O câncer de mama, é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo, entretanto, tem 95% de chance de cura, se diagnosticado precocemente. Então por que mata tanto? Na nossa cultura, a mulher é preparada para ser uma cuidadora, dos filhos, marido, pais idosos, familiares, amigos.
Desde as brincadeiras de boneca, casinha, cozinha, até a desenvolver sensibilidade para com o próximo, seja humano ou animalzinho, ela está sendo treinada para cuidar dos outros. E não raro, cuida de tanta gente que não sobra tempo para cuidar de si mesma.
A campanha Outubro Rosa surgiu com o propósito de chamar atenção das mulheres para um problema tão grave e ao mesmo tempo um tratamento tão acessível. E não é só uma vez por ano que devemos lembrar de tirar um tempinho para cuidar de nós mesmas.
O diagnóstico de câncer pode ser uma experiência inesperada, o tratamento pode ser traumático, e num passado não muito distante, as pessoas tinham medo de pronunciar a palavra “câncer” porque era quase uma sentença de morte. Mas com o avanço da ciência, novos tratamentos transformaram a maior parte dos cânceres, em doenças curáveis, se diagnosticados no início.
Isso não significa que enfrentar um tratamento de câncer de mama seja algo fácil. Ao contrário, é assustador, doloroso, muitas vezes solitário. Exames invasivos, cirurgias, radioterapia, quimioterapia e todos os efeitos desse processo abalam emocionalmente quem está passando por isso.
Medo, tristeza, depressão, insônia severa, transtornos de ansiedade, baixa autoestima, sentimento de desamparo. Mais de 30% das pacientes com câncer de mama apresentam sintomas de ansiedade, e mais de 26% lidam com depressão, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei
Leia mais
Praia de Copacabana tem sessão inédita de hipnose coletiva
Uso da hipnose é ampliado para tratar diversas causas
Hipnose x insônia: dicas para uma noite de sono tranquilo
Hipnose clínica ajuda a controlar efeitos colaterais
A hipnose clínica pode ajudar nos efeitos colaterais do tratamento, através de induções que regulam e equilibram todos os sistemas corporais, para que a paciente responda bem ao tratamento. Nos casos de dores, é possível colocar a paciente em estado de anestesia para reduzir a sensibilidade à dor e a outros desconfortos físicos.
É importante lembrar que em toda dor existe um componente emocional. Por isso, durante a hipnose clínica, o paciente pode resgatar experiências dolorosas do passado, que serão investigadas e tratadas, amenizando as dores atuais.
A hipnose clínica cria um estado neuropsicológico, que atua em áreas do cérebro, no sistema parassimpático, e, portanto, pode ajudar nos aspectos físicos e emocionais, restabelecendo o equilíbrio do corpo e da mente. As práticas de hipnose podem ser uma forte aliada no tratamento de câncer.
Mulheres, vamos nos cuidar! A nossa saúde é o nosso bem maior! Procurem o seu médico e faça a mamografia regularmente. A prevenção é nosso principal trunfo não só em relação ao câncer de mama, mas a diversas outras doenças. E cuidar da saúde mental durante o enfrentamento de uma patologia mais severa é fundamental para uma melhor qualidade de vida.




