Um total de 130 cirurgias eletivas (que não são de emergência) foram realizadas nos primeiros quatro dias (1º a 4 de março) do projeto “Corujão Carioca”, que criou o terceiro turno para esses procedimentos nos hospitais da rede municipal do Rio de Janeiro. Os principais procedimentos cirúrgicos realizados foram de hérnia inguinal, postectomia, vasectomia e de oftalmologia.
Nesta primeira etapa, as operações eletivas que são realizadas pretendem diminuir o tempo de espera na fila por procedimentos oftalmológicos de pterígio e calázio, hérnia inguinal, umbilical e epigástrica, vasectomia e fimose. Atualmente, há mais de 5 mil pessoas com exames prontos para serem operadas nessas categorias na plataforma de cirurgias eletivas.
A expectativa é de que, com a otimização do uso dos centros cirúrgicos em terceiro turno, o número de cirurgias eletivas salte das atuais 712 por mês para 1.732 procedimentos eletivos. As cirurgias são realizadas nos hospitais municipais – Miguel Couto, Salgado Filho, Souza Aguiar, Lourenço Jorge, Francisco da Silva Telles, da Piedade e os dois pediátricos, Jesus e Nossa Senhora do Loreto.
As cirurgias eletivas já são realizadas nas rotinas cirúrgicas dos hospitais municipais e acontecem, também com a programação do “Corujão Carioca”, de segunda a sexta-feira, no turno da noite, e em algumas unidades também nos fins de semana. Em breve, o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde prevê acrescentar outras cirurgias no terceiro turno, como de varizes, vesículas e ginecológicas.
Fonte: SMS-RJ