e não “enfiar o pé na jaca”? Como aproveitar e degustar tantas novidades de chocolates sem perder de vista a importância de uma alimentação balanceada?

De acordo com Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos industrializados (Abimapi) dá para curtir este momento e ainda manter o equilíbrio na alimentação. “O chocolate, assim como os carboidratos provenientes dos pães, massas e biscoitos, oferecem nutrientes que participam da formação da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar“, explica.

É importante consumir com moderação para não se arrepender depois que tiver ingerido tantas calorias de uma só vez e ganhado alguns quilos na balança. Coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, Fúlvia Hazarabedian diz que o segredo está na quantidade e no tipo de chocolate que é ingerido. Ela recomenda comer 30 gramas por dia no período da Páscoa, e optar pelos ovos sem recheio de trufa, mousse ou mashmelow, por exemplo, que possuem um teor muito mais elevado de açúcar e calorias.

O consumo exagerado pode provocar ganho de peso, além de outros distúrbios, como aumento da glicemia, enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras e até risco de irritações na pele, estômago e mucosa intestinal”, explica Fúlvia.

Cuidado: Páscoa também é tempo de alergia

‘Chocolate do bem’: mais cacau, zero açúcar

Outra dica é escolher os chocolates “do bem”. Geralmente, as opções ao leite possuem mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura e menor efeito benéfico para o corpo. O chocolate branco, por exemplo, não é uma opção recomendada. “Aposte nos amargos com 70% ou mais de cacau ou zero açúcar. Hoje em dia, existem ainda algumas opções enriquecidos com fibras, que são importantíssimas para redução da absorção de gorduras”, sugere a nutricionista da Bio Ritmo. Ela recomenda ainda fugir dos excessos e evitar consumir grandes quantidades na empolgação de abrir aquele delicioso ovo de Páscoa.

Uma boa dica para quem tem dificuldade de controlar a compulsão por doces, é aproveitar a ocasião para compartilhar seus chocolates com amigos, familiares e colegas de trabalho. E para regular o consumo de calorias, mantenha a disciplina na sua dieta, assim é possível ter um controle de quantas vezes você está comendo doces e chocolates durante o feriado”, ressalta.

Dicas para manter uma dieta balanceada na Páscoa:

  1. Sustentar hábitos saudáveis depende de alguns fatores como, variar os alimentos, incluir todos os grupos de nutrientes e consumi-los de forma balanceada. Desta forma, com moderação, não será o chocolate o vilão da história.
  1. Comece o dia com um café da manhã reforçado, um lanche natural com pão de forma ou torradas, por exemplo, irão te dar saciedade por mais tempo e evitar aquela “fome de leão”.
  1. Se abusar na macarronada de domingo com a família dê uma segurada nos ovos. Ao contrário das massas, os chocolates possuem uma quantidade grande de gordura e podem prejudicar sua dieta.
  1. Planejamento na hora de comprar: optar por ovos um pouco menores ajuda na hora de manter um consumo moderado. Saboreie o chocolate! É normal nesta época ganharmos ou até comprarmos em maior quantidade; pensando na moderação, abra um ovo de cada vez. Outra dica é armazenar o ovo já aberto na geladeira em pequenas porções e ir degustando aos poucos.
  1. A colomba pascal também é uma ótima opção para dividir com os parentes e amigos e pode ser encontrada em diversos sabores.
  1. Faça as escolhas certas: é impossível resistir à oferta de chocolates? Dê preferência às opções com maior teor de cacau, que possuem menos açúcar e gordura.
  1. Planeje-se: se você já sabe que irá comer mais no domingo de Páscoa e ainda seguirá comendo chocolate por mais alguns dias, prefira ter uma alimentação mais saudável nos dias anteriores, com maior consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

Fonte: Abimapi e BioRitmo, com Redação

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *